Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Lição 02 - A Provisão de Deus em Tempos Difíceis – 09.10.16 EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão 
Exodo 16.1-15
                                          Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                                http://nasendadacruz.blogspot.com
Introdução:
Modernidade é uma palavra com sentido filosófico e entende-se como um sistema oriundo das forças de mudança que ocorre durante sua movimentação na vida da
humanidade.

É um sistema centrado na premissa de que “toda causa de cima para baixo”, principalmente aquela que reconhece a soberania de Deus e o Criador de todas as coisas do universo e de tudo que representa o sub natural deve ser substituídos por causas “de baixo para cima”.

É na verdade uma inversão de valores e de objetivos em que o sub natural é rejeitado e o natural ganha espaço na vida das pessoas.
Em síntese é uma declarada rejeição de Deus pelo homem moderno.

A imanência de Deus: - O Deus das Escrituras é um Deus imanente. Um Deus que se relaciona com a sua criação (Sl 19.1-4).

A Bíblia mostra a preocupação de Deus com o universo por Ele criado. Isto é imanência.

“Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja?” Diz o Senhor: Porventura, não encho eu os céus e a terra? Diz o Senhor.” (Jr 23.24).

O livro do Êxodo nos mostra que Deus viu a aflição do seu povo no Egito e desceu para os livrar (Ex 3.7,8).
Estes versos falam da preocupação de Deus com os seres humanos.

A transcendência de Deus: - A transcendência de Deus pode ser observada na grandeza de seus pensamentos, do seu poder e dos seus conhecimentos (Is 55.8,9).

Zofar disse a Jó: “Por ventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até a perfeição do Todo Poderoso?” (Jo 11.7).
Hodge diz: “Deus é absolutamente distinto de sua criação e de todas as outras pessoas”. Isso pode ser observado nas passagens bíblicas em que aparecem imanência e transcendência lado a lado (Is 6.1-5; Sl 113.5-7; Is 57.15).

Jesus Cristo deixa claro que há um grande abismo entre o que pertence à esfera das coisas criadas e o das coisas incriadas, entre as coisas temporais e as coisas eternas ao afirmar:

“Vós sois cá de baixo, eu, lá de cima; vós sois deste mundo, eu, deste mundo não sou” (Jo 8.23).

Contudo, o verbo divino cruzou o abismo que havia entre a esfera da eternidade e a do tempo tornando-se um de nós.

A provisão divina em um mundo caótico – 1. A provisão de Deus no deserto: “O Senhor teu Deus te abençoou em toda obra das tuas mãos.” Disse Moisés ao povo referindo-se a história de suas peregrinações.

Ele sabe que andas neste deserto: Estes quarenta anos o Senhor teu Deus esteve contigo, coisa alguma te faltou” (Dt 2.7).

O hino que os levitas entoaram nos dias de Neemias descreve vividamente o cuidado de Deus para com o seu povo, mesmo durante aqueles anos de banimento: “Tu, pela multidão das tuas misericórdias, os não deixastes no deserto.

A coluna de nuvens nunca deles se apartou de dia para os guiar pelo caminho, Nem a coluna de fogo, de noite, para os alumiar e mostrar por onde haviam de ir.

E deste o teu bom Espírito para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes destes na sua sede, desse modo, os sustentastes quarenta anos no deserto; seus vestidos se não envelheceram e os seus pés se não incharam” (Ne 9.19-21).

2. A provisão de Deus para Elias em Querite: (1 Re 17.1-6).
Nos dias do ímpio rei Acabe e da sua abominável esposa Jezabel,  Deus mandou o profeta Elias entregar uma mensagem de juízo ao rei dizendo: Não haverá chuva por esses 42 meses.

E instruiu o profeta a se esconder junto ao ribeiro de Querite. Ali os corvos lhe levavam mantimento, e água, ele bebia do ribeiro.

3. A provisão de Deus para Elias em Serepta (1Re 17.8-16) – Ali uma viúva o sustentou. Ele multiplicou a farinha e o azeite da botija e a viúva e seu filho se alimentaram daquela comida até que Deus mandou chuvas sobre a terra.
Fugindo de Jezabel, o profeta Elias foi ao Monte Orebe, ou Sinai. Ali, nem corvo ou viúva o alimentou, mas anjos de Deus lhe traziam mantimentos por duas vezes: pão e água (1Re 19.3-8).

Um mundo caótico – 1. O mundo jaz no maligno: João, o apóstolo, declarou em sua epístola universal às igrejas: “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno (1Jo 5.19).

Sabemos que este sistema satânico age invisivelmente sobre a humanidade na terra.

Por isso, no contexto espiritual, o mundo é mais que um globo geofísico. É um sistema invisível que procura dominar a vida humana infiltrando-se em todas as camadas sociais, políticas e religiosas, influenciando suas decisões.

É um sistema que invade nossos lares; que afeta e corrompe a mente de nossos filhos por meio da mídia falada, televisiva e por meio da informática.

Ora, se o mundo dos homens está sob a égide de Satanás, sabemos que esse sistema satânico tenta usurpar de Deus a sua soberania infiltrando-se na vida da humanidade, oferecendo-lhe um estilo de vida que a torne independente e rebelde contra o Criador.

2. O mundo globalizado: Globalização é a palavra moderna que representa o processo de integração econômica, social, cultural, política e militar, que visa ao intercâmbio de ideias entre as culturas das nações, tendo como limitação apenas a barreira linguística.

Utiliza-se da mídia e das facilidades de comunicação tecnológica que influenciam o modo de pensar em todos os campos da vida, da sociedade, em cada nação do planeta.

A ideia de globalização é a igualdade num plano que concorda com a “Nova Ordem Mundial” e que prega a integração entre todos os povos.

Houve a tentativa de criar uma língua universal chamada “Esperanto” que não conseguiu muito sucesso.

A ideia da Nova Ordem Mundial, objetiva, estabelecer princípios de relações entre os povos que afetem o comportamento social e que tenha na mídia televisiva e na imprensa o modo de influenciar a economia mundial, a educação e até a religiosidade dos povos.
3. Tempo de mudanças: Ao longo da história, a humanidade apresentou diferentes modelos de transformações que foram passando de uma época para a outra, com sinais de desenvolvimento tecnológico, científico e social.

Nesses períodos distintos, várias crises de ordem social, com os sistemas de governos e políticas diversificados, tragédia e destruição foram experimentadas.

Nas raízes do pós-modernismo, brotam as coisas que pressionam a vida atual e provocam a incredulidade e a rebeldia humana que rejeita a Deus e absorve o materialismo humanista.

Características do mundo atual – 1. Uma sociedade centrada no homem – Antropocentrismo: Perspectiva teológica-filosófica que coloca o homem como centro do universo, descartando, na prática a ideia de um Deus bom, justo e que se interessa pelos negócios humanos.

O antropocentrismo leva sempre em consideração o que declarou o filósofo grego Portágoras: O homem é a medida de todas as coisas.

2. Uma sociedade relativista - relativismo: Concepção filosófica segundo a qual nada é definitivamente certo, nem absoluto, por depender de contingências e condicionamentos.

Sob esta ótica, cai por terra os princípios éticos da verdade. O relativismo moral tem sido utilizado pelos ditadores para destruir os princípios da liberdade e da fé em Deus.

3. Uma sociedade secularizada – secularismo: Doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos.

O secularismo, ou materialismo, tem o homem e somente o homem, como a medida de todas as coisas. Pode ser considerado sinônimo de humanismo.


Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro 2010
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vls 5 e 7.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
JONES, Timothy Paul. Guia Profético para o Fim dos Tempos. Editora CPAD, Rio de Janeiro, 2016
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

Bíblia de Estudo Almeida SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário