Subsídios para o
Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
Texto da Lição: Daniel 11.1-3, 21-23,
31, 36
I - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:.
1. Conhecer as predições do capítulo 11 de Daniel.
2. Destacar o caráter perverso do Anticristo.
3. Saber que Antíoco Epifânio prefigura o Anticristo que há de vir.
CONSIDERAÇÕES
No capítulo 11 de Daniel, Deus revela eventos proféticos que se cumpriram
no período interbíblico, ou seja, o período entre o Antigo e o Novo
Testamentos.
Antíoco Epifânio, imperador sírio, cruel e imoral e que profanou o templo
dos judeus em Jerusalém é o personagem central da lição.
É ele o personagem histórico que prefigura o Anticristo revelado no Novo
Testamento (Mt 24.15; 2Ts 2.3-12).
Predições proféticas
cumpridas com exatidão (Dn 11.2-20) – Neste capítulo veremos que tudo o que acontece com o
governo humano está sob o controle do nosso Rei celestial.
Deus falou a Nabucodonosor, rei de Babilônia, que o Altíssimo tem domínio
sobre o reino dos homens e o dá a quem quer, e até ao mais humilde dos homens
constitui sobre eles (Dn 4.17b).
Especialmente nos capítulos 10, 11 e 12 podemos ver que tudo que se passa
aqui na terra está debaixo das mãos Daquele que está nos céus.
O capítulo 11 trata do destino do povo de Israel a partir do fim do reino
da Pérsia até os últimos três anos e meio desta era.
Prevê o surgimento de vários reis do Norte e do Sul e as guerras entre
eles.
Os reis do Norte são os reis da dinastia dos Selêucidas, da Síria, a
qual, nos quarenta anos seguintes à morte de Alexandre O Grande, em 323 a.C.,
obteve o domínio da Ásia Menor, Síria, Babilônia e Pérsia.
Os reis do Sul são os reis da dinastia dos Ptolomeus, do Egito. Esses
reis eram malignos, perversos e cheios de artimanhas.
Tudo o que ambos fizeram, no entanto, esteve sob o controle do governo
celestial.
Deus, na verdade, já havia determinado quem seria os reis desses reinos,
antes mesmo de eles aparecerem:
quem se levantaria, quem morreria, quem seria o sucessor, as guerras que
haveria entre eles.
Aparentemente neste capítulo vemos guerras entre dois reis, mas Daniel
viu o que estava por detrás deles.
Ele viu as lutas do mensageiro angélico e de Miguel, o príncipe de
Israel, contra os príncipes da Pérsia e da Grécia (Dn 10.13, 20, 21).
Profecia a
respeito da Pérsia –
“Eis que ainda três reis se levantarão na Pérsia, e o quarto será cumulado de
grandes riquezas mais do que todos;
e, tornado forte, por suas riquezas, empregará tudo contra o reino da
Grécia” (v. 2.b).
Daniel teve essa visão no terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, que reinou
em Babilônia de 536 a 530 a.C.
Os três reis que se levantariam depois de Ciro são Cambises (529 – 522
a.C.), Smerdis (522 – 521 a.C.) e Dario I, filho deHistaspes (521 – 486 a.C.).
O quarto rei é Xerxes, que reinou do ano 486 a 465 a.C., também conhecido
por Assuero, no livro de Ester.
Profecia a
respeito da Grécia –
“Depois se levantará um rei poderoso, que reinará com grande domínio, e fará o
que lhe aprover” (v.3).
Esse rei é Alexandre O Grande, o jovem rei da Grécia que derroutou o
último rei da Pérsia, Dario III Codomano, em 331 a.C.
Foi um rei extraordinário, representado pelo chifre notável do bode em Dn
8.5.
Tornou-se rei em 336 a.C., aos vinte anos, e em apenas três anos, 334 a
331 a.C., devastou a Ásia Menor, a Síria, o Egito e a Mesopotâmia.
Isso confirma a sua velocidade e agilidade nas conquistas, e a razão de
ser representado pelo leopardo, animal ágil e veloz em Dn 7.6.
“Mas, no auge, o seu reino será quebrado e repartido para os quatro
ventos do céu.
Mas não para a sua posteridade, nem tão pouco segundo o poder com que
reinou,
porque o seu reino será arrancado e passará a outros fora de seus
descendentes” (v.4).
Alexandre morreu em 323 a.C., no auge do seu poder, com trinta e três
anos.
Após sua morte, seu reino foi dividido, não entre seus filhos, mas dentre
seus quatro generais (os quatro ventos do céu):
Cassandro ficou com a Macedônia, Lisímaco com a Trácia, incluindo a Ásia
Menor, Seleuco com a Síria e Ptolomeu com o Egito e os paízes vizinhos.
O caráter
perverso de Antíoco Epifânio e Profecia a seu respeito – O trecho dos versículos 21 a 35 de Daniel 11,
descrevem a carreira de Antíoco IV Epifânio, a prefiguração do Anticristo.
“Depois se levantará em seu lugar um homem vil, ao qual não tinham dado a
dignidade real, mas ele virá caladamente, e tomará o reino com intrigas”
(v.21).
