Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão
Exodo
16.1-15
Introdução:
Modernidade
é uma palavra com sentido filosófico e entende-se como um sistema oriundo das
forças de mudança que ocorre durante sua movimentação na vida da
humanidade.
É um
sistema centrado na premissa de que “toda causa de cima para baixo”,
principalmente aquela que reconhece a soberania de Deus e o Criador de todas as
coisas do universo e de tudo que representa o sub natural deve ser substituídos
por causas “de baixo para cima”.
É na
verdade uma inversão de valores e de objetivos em que o sub natural é rejeitado
e o natural ganha espaço na vida das pessoas.
Em síntese
é uma declarada rejeição de Deus pelo homem moderno.
A imanência de Deus: - O Deus das Escrituras é um Deus imanente. Um Deus que
se relaciona com a sua criação (Sl 19.1-4).
A Bíblia
mostra a preocupação de Deus com o universo por Ele criado. Isto é imanência.
“Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de
modo que eu não o veja?” Diz o Senhor: Porventura, não encho eu os céus e a terra?
Diz o Senhor.” (Jr 23.24).
O livro do
Êxodo nos mostra que Deus viu a aflição do seu povo no Egito e desceu para os
livrar (Ex 3.7,8).
Estes
versos falam da preocupação de Deus com os seres humanos.
A transcendência de Deus: - A transcendência de Deus pode ser observada na grandeza
de seus pensamentos, do seu poder e dos seus conhecimentos (Is 55.8,9).
Zofar
disse a Jó: “Por ventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até a
perfeição do Todo Poderoso?” (Jo 11.7).
Hodge diz:
“Deus é absolutamente distinto de sua criação e de todas as outras pessoas”.
Isso pode ser observado nas passagens bíblicas em que aparecem imanência e
transcendência lado a lado (Is 6.1-5; Sl 113.5-7; Is 57.15).
Jesus
Cristo deixa claro que há um grande abismo entre o que pertence à esfera das
coisas criadas e o das coisas incriadas, entre as coisas temporais e as coisas
eternas ao afirmar:
“Vós sois cá de baixo, eu, lá de cima;
vós sois deste mundo, eu, deste mundo não sou” (Jo 8.23).
Contudo, o
verbo divino cruzou o abismo que havia entre a esfera da eternidade e a do
tempo tornando-se um de nós.
A provisão divina em um mundo caótico – 1.
A provisão de Deus no deserto: “O Senhor
teu Deus te abençoou em toda obra das tuas mãos.” Disse Moisés ao povo
referindo-se a história de suas peregrinações.
“Ele sabe que andas neste deserto: Estes
quarenta anos o Senhor teu Deus esteve contigo, coisa alguma te faltou” (Dt
2.7).
O hino que
os levitas entoaram nos dias de Neemias descreve vividamente o cuidado de Deus
para com o seu povo, mesmo durante aqueles anos de banimento: “Tu, pela multidão das tuas misericórdias, os
não deixastes no deserto.
A coluna de nuvens nunca deles se apartou
de dia para os guiar pelo caminho, Nem a coluna de fogo, de noite, para os
alumiar e mostrar por onde haviam de ir.
E deste o teu bom Espírito para os
ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes destes na sua
sede, desse modo, os sustentastes quarenta anos no deserto; seus vestidos se
não envelheceram e os seus pés se não incharam” (Ne 9.19-21).
2. A provisão de Deus para Elias em
Querite: (1 Re 17.1-6).
Nos dias
do ímpio rei Acabe e da sua abominável esposa Jezabel, Deus mandou o profeta Elias entregar uma
mensagem de juízo ao rei dizendo: Não haverá chuva por esses 42 meses.
E instruiu
o profeta a se esconder junto ao ribeiro de Querite. Ali os corvos lhe levavam
mantimento, e água, ele bebia do ribeiro.
3. A provisão de Deus para Elias em
Serepta (1Re 17.8-16) – Ali uma viúva o
sustentou. Ele multiplicou a farinha e o azeite da botija e a viúva e seu filho
se alimentaram daquela comida até que Deus mandou chuvas sobre a terra.
