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sábado, 20 de dezembro de 2014

Um Tipo do Futuro Anticristo – Lição 12 – EBD CPAD – 4º. Tri 21.12.14

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
  Texto da Lição: Daniel 11.1-3, 21-23, 31, 36

 I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:.
1.    Conhecer as predições do capítulo 11 de Daniel.
2.    Destacar o caráter perverso do Anticristo.
3.    Saber que Antíoco Epifânio prefigura o Anticristo que há de vir.

 CONSIDERAÇÕES

No capítulo 11 de Daniel, Deus revela eventos proféticos que se cumpriram no período interbíblico, ou seja, o período entre o Antigo e o Novo Testamentos.

Antíoco Epifânio, imperador sírio, cruel e imoral e que profanou o templo dos judeus em Jerusalém é o personagem central da lição.

É ele o personagem histórico que prefigura o Anticristo revelado no Novo Testamento (Mt 24.15; 2Ts 2.3-12).

Predições proféticas cumpridas com exatidão (Dn 11.2-20) – Neste capítulo veremos que tudo o que acontece com o governo humano está sob o controle do nosso Rei celestial.
Deus falou a Nabucodonosor, rei de Babilônia, que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles (Dn 4.17b).

Especialmente nos capítulos 10, 11 e 12 podemos ver que tudo que se passa aqui na terra está debaixo das mãos Daquele que está nos céus.

O capítulo 11 trata do destino do povo de Israel a partir do fim do reino da Pérsia até os últimos três anos e meio desta era.

Prevê o surgimento de vários reis do Norte e do Sul e as guerras entre eles.

Os reis do Norte são os reis da dinastia dos Selêucidas, da Síria, a qual, nos quarenta anos seguintes à morte de Alexandre O Grande, em 323 a.C., obteve o domínio da Ásia Menor, Síria, Babilônia e Pérsia.

Os reis do Sul são os reis da dinastia dos Ptolomeus, do Egito. Esses reis eram malignos, perversos e cheios de artimanhas.

Tudo o que ambos fizeram, no entanto, esteve sob o controle do governo celestial.

Deus, na verdade, já havia determinado quem seria os reis desses reinos, antes mesmo de eles aparecerem:

quem se levantaria, quem morreria, quem seria o sucessor, as guerras que haveria entre eles.

Aparentemente neste capítulo vemos guerras entre dois reis, mas Daniel viu o que estava por detrás deles.

Ele viu as lutas do mensageiro angélico e de Miguel, o príncipe de Israel, contra os príncipes da Pérsia e da Grécia (Dn 10.13, 20, 21).

Profecia a respeito da Pérsia – “Eis que ainda três reis se levantarão na Pérsia, e o quarto será cumulado de grandes riquezas mais do que todos;

e, tornado forte, por suas riquezas, empregará tudo contra o reino da Grécia” (v. 2.b).

Daniel teve essa visão no terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, que reinou em Babilônia de 536 a 530 a.C.

Os três reis que se levantariam depois de Ciro são Cambises (529 – 522 a.C.), Smerdis (522 – 521 a.C.) e Dario I, filho deHistaspes (521 – 486 a.C.).

O quarto rei é Xerxes, que reinou do ano 486 a 465 a.C., também conhecido por Assuero, no livro de Ester.

Profecia a respeito da Grécia – “Depois se levantará um rei poderoso, que reinará com grande domínio, e fará o que lhe aprover” (v.3).

Esse rei é Alexandre O Grande, o jovem rei da Grécia que derroutou o último rei da Pérsia, Dario III Codomano, em 331 a.C.

Foi um rei extraordinário, representado pelo chifre notável do bode em Dn 8.5.

Tornou-se rei em 336 a.C., aos vinte anos, e em apenas três anos, 334 a 331 a.C., devastou a Ásia Menor, a Síria, o Egito e a Mesopotâmia.

Isso confirma a sua velocidade e agilidade nas conquistas, e a razão de ser representado pelo leopardo, animal ágil e veloz em Dn 7.6.

“Mas, no auge, o seu reino será quebrado e repartido para os quatro ventos do céu.

Mas não para a sua posteridade, nem tão pouco segundo o poder com que reinou,

porque o seu reino será arrancado e passará a outros fora de seus descendentes” (v.4).

Alexandre morreu em 323 a.C., no auge do seu poder, com trinta e três anos.

Após sua morte, seu reino foi dividido, não entre seus filhos, mas dentre seus quatro generais (os quatro ventos do céu):

Cassandro ficou com a Macedônia, Lisímaco com a Trácia, incluindo a Ásia Menor, Seleuco com a Síria e Ptolomeu com o Egito e os paízes vizinhos.

O caráter perverso de Antíoco Epifânio e Profecia a seu respeito – O trecho dos versículos 21 a 35 de Daniel 11, descrevem a carreira de Antíoco IV Epifânio, a prefiguração do Anticristo.

“Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a dignidade real, mas ele virá caladamente, e tomará o reino com intrigas” (v.21).

Esse homem vil é Antíoco IV Epifânio (175 – 163), terceiro filho de Antíoco III O Grande, e irmão mais jovem de Seleuco IV Filopátor.

Após a derrota de seu pai na batalha de Magnésia, ele foi enviado como refém à Roma, onde ficou até 175 a.C,

quando seu irmão mais velho, não querendo que permanecesse preso, trocou-o por seu próprio filho Demétrio.

No mesmo ano, seu rimão Seleuco IV foi assassinado por Heliodoro e Antíoco, com a ajuda do rei de Pérgamo, matou o usurpador e recuperou o poder.

O trono deveria ser herdado por seu sobrinho Demétrio, mas Antíoco em vez de regressar a Roma

para voltar a ser refém e assim liberar Demétrio para ser rei, fraudulentamente reivindicou o trono para si mesmo.

Fê-lo com intrigas e mediante favores políticos, numa época em que o povo vivia despreocupadamente.

O versículo diz que não tinham dado a ele a dignidade real, significando que

não era o herdeiro legítimo do trono, ms ele veio e tomou o reino com intrigas.

No dia 25 de dezembro de 167 a.C., Antíoco erigiu um altar a Zeus sobre o altar do holocauto no templo.

Essa é a “abominação desoladora” de que fala daniel no versículo 31.

Colocou um ídolo à sua própria imagem no templo e sacrificou uma porca sobre o altar que havia erigido, aspergindo o seu sangue no templo.

Além disso, fez o povo construirem templos e altares pagãos em cada cidade e  aldeia e a sacrificar porcos sobre eles todos os dias.

No dia 25 de cada mês, dia do aniversário do rei, ofereciam-se sacrifícios no altar levantado sobre o altar dos holocaustos.

Este foi Antíoco IV Epifânio. Por causa de todos os males que cometeu, ele é a prefiguração plena do Anticristo vindouro.

Etíoco Epifânio, tipo do Anticristo e Profecia a respeito do Anticristo – A partir do versículo 36 se inicia uma nova seção, que trata do Anticristo vindouro.

Quando falamos do Anticristo, devemos dar especial atenção a Antíoco Epifânio, sua prefiguração plena e total.

Tudo que vimos a respeito dele nos versículos 21 a 35 se aplica ao Anticristo que fará tudo o que Antíoco Epifânio fez.

Virá caladamente e tomará o poder com intrigas (v.21b);

tornar-se-á forte com pouca gente (v.23b); 

distribuirá despojos e bens para grangear aliados e colaboradores (v.24);

falará mentiras, enganando as nações (v.21b);

voltar-se-á contra a santa aliança (v.28);

profanará o santuário, tirará o sacrifício costumado e estabelecerá a abominação desoladora (v.31);

fará segundo a sua vontade e se levantará e se engrandecerá sobre todo deus (v.36a);

contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis (v.36);

será próspero nos sete anos do seu mandato (v.36c);

não terás respeito por nenhuma religião e será cruel e desumano (v.37);

honrará o deus das fortalezas (v.38a), ou seja, o seu deus será o poder e a força militar;

honrará um deus estranho e contará com o seu auxílio para agir sobre as potências (v.38b, 39a);

Tudo isto acontecerá nos sete anos desta era, e como vimos Antíoco Epifânio é um personagem da história

que representa o rei futuro, o Anticristo que provocará o grande conflito com Israel e fará tudo para destruir a nação,

até que venha o Senhor para aniquilar o seu poder.

Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Elienai Cabral).
CABRAL. Elienai. Integridade Moral e Espiritual – O legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje. RJaneiro, 2014. CPAD
BALDWIN, Joyce C. Daniel – Introdução e Comentário. SPaulo, 2008. Ed. Vida Nova
GRONINGEN, Gerad Van. Revelação Messiânica no AT. SPaulo, 2003. Editora Cultura Cristã
YULAM, Dong. Daniel – O Destino do Governo humano na Economia de Deus. SPaulo, 1993 – Edit. Árvore da Vida
Bíblia de Estudo Cronológico. SPaulo. Editora Vida
LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecias Bíblicas. RJaneiro, 2010. CPAD
DAYER, Charles H. O Ressurgimento da Babilônia – Sinal do Final dos Tempos. SPaulo, 1995. Editora Unilit.
LAHAYE, Tim. Bíblia de Estudo Profética – Editora Hagnus
SCOFIELD. Bíblia de Estudo
LAN Dong Yu. Daniel – O Destino do Governo Humano na Economia de Deus. SPaulo 1993. Editora Árvore da Vida.
WALVOORD. John F. Todas as Profecias da Bíblia. SPaulo, 2012 – Edit. Vida
TOGNINO, Enéas. O Arrebatamento da Igreja. SPaulo, 1970. Edições Enéas Tognino.
GILBERTO Antonio. Daniel e Apocalipse. RJaneiro, 2001 - CPAD


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