Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Lição 05 - A Consequência das Escolhas Precipitadas 30.10.16 - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Teológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão 
Gênesis 13.7-18
                                      Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                http://nasendadacruz.blogspot.com
DESENVOLVIMENTO:
Não sejamos precipitados em nossas escolhas, pois a precipitação gera crises e erros irreparáveis. Ló sobrinho de Abraão, é um exemplo bíblico dessa realidade. Ao se separar do seu tio ele escolheu um caminho que aos seus olhos parecia ser o melhor. Precisamos ter cuidado com as escolhas que fazemos.

Sendo generoso, Abraão concedeu a Ló o direito da escolha do território para onde ele se retiraria.  Ló preferiu a direção em que ficava a cidade de Sodoma, onde havia pastagens suficientes para suas ovelhas (Gn 13.13).

A ESCOLHA PRECIPITADA DE LÓ
E levantou Ló os seus olhos (Gn 13.10). A Bíblia declara que “o Senhor não vê como vê o homem” (1Sm 16.7). Ló viu somente a campina bem regada de Sodoma. Deus viu os habitantes daquela cidade como grandes pecadores que eram.

Ló ao deixar de discernir e aborrecer o mal trouxe morte e tragédia à sua própria família. A grande falha de Ló foi amar as vantagens pessoais, mais do que abominar a iniquidade de Sodoma (Gn  13.10-13).

Se ele tivesse amado profundamente a retidão (Hb 1.9), isso o manteria separado dos maus caminhos e daquela geração ímpia. Ele, porém, tolerou o mal e optou por morar na cidade decaída de Sodoma.

Talvez tenha raciocinado que as vantagens materiais, a cultura e os prazeres de Sodoma compensariam os perigos, e que ele tinha forças espirituais suficientes para permanecer fiel a Deus.

Com isso em mente, ele juntamente com sua família ficou exposto à imoralidade e à impiedade de Sodoma. Só então ele aprendeu a amarga lição de que sua família não era forte o suficiente para resistir às influências malignas de Sodoma. (Gn 19.24-26, 30-38).

 Os pais de família devem tomar cuidado para não se envolverem de igual modo, nem a seus filhos, com nenhuma “Sodoma”, para não se arruinarem espiritualmente como aconteceu à família de Ló.

Aparentemente Ló estava muito bem naquele lugar, no entanto, a sua alma começou a definhar vivendo no meio de um povo degenerado como eram os habitantes daquela terra.

E Ló sentia profundamente a perversidade daquele povo (2Pe 2.7), embora com tudo isso Ló ainda continuasse resolvido em permanecer por lá. Essa foi a escolha de Ló independente de qualquer consequência.

O FRUTO DA DESOBEDIÊNCIA É SEMPRE AMARGO
Abraão sofreu essa experiência por ter se deixado dominar por um sentimentalismo familiar que lhe trouxe muitos problemas. Desde que saiu de Ur dos Caldeus para ir à terra de Canaã, os parentes que o acompanharam só lhe trouxeram aborrecimentos e dificuldades para a realização do plano original de Deus para a sua vida.

Agora, Abraão enfrentava problemas de ordem social dentro da própria família. Seu sobrinho Ló viera com tudo o que possuía, gados e pessoas para servi-lo. Onde chegavam, Ló e seus pastores procuravam as melhores pastagens, ficando em prejuízo, seu tio Abraão.

Os interesses se chocam e o sobrinho Ló não teve o menor respeito pelo tio Abraão, ao contrário, permitia que seus pastores de gado contendessem com os de Abraão. O espaço geográfico era pequeno para os dois e para os seus gados.

Ao deparar-se com o problema, Abraão entendeu a gravidade e procurou da melhor forma possível, confiando na provisão e promessa do Senhor, solucionar esses desentendimentos. Então propôs a seu sobrinho a separação entre eles.

INTERFERÊNCIAS NO PLANO DE DEUS
Quando Abraão e Sara saíram de Ur dos Caldeus, rejeitando os deuses pagãos de sua terra, estavam convictos de que o Deus a quem serviam tinha um projeto para suas vidas.

Porém, sempre foi típico da raça humana a vulnerabilidade moral para obedecer e seguir um propósito. Com Abraão e Sarai não era diferente. Eles, a despeito da boa vontade e sinceridade em servir a Deus, eram vulneráveis às circunstâncias.

Interferências emocionais, materiais e físicas retardaram a promessa de Deus para as suas vidas. Não somos diferentes em nossa geração. Somos vulneráveis a fraquezas, por mais boa vontade que tenhamos para executar um plano de vida, especialmente, aqueles que vêm de Deus.

Primeiro houve interferência de sentimentalismos. Quando Deus chamou a Abraão, ordenou-lhe: “Sai-te da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gn 12.1).

Abraão obedeceu à primeira parte da chamada, mas não conseguiu desvencilhar-se de seus parentes. Além da família de seu pai, ainda levou consigo seu sobrinho Ló, que tinha rebanho e vacas e tendas (Gn 13.5), e era um homem muito ambicioso.

Segundo, houve interferência no espaço que Deus lhe deu. Em Gn 13.6, está escrito: “E não tinha capacidade a terra para poderem estar juntos”. Há uma lei na física que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço. Tanto Abraão como Ló possuíam rebanhos, vacas e tendas.

Na verdade, no plano de Deus na vida de Abraão, para aqueles familiares trazidos por Ló não havia espaço na nova terra. Não se tratava apenas do espaço geográfico compartilhado pelas pessoas da família de seu sobrinho, mas significava intromissão no espaço destinado por Deus somente a Abraão e sua mulher.

Terceiro, houve interferência de ambição material fora do plano original de Deus. Deus havia abençoado materialmente a Abraão desde quando saiu de sua terra. Essa prosperidade provocou o problema entre ele e Ló.

A contenda é um espinho que afasta as pessoas umas das outras e suscita a ira e a inimizade”. (Elienai Cabral)




Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro 2010
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl 1.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

Bíblia de Estudo Almeida SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário