Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Lição 07 - Ética Cristã e Doação de Órgãos - 13.05.2018


Subsídios Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre:
Lição 07 - Ética Cristã e Doação de Órgãos - 13.05.2018
Texto Bíblico: 2Coríntios 15.35-45
Por: Pr. João Barbosa
Introdução:
A doação de órgãos é o consentimento expresso pela pessoa e pelos familiares que permitem a retirada de órgãos como olhos, fígado, rins, medula, coração, pele, etc. A doação de sangue não precisa autorização da família é uma questão de fórum íntimo.

Alguns desses órgãos podem ser doados ainda em vida como sendo rins, córneas, e medula, bem como a doação de sangue. Outros somente após a morte e com o consentimento da família ou se a pessoa ainda em vida tenha assinado uma declaração que doa os seus órgãos.

Pela época em que foi escrita a Bíblia, os seus escritores não se debruçaram sobre este assunto de doação de órgãos, mas há uma referência à transplante de órgãos em Ezequiel 36.22.

“...tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne”. Através desta figura de linguagem Deus mostra que espiritualmente o transplante é amplamente efetuado no homem que entrega sua vida a Deus.

A Palavra de Deus nos apresenta pelo menos q        uatro condições onde o homem pode realmente ser declarado morto, de acordo com Ec 12.6,7 como podemos observar na descrição dos versículos:

E antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte,  e se despedace a roda junto ao poço, e o pó volte à terra como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. 

Cadeia de prata – refere-se a um fio físico espiritual que prende o espírito ao corpo, uma forma de energia que se parece com uma corrente de prata, corda fina que liga o corpo físico ao corpo espiritual ou imaterial, ou espírito – alma.

O copo de ouro – Refere-se a morte cerebral.
O cântaro junto à fonte – refere-se ao coração quando ele para.
A roda junto ao poço – refere-se aos pulmões quando deixam de funcionar.
Quando acontece tudo isso, o pó volta a terra como o era e o espírito retorna a Deus que o deu.

Em geral os órgãos são retirados quando se despedaça o copo de ouro – a morte cerebral, enquanto os demais órgãos permanecem vivos por um tempo.

A Bíblia não diz de forma explícita quanto a doação de órgãos do corpo em benefício de outra pessoa, pois a doação de órgãos trata de um avanço da ciência.

Somente nos últimos tempos isso se tornou possível em cumprimento ao que falou o profeta Daniel: “Muitos correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará” (Dn 12.4b).

Desenvolvimento:
A tradição judaico-cristã dava muita ênfase ao corpo humano que era considerado sagrado. Razão do porquê alguns grupos evangélicos serem contrário a doação de órgãos para salvar a vida de um amigo.

Jesus porém disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (Jo 15.13).

Paulo via o corpo do cristão como um membro do corpo de Cristo. (1Co 6.15a). O corpo físico do cristão é o templo do Espírito Santo (1Co 6.13; 16-20).

Paulo entendia que Deus não quer apenas o coração como dizem alguns. Mas que Deus está definitivamente interessado no homem: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23; Rm 8.23).

As bases metafísica da ética baseiam-se no estudo dos cinco mundos:
1. O poder supremo – Deus.
2. A realidade dos seres não materiais invisíveis.
3. A lei natural.
4. O mundo físico.
5. O mundo sub-humano (não físico).
No terceiro mundo (lei natural) encontramos a evolução. A lei natural é a força ativa da evolução e a evolução é uma verdade do mundo físico e biológico, e segue a teologia da lei natural.

Nisto reside o problema do mal, das doenças, da existência de animais nocivos, e até da morte física. Esta evolução do terceiro mundo é a que fala o profeta Daniel quando diz: “ E a ciência se multiplicará”.

O apóstolo Paulo não falou de transplante como conhecemos hoje, mas falou de enxerto. E segundo nos diz o apóstolo, o que é enxertado (transplantado) passa a ter a natureza daquele que recebe o enxerto (Rm 11.17).

Ou seja, o órgão transplantado passa a ter as características daquele que recebe o transplante. Assim, toda polêmica de como será na ressurreição fica encerrada.

O fato de nossa ressurreição ser literal, não significa que todas as moléculas de nossos corpos mortos serão recuperadas. Como se sabe, as células de nosso corpo são substituídas várias vezes durante a vida sem que percamos nossa identidade pessoal.

Podemos estar certo disto: Deus recuperará do pó um corpo que possui uma relação definida como o nosso corpo mortal, mas transformado e adaptado ao novo ambiente (Fp 3.21). O corpo da ressurreição será dado por Deus. Mas Deus dará o corpo como lhe aprouve (1Co 15.38).

Isto em resposta  a uma pergunta hipotética: Como ressuscitam os mortos? E em que corpo virão? (1Co 15.35). A maneira como um corpo morto pode ser ressuscitado e glorificado não tem condições de ser concebido pela inteligência humana.

A ressurreição de Cristo é o grande milagre do evangelho. Não temos como explicar, mas aceitamos como revelação divina. Do mesmo modo aceitamos a ressurreição do corpo como um milagre de poder e sabedoria divina.
Conclusão:
O corpo ressurreto do crente será imortal e incorruptível. O crente tem agora vida eterna, mas ele habita num corpo mortal. Todos os homens têm existência eterna, mas apenas os crentes que experimentarem a primeira ressurreição receberão corpos imortais e incorruptíveis (1Co 15.42-44, 50-53).

Esse estudo tem como base um estudo intitulado “O Cristão e a Doação de Órgãos” – num comentário à Lição nº. 10 – EBD CPAD para Jovens e Adultos do 3º trimestre 2002 (08.09.2002) e um outro estudo “Tema a Deus em Todo Tempo” baseado na Lição nº. 13 – EBD CPAD para Jovens e Adultos do 4º. Trimestre 2013 (29.12.2013) – Subsídios do Pr João Barbosa.



Consultas:
BAPTISTA Douglas.Comentarista da Lição Bíblica do 2º. Trimestre.  Valores cristãos – Enfrentando as questões morais de nosso tempo.
BAPTISTA Douglas. Valores cristãos – Enfrentando as questões morais de nosso tempo. CPAD. Rio de Janeiro 2018
Bíblia de Estudo NTLH
SILVA, Severino Pedro da. O Homem Corpo Alma e Espírito – A natureza Humana explicada pela Bíblia. . CPAD. Rio de janeiro 2012
NEE, Watchman. O Homem Espiritual – Vl.1 Editora Betânia. Belo Horizonte, 2002



Nenhum comentário:

Postar um comentário