Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva
DESENVOLVIMENTO
DO TEMA:
Começo da derrocada de Nínive |
Nínive é a transliteração
hebraica do nome assírio Ninus, um dos nomes da deusa Istar. O sinal cuneiforme
consistia em um peixe dentro de um cercado. O termo hebraico nun significa “peixe”, embora não haja conexão real entre esses dois vocábulos.
O termo grego Ninos, como designação ocorreu por
assimilação ao nome de um herói grego. Após o século XII a.C., Nínive tornou-se
uma das residências reais da Assíria. O antigo título da cidade, conforme já
afirmamos era Ninus.
As pairagens que assinalam o
antigo local de Nínive, ficam situadas à margem oriental do rio Tigre, diante
da moderna cidade da Mosul, no norte do Iraque (Mesopotâmia superior).
A Bíblia
informa-nos de que foi Ninrode quem fundou essa cidade, após ter fundado o mais
antigo império babilônico sobre o qual se tem conhecimento (Gn 10.8-11).
Em 2.300 a.C. Nínive já era
um lugar fluorescente. Em 1800 a.C., Nínive tornou-se um centro de culto
religioso e de comércio, na época dos reis assírios, como Sansi-Adade I. Ele
restaurou o templo de Istar, tal como o fez Hamurabi, da Babilônia.
Hamurabi conseguiu
predominar sobre a Assíria cerca de vinte anos após Sansi-Adade I. Foi por essa
época que ele publicou seu famoso código legal, “que glorificou o nome de
Istar”.
Em 1400 a.C. os reis de
Mitani exerciam pelo menos alguma forma de controle sobre Nínive. Nessa época,
Dusrata enviou uma estátua de Istar, de Nínive ao Egito para curar o enfermo
Faraó. Dessa época é que se originou o famoso hino a Istar no idioma hurriano.
Em 1300 a. C. Nínive voltou
ao poder assírio. Em 1100 a.C. Tiglate-Pileser I construiu o seu palácio em
Nínive. Em 800 a.C Assurmasirpal II construiu também seu palácio em Nínive. Em
860 a.C. o profeta Jonas evangeliza Nínive com sucesso. Jonas é o missionário
do Antigo Testamento.
Em 722 a.C. o reino do Norte
cuja capital era Samaria foi conquistado pela Assíria, e seus habitantes foram
levados para o cativeiro. Em 704 – 681 a.C. Nínive tornou-se capital do império
Assírio que anteriormente era Assur, por instigação de Senaqueribe, tornando-a
a mais importante cidade oriental da época.
O palácio de Senaqueribe
tinha 9.178m² com paredes que tinha relevos retratando as suas vitórias,
incluindo o cerco de Laquis e a cobrança de tributos a Judá. Ele construiu ou
ampliou as muralhas da cidade. Introduziu um novo sistema de suprimento de
água, com canais que vinha desde o rio Gomel, em Baviã.
Portão de Nínive |
Nínive dispunha de quinze
portões principais. Cada um desses portões eram guardados por um touro
gigantesco. Senaqueribe também construiu parque, jardins botânicos e um jardim
zoológico, além de haver edificado muitos edifícios. 2Reis 18.15 revela-nos que
ele cobrou tributo de Ezequias rei de Judá.
Em 681 a.C. Senaqueribe foi
assassinado, e seu filho caçula e sucessor Esar-Hadon, subiu ao trono, após ter
derrotado os rebeldes que haviam conseguido controlar por algum tempo a coroa.
Esar-Hadon construiu um palácio em Nínive, embora preferisse passar a maior
parte de seu tempo em Calá.
Nínive 612 a.C |
669 – 627 a.C. durante o
governo dos filhos de Esar-Hadon a economia da nação declinou e a nobreza
assíria revoltou-se contra o poder dominante. 612 a. C. uma força combinada de
medos babilônios e citas atacou e capturou a cidade de Nínive, e assim
desapareceu para sempre o cruel império assírio.
Esse acontecimento foi eloquentemente
referido pelos profetas Naum e Sofonias (Sf 2.13-15). O local foi
subsequentemente habitado, mas nunca mais adquiriu qualquer significação
especial.
Na época do profeta Jonas, Nínive contava com uma população de cerca
de 120.000 habitantes; Calá tinha cerca de 70.000 habitantes.
Ninrode
o Rebelde, fundador de Nínive era filho de Cuxe, um descendente de Cã. Um
guerreiro e caçador. Fundou o reino da Babilônia, que com o tempo chegou a
incluir a Assíria (Gn 10.6-8). Como filho de Cuxe (1Cr 10.10), Ninrode estava
relacionado ao Cuxe Camito de Gn 10.6.
Ninrode
foi um antigo tirano, um homem furioso, caçador, incansável, o fundador de
Babel (Babilônia). Ele proveu “a união da paixão pela caça com habilidade na
guerra”. E assim foi uma espécie de protótipo dos monarcas assírios.
Ele
era violento, arrogante, matador, exatamente coisas que as pessoas admiram,
protótipo dos grandes tiranos que se seguiriam. Os reis assírios, eram famosos
por sua habilidade na caça, que era um esporte, mas também um meio de exibir
suas habilidades violentas.
Ninrode
fundou várias cidades, que se tornaram centro de oposição aos filhos de Israel.
Daí dizer-se: como Nirode, poderoso caçador. O seu nome tornou-se proverbial, e
muitas lendas surgiram em torno dele.
Outros
homens entregaram-se à atividade pastoril, mas não Ninrode. Ele sabia onde e
como obter fama e glória humana, e fez outros homens o temer, e com bons
motivos. Fazia de suas presas tanto a animais quanto a homens, e ambos fugiam
dele.
Ninrode
era tido como benfeitor público. Organizava caçadas e distribuía alimentos ao
povo. Também organizava comunidades e obras públicas.
Era
um líder de homens e muito respeitado, apesar de sua violência. Deu início a
seu pequeno império, que, sob outros líderes floresceu nas formas dos impérios
assírio e babilônico.
John
Gill afirmou que parte da fama de Ninrode residia no alegado fato de que, após
o dilúvio, as feras aumentaram grandemente em número; e então qualquer homem,
como Ninrode, que pudesse reduzir a ameaça e o desconforto provocado pelos
animais ferozes seria naturalmente respeitado e honrado.
A
caça conforme informou Aristóteles era tida como um aspecto das artes
militares. Há uma certa lógica nisso. Na guerra, os homens caçam uns aos outros
para se matarem; e, na caça os homens caçam os animais, uma triste atividade. Xenofonte
escreveu que os reis da Pérsia eram preparados para o governo por meio da pesca
e da caça.
É
curioso que a família real da Inglaterra sempre tenha se especializado na
cavalaria e na caça. E muitos deles, mesmo em nossos dias têm se distinguido
como militares.
Os
assírios deificaram Ninrode e, em sua mitologia, puseram-no entre as constelações,
após a sua morte, a fim de conferir-lhe perpetuidade. Ele chegou a ser chamado
de Órion.
Apesar
de muitos outros homens já terem caçado, talvez o relato bíblico queira dar a
entender que foi Ninrode quem deu origem à caça como uma verdadeira arte.
A Bíblia
fornece-nos algum relato em relação a Ninrode, mas o significado do seu nome, “Rebelde”
faz dele uma espécie de anti-herói indesejável.
Ele
era um tipo de rei que Deus jamais aprovaria, um caçador e matador, em
contraste com a idéia de um rei pastor (2Sm 5.2; 7.7; Ap 2.27; 19.15).
Um
caçador satisfaz-se às custas de suas vítimas, mas um pastor preocupa-se em
proteger seus rebanhos e cuidar deles.
Por
outro lado, a declaração de que ele foi “poderoso caçador diante do Senhor” (Gn
10.9), poderia ter a intenção de ser um elogio.
Coisa
alguma era e continua sendo mais comum do que a glorificação da força bruta,
por parte dos homens; nada é mais comum do que dar pouca importância ao
sofrimento humano.
Consultas:
MESQUITA.
Antonio Neves de. Povos e Nações do Mundo Antigo. 7ª. Edição. São Paulo, 2001. Editora
Hagnos. \ Bíblia de Estudo de Genebra – Editora Cultura Cristã – Soc. Bíblica
do Brasil \ CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por
Versículo. Volumes 1 e 7 - Editora Hagnos.
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