Esse homem vil é Antíoco IV Epifânio (175 – 163), terceiro filho de
Antíoco III O Grande, e irmão mais jovem de Seleuco IV Filopátor.
Após a derrota de seu pai na batalha de Magnésia, ele foi enviado como
refém à Roma, onde ficou até 175 a.C,
quando seu irmão mais velho, não querendo que permanecesse preso,
trocou-o por seu próprio filho Demétrio.
No mesmo ano, seu rimão Seleuco IV foi assassinado por Heliodoro e
Antíoco, com a ajuda do rei de Pérgamo, matou o usurpador e recuperou o poder.
O trono deveria ser herdado por seu sobrinho Demétrio, mas Antíoco em vez
de regressar a Roma
para voltar a ser refém e assim liberar Demétrio para ser rei,
fraudulentamente reivindicou o trono para si mesmo.
Fê-lo com intrigas e mediante favores políticos, numa época em que o povo
vivia despreocupadamente.
O versículo diz que não tinham dado a ele a dignidade real, significando
que
não era o herdeiro legítimo do trono, ms ele veio e tomou o reino com
intrigas.
No dia 25 de dezembro de 167 a.C., Antíoco erigiu um altar a Zeus sobre o
altar do holocauto no templo.
Essa é a “abominação desoladora” de que fala daniel no versículo 31.
Colocou um ídolo à sua própria imagem no templo e sacrificou uma porca
sobre o altar que havia erigido, aspergindo o seu sangue no templo.
Além disso, fez o povo construirem templos e altares pagãos em cada
cidade e aldeia e a sacrificar porcos sobre
eles todos os dias.
No dia 25 de cada mês, dia do aniversário do rei, ofereciam-se
sacrifícios no altar levantado sobre o altar dos holocaustos.
Este foi Antíoco IV Epifânio. Por causa de todos os males que cometeu,
ele é a prefiguração plena do Anticristo vindouro.
Etíoco Epifânio,
tipo do Anticristo e Profecia a respeito do Anticristo – A partir do versículo 36 se inicia uma nova
seção, que trata do Anticristo vindouro.
Quando falamos do Anticristo, devemos dar especial atenção a Antíoco Epifânio,
sua prefiguração plena e total.
Tudo que vimos a respeito dele nos versículos 21 a 35 se aplica ao
Anticristo que fará tudo o que Antíoco Epifânio fez.
Virá caladamente e tomará o poder com intrigas (v.21b);
tornar-se-á forte com pouca gente (v.23b);
distribuirá despojos e bens para grangear aliados e colaboradores (v.24);
falará mentiras, enganando as nações (v.21b);
voltar-se-á contra a santa aliança (v.28);
profanará o santuário, tirará o sacrifício costumado e estabelecerá a
abominação desoladora (v.31);
fará segundo a sua vontade e se levantará e se engrandecerá sobre todo
deus (v.36a);
contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis (v.36);
será próspero nos sete anos do seu mandato (v.36c);
não terás respeito por nenhuma religião e será cruel e desumano (v.37);
honrará o deus das fortalezas (v.38a), ou seja, o seu deus será o poder e
a força militar;
honrará um deus estranho e contará com o seu auxílio para agir sobre as
potências (v.38b, 39a);
Tudo isto acontecerá nos sete anos desta era, e como vimos Antíoco
Epifânio é um personagem da história
que representa o rei futuro, o Anticristo que provocará o grande conflito
com Israel e fará tudo para destruir a nação,
até que venha o Senhor para aniquilar o seu poder.
Consultas: Lições Bíblicas
EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Elienai Cabral).
CABRAL. Elienai. Integridade Moral e Espiritual – O legado do Livro de
Daniel para a Igreja Hoje. RJaneiro, 2014. CPAD
BALDWIN, Joyce C. Daniel – Introdução e Comentário. SPaulo, 2008. Ed.
Vida Nova
GRONINGEN, Gerad Van. Revelação Messiânica no AT. SPaulo, 2003. Editora
Cultura Cristã
YULAM, Dong. Daniel – O Destino do Governo humano na Economia de Deus.
SPaulo, 1993 – Edit. Árvore da Vida
Bíblia de Estudo
Cronológico. SPaulo. Editora Vida
LAHAYE, Tim.
Enciclopédia Popular de Profecias Bíblicas. RJaneiro, 2010. CPAD
DAYER, Charles H. O
Ressurgimento da Babilônia – Sinal do Final dos Tempos. SPaulo, 1995. Editora
Unilit.
LAHAYE, Tim. Bíblia de
Estudo Profética – Editora Hagnus
SCOFIELD. Bíblia de
Estudo
LAN Dong Yu. Daniel – O
Destino do Governo Humano na Economia de Deus. SPaulo 1993. Editora Árvore da
Vida.
WALVOORD. John F. Todas
as Profecias da Bíblia. SPaulo, 2012 – Edit. Vida
TOGNINO, Enéas. O
Arrebatamento da Igreja. SPaulo, 1970. Edições Enéas Tognino.
GILBERTO Antonio.
Daniel e Apocalipse. RJaneiro, 2001 - CPAD
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