Fugindo de
Jezabel, o profeta Elias foi ao Monte Orebe, ou Sinai. Ali, nem corvo ou viúva
o alimentou, mas anjos de Deus lhe traziam mantimentos por duas vezes: pão e
água (1Re 19.3-8).
Um mundo caótico – 1. O mundo jaz no maligno:
João, o apóstolo, declarou em sua epístola
universal às igrejas: “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no
maligno (1Jo 5.19).
Sabemos
que este sistema satânico age invisivelmente sobre a humanidade na terra.
Por isso,
no contexto espiritual, o mundo é mais que um globo geofísico. É um sistema
invisível que procura dominar a vida humana infiltrando-se em todas as camadas
sociais, políticas e religiosas, influenciando suas decisões.
É um
sistema que invade nossos lares; que afeta e corrompe a mente de nossos filhos
por meio da mídia falada, televisiva e por meio da informática.
Ora, se o
mundo dos homens está sob a égide de Satanás, sabemos que esse sistema satânico
tenta usurpar de Deus a sua soberania infiltrando-se na vida da humanidade,
oferecendo-lhe um estilo de vida que a torne independente e rebelde contra o Criador.
2. O mundo globalizado: Globalização é a palavra moderna que representa o processo
de integração econômica, social, cultural, política e militar, que visa ao
intercâmbio de ideias entre as culturas das nações, tendo como limitação apenas
a barreira linguística.
Utiliza-se
da mídia e das facilidades de comunicação tecnológica que influenciam o modo de
pensar em todos os campos da vida, da sociedade, em cada nação do planeta.
A ideia de
globalização é a igualdade num plano que concorda com a “Nova Ordem Mundial” e
que prega a integração entre todos os povos.
Houve a
tentativa de criar uma língua universal chamada “Esperanto” que não conseguiu muito sucesso.
A ideia da
Nova Ordem Mundial, objetiva, estabelecer princípios de relações entre os povos
que afetem o comportamento social e que tenha na mídia televisiva e na imprensa
o modo de influenciar a economia mundial, a educação e até a religiosidade dos
povos.
3. Tempo de mudanças: Ao longo da história, a humanidade apresentou diferentes
modelos de transformações que foram passando de uma época para a outra, com
sinais de desenvolvimento tecnológico, científico e social.
Nesses
períodos distintos, várias crises de ordem social, com os sistemas de governos
e políticas diversificados, tragédia e destruição foram experimentadas.
Nas raízes
do pós-modernismo, brotam as coisas que pressionam a vida atual e provocam a
incredulidade e a rebeldia humana que rejeita a Deus e absorve o materialismo
humanista.
Características do mundo atual – 1. Uma sociedade
centrada no homem – Antropocentrismo:
Perspectiva teológica-filosófica que coloca o homem como centro do universo,
descartando, na prática a ideia de um Deus bom, justo e que se interessa pelos
negócios humanos.
O
antropocentrismo leva sempre em consideração o que declarou o filósofo grego
Portágoras: O homem é a medida de todas as coisas.
2. Uma sociedade relativista - relativismo:
Concepção filosófica segundo a qual nada
é definitivamente certo, nem absoluto, por depender de contingências e
condicionamentos.
Sob esta ótica,
cai por terra os princípios éticos da verdade. O relativismo moral tem sido
utilizado pelos ditadores para destruir os princípios da liberdade e da fé em
Deus.
3. Uma sociedade secularizada – secularismo: Doutrina que ignora os princípios
espirituais na condução dos negócios humanos.
O
secularismo, ou materialismo, tem o homem e somente o homem, como a medida de
todas as coisas. Pode ser considerado sinônimo de humanismo.
Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD
CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus
de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e
outros. Editora Gospel RJaneiro 2010
O Novo Comentário
Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vls 5 e 7.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
JONES, Timothy Paul. Guia Profético para
o Fim dos Tempos. Editora CPAD, Rio de Janeiro, 2016
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Bíblia de Estudo Almeida SBB
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