Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

A Abrangência Universal da Salvação - 05.11.17

Subsídios Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre:
 A Abrangência Universal da Salvação - 05.11.17
Texto Bíblico: João 3.16-18; 1Timóteo 2.5,6
Por: Pr. João Barbosa
                                         
A universalidade do pecado – A obra expiatória de Cristo tornou-se necessária por causa da universalidade do pecado que atingiu toda a raça humana e também por causa da seriedade do pecado porque este corrompeu o ser humano e prejudicou sua comunhão com Deus. Também por causa da incapacidade do homem de resolver por si mesmo esse problema.

Portanto, a universalidade, a seriedade e a incapacidade humana apontam para Cristo como único possível para fazer a expiação. Assim, foi necessária a obra expiatória de Cristo, que ele padecesse e se sacrificasse para aniquilar o poder do pecado (Rm 5.21).

O sacrifício expiatório de Jesus teve lugar na cruz do Calvário e foi a substituição do justo pelo pecador. Ele pagou o preço por nossos pecados, tomou sobre si, venceu a morte e ressuscitou (Is 53.4,5,11; 1Pe 2,24). A expiação é a suprema expressão do amor do Pai para com a humanidade através de Jesus Cristo o seu filho (Jo 3.16).

No AT, o pecado é tratado mediante a oferta de um sacrifício. Desta forma, o holocausto seria aceito “para fazer expiação” (Lv 1.4). Assim como acontece com a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa (Lv 4.20; 7.7) e especialmente com os sacrifícios no Dia da Expiação (Lv 16).

É lógico que o sacrifício seria ineficaz se fosse oferecido num espírito errado. Pecar “atrevidamente” (Nm 15.30,31). Isto é, com soberba de coração. Esta verdade é repetida e explicada com mais detalhe no NT. Ali, fica claro que todos os homens são pecadores (Rm 3.23) e que o inferno os aguarda (Mc 9.43; Lc 12.5).

Mas fica igualmente claro que Deus deseja trazer a salvação e já a trouxe na vida, morte, ressurreição e ascensão do seu filho. O amor de Deus é aquilo que envolve todas as coisas no que diz respeito à salvação do homem (Jo 3.16; Rm 5.8).

É da vontade do Pai que os homens sejam salvos, e a salvação é levada a efeito, não com um simples gesto, por assim dizer, mas por aquilo que Deus tem feito em Cristo: “Deus está em Cristo, reconciliando consigo o mundo” (2Co 5.19). Uma reconciliação levada a efeito pela morte de Cristo (Rm 5.10).

O NT enfatiza sua morte, e não é por acidente que a cruz veio a ser aceita como símbolo da fé cristã, ou que palavras tais como “crucial” vieram a ter o significado que agora possuem. A cruz é absolutamente central à salvação conforme o NT a ver. É aspecto distintivo do cristianismo.

Outras religiões têm seus mártires, mas a morte de Jesus não foi a de um mártir. Foi a de um Salvador. A sua morte salva os homens de seus pecados. Cristo tomou o lugar deles e sofreu a morte deles (Mc 10.45; 2Co 5.21).  A culminação de um ministério em que ele, coerentemente, se fez um com os pecadores.

Em sua morte, Cristo salientou a seriedade do pecado e a severidade da justiça de Deus, e triunfou sobre as forças do pecado e da morte, liberando-nos de seus poderes. Dessa forma a expiação implica em que a “humanidade de Jesus significa que sua morte expiatória é aplicável aos seres humanos; sua Deidade significa que sua morte pode servir para expiar os pecados de toda humanidade”.

Todos foram afastados de Deus por causa do pecado (Rm 3.23); todos se inclinam para o mal (Sl 14.3; Mc 10.18) não há homem justo sobre a terra (Ec 7.20). O pecado é tão terrível para o ser humano que a Bíblia afirma que ele tem o poder de afastar as pessoas de Deus e impedir as orações (Is 59.2) e ainda de tornarem as pessoas alvos de sua ira (Hb 10.27).

Somando a isso, o homem sofreu perda física, psíquica, social e espiritual. Além disso, a natureza também foi atingida pelo pecado e sofreu sérias consequências (Gn 3.17-19), assim como ainda sofre por causa da degradação, poluição e destruição dos homens que, em sua ganância a destrói fazendo-a gemer (Rm 8.22) aguardando novos céus e nova terra (1Pe 3.13), através da sua redenção.

Portanto, sua morte é a expiação dos pecados, do hebraico “kapar” que significa cobrir (no sentido de ocultar) o pecado. Isaias escreveu que “Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar, quando a sua alma se puser por expiação do pecado...” (Is 53.10). Se alguém pecasse no AT, precisaria oferecer um animal pela culpa para “cobrir” a ofensa (Lv 6.2-7).

 Significando que o pecado foi coberto por uma vítima inocente, e, portanto, não seria mais visto, tornando-se invisível aos olhos de Deus. Esse mesmo princípio individual era usado para os pecados da nação (Lv 4.13-20).

Nesse sentido, o sacrifício de Cristo, é infinitamente muito mais abrangente, pois ele não apenas cobre os pecados, como também os remove completamente apagando-os e, portanto, perdoando-os (Hb 10.4-10) como se nunca houvesse cometido pecado.

O NT nos dá várias indicações do princípio em que a expiação é efetuada. Dessa forma, um sacrifício deve ser oferecido – não sacrifício de animais que não pode ser eficaz para os homens (Hb 10.4), mas o sacrifício perfeito de Cristo (Hb 9.26; 10.5-10). Cristo pagou a devida penalidade do pecado (Rm 3.25,26; 6.23; Gl 3.13).

Ele nos redimiu (1Co 6.20; Gl 5.1). Ele fez uma nova aliança (Hb 9.15). Ele obteve a vitória (1Co 15.55-57). Ele levou a efeito a propiciação que desvia a ira de Deus (Rm 3.25), fez a reconciliação que transforma inimigos em amigos (Ef 2.16). Seu amor e sua paciente perseverança diante do sofrimento deram o exemplo (1Pe 2.21); devemos tomar a nossa cruz (Lc 9.23).

Nossa participação nisso é simplesmente corresponder com arrependimento, com fé e com o viver santo.

REFLEXÃO
A retidão de Deus é o seu amor pela santidade, e a justiça de Deus é a sua abominação peço pecado.

Consultas:
POMMERENING, Claiton Ivan. A Obra da Salvação – Jesus Cristo é o Caminho a Verdade e a Vida. CPAD RJaneiro 2017
ELWELL Walter A. Enciclopédia Histórico-teológica da Igreja Cristã. Ed. Vida Nova. SPaulo, 2009
WYCLIFFE. Tradução Degmar Ribas Junior.  Ed. CPAD. Rio de Janeiro, 2016
DR. LLOYDE-JONES Martyn. Grandes Doutrinas Bíblicas Vl 1. Edit. PES – São Paulo, 1996
Bíblia de Estudo Almeida. SBB – Revista e Atualizada

ALEXANDER, T.Desmond. Novo Dicionário de Teologia Bíblica. Editora Vida. SPaulo, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário