Subsídios
Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre:
Lição
07 - Ética Cristã e Doação de Órgãos - 13.05.2018
Texto Bíblico: 2Coríntios 15.35-45
Por: Pr. João Barbosa
Introdução:
A doação de
órgãos é o consentimento expresso pela pessoa e pelos familiares que permitem a
retirada de órgãos como olhos, fígado, rins, medula, coração, pele, etc. A
doação de sangue não precisa autorização da família é uma questão de fórum íntimo.
Alguns
desses órgãos podem ser doados ainda em vida como sendo rins, córneas, e medula,
bem como a doação de sangue. Outros somente após a morte e com o consentimento
da família ou se a pessoa ainda em vida tenha assinado uma declaração que doa
os seus órgãos.
Pela época
em que foi escrita a Bíblia, os seus escritores não se debruçaram sobre este
assunto de doação de órgãos, mas há uma referência à transplante de órgãos em
Ezequiel 36.22.
“...tirarei de vós o coração de pedra e vos
darei coração de carne”. Através desta figura
de linguagem Deus mostra que espiritualmente o transplante é amplamente
efetuado no homem que entrega sua vida a Deus.
A Palavra
de Deus nos apresenta pelo menos q uatro
condições onde o homem pode realmente ser declarado morto, de acordo com Ec
12.6,7 como podemos observar na descrição dos versículos:
“E antes
que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace
o cântaro junto à fonte, e se despedace
a roda junto ao poço, e o pó volte à terra como o era, e o espírito volte a
Deus, que o deu”.
Cadeia de prata – refere-se a um fio
físico espiritual que prende o espírito ao corpo, uma forma de energia que se
parece com uma corrente de prata, corda fina que liga o corpo físico ao corpo
espiritual ou imaterial, ou espírito – alma.
O copo de ouro – Refere-se a morte cerebral.
O cântaro junto à fonte – refere-se ao coração quando ele para.
A roda junto ao poço – refere-se aos pulmões quando deixam de funcionar.
Quando
acontece tudo isso, o pó volta a terra como o era e o espírito retorna a Deus
que o deu.
Em geral os
órgãos são retirados quando se despedaça o copo de ouro – a morte cerebral,
enquanto os demais órgãos permanecem vivos por um tempo.
A Bíblia
não diz de forma explícita quanto a doação de órgãos do corpo em benefício de
outra pessoa, pois a doação de órgãos trata de um avanço da ciência.
Somente nos
últimos tempos isso se tornou possível em cumprimento ao que falou o profeta
Daniel: “Muitos correrão de uma parte
para outra e a ciência se multiplicará” (Dn 12.4b).
Desenvolvimento:
A tradição
judaico-cristã dava muita ênfase ao corpo humano que era considerado sagrado.
Razão do porquê alguns grupos evangélicos serem contrário a doação de órgãos
para salvar a vida de um amigo.
Jesus porém
disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus
amigos (Jo 15.13).
Paulo via o
corpo do cristão como um membro do corpo de Cristo. (1Co 6.15a). O corpo físico
do cristão é o templo do Espírito Santo (1Co 6.13; 16-20).
Paulo
entendia que Deus não quer apenas o coração como dizem alguns. Mas que Deus
está definitivamente interessado no homem: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23; Rm
8.23).
As bases
metafísica da ética baseiam-se no estudo dos cinco mundos:
1. O poder
supremo – Deus.
2. A
realidade dos seres não materiais invisíveis.
3. A lei
natural.
4. O mundo
físico.
5. O mundo
sub-humano (não físico).
No terceiro
mundo (lei natural) encontramos a evolução. A lei natural é a força ativa da
evolução e a evolução é uma verdade do mundo físico e biológico, e segue a
teologia da lei natural.
Nisto
reside o problema do mal, das doenças, da existência de animais nocivos, e até
da morte física. Esta evolução do terceiro mundo é a que fala o profeta Daniel
quando diz: “ E a ciência se multiplicará”.
O apóstolo
Paulo não falou de transplante como conhecemos hoje, mas falou de enxerto. E
segundo nos diz o apóstolo, o que é enxertado (transplantado) passa a ter a
natureza daquele que recebe o enxerto (Rm 11.17).
Ou seja, o
órgão transplantado passa a ter as características daquele que recebe o
transplante. Assim, toda polêmica de como será na ressurreição fica encerrada.
O fato de
nossa ressurreição ser literal, não significa que todas as moléculas de nossos
corpos mortos serão recuperadas. Como se sabe, as células de nosso corpo são
substituídas várias vezes durante a vida sem que percamos nossa identidade
pessoal.
Podemos
estar certo disto: Deus recuperará do pó um corpo que possui uma relação
definida como o nosso corpo mortal, mas transformado e adaptado ao novo
ambiente (Fp 3.21). O corpo da ressurreição será dado por Deus. Mas Deus dará o
corpo como lhe aprouve (1Co 15.38).
Isto em
resposta a uma pergunta hipotética: Como
ressuscitam os mortos? E em que corpo virão? (1Co 15.35). A maneira como um
corpo morto pode ser ressuscitado e glorificado não tem condições de ser
concebido pela inteligência humana.
A
ressurreição de Cristo é o grande milagre do evangelho. Não temos como
explicar, mas aceitamos como revelação divina. Do mesmo modo aceitamos a
ressurreição do corpo como um milagre de poder e sabedoria divina.
Conclusão:
O corpo
ressurreto do crente será imortal e incorruptível. O crente tem agora vida
eterna, mas ele habita num corpo mortal. Todos os homens têm existência eterna,
mas apenas os crentes que experimentarem a primeira ressurreição receberão
corpos imortais e incorruptíveis (1Co 15.42-44, 50-53).
Esse estudo
tem como base um estudo intitulado “O Cristão e a Doação de Órgãos” – num
comentário à Lição nº. 10 – EBD CPAD para Jovens e Adultos do 3º trimestre 2002
(08.09.2002) e um outro estudo “Tema a Deus em Todo Tempo” baseado na Lição nº.
13 – EBD CPAD para Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2013 (29.12.2013) –
Subsídios do Pr João Barbosa.
Consultas:
BAPTISTA
Douglas.Comentarista da Lição Bíblica do 2º. Trimestre. Valores cristãos – Enfrentando as questões
morais de nosso tempo.
BAPTISTA
Douglas. Valores cristãos – Enfrentando as questões morais de nosso tempo.
CPAD. Rio de Janeiro 2018
Bíblia
de Estudo NTLH
SILVA, Severino Pedro da. O
Homem Corpo Alma e Espírito – A natureza Humana explicada pela Bíblia. . CPAD.
Rio de janeiro 2012
NEE, Watchman. O Homem
Espiritual – Vl.1 Editora Betânia. Belo Horizonte, 2002
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