Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Lição 13 - O Cultivo das relações Interpessoais - 26.06.16 - EBD CPAD

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
2º. Trimestre 2016
Romanos 16.1-16
Reflexão: Deus deseja que os crentes alcançados pela graça, cultivem relacionamentos saudáveis.

O mundo gira em torno da comunicação e da informação e para que uma organização tenha sucesso é necessário que a comunicação seja clara, direta e transparente assim como as relações interpessoais.
Para que a comunicação seja clara é necessário que se tenham boas relações. É fundamental ter um bom relacionamento entre os pares, pois, isso contribui não somente para uma boa convivência no dia a dia, mas também para um bom clima e influencia diretamente de forma positiva no resultado da organização.
A relação interpessoal é imprescindível pois todo trabalho é feito em equipe, direta ou indiretamente, um depende do trabalho do outro, é uma cadeia de relações e se não há um relacionamento bom entre as pessoas o resultado também não será bom.
A relação interpessoal nas igrejas é indispensável para o bem estar tanto dos líderes como dos seus liderados, pois, trabalham mais dispostos e felizes sabendo que tem suporte, e pode contar com seus pares.
Assim, os mesmos podem desenvolver seu trabalho e também tratar de outros assuntos, mesmo porque essa boa relação é muito importante, para os obreiros colaboradores, que encontram oportunidade de desenvolver melhor suas habilidades no trabalho para o qual está determinado haja vista o clima de lealdade, paz e a harmonia.
Encontramos na lição em estudo o excelente trabalho do apóstolo Paulo ao desenvolver um relacionamento exemplar com todos aqueles que direta ou indiretamente participavam e colaboravam com o seu ministério.
Observe-se que ao final de sua carta ele fez questão de destacar nome por nome tanto de homens como de mulheres sem distinção.
Cita também judeus e gentios, gente simples e autoridades, reconhecendo o valor de cada um para o exercício de sua liderança, inclusive não se esquecendo de oferecer o mesmo trato às mulheres que com ele serviam à causa do Mestre.
Dessa forma o apóstolo demonstrava o seu amor por todos os irmãos que cooperavam com a obra de Deus.

A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAISEm todo momento estamos cercados de pessoas, seja no trabalho com nossos colegas, em casa com familiares, e, até mesmo em nosso círculo de amigos, o que não é diferente na casa de Deus ao executarmos a sua obra.
 Somos seres sociáveis e, por isso, torna-se essencial que saibamos manter estes relacionamentos de forma positiva e permanente, gerando crescimento para ambas as partes.
A valorização de colaboradores é uma prática que deve ser uma constante de todo líder ou gestor, pois são eles que têm o poder de influenciar pessoas através de suas ações.

Colaboradores desvalorizados tendem a perder o foco, se desmotivam facilmente, diminuem sua participação e interesse, o que acaba prejudicando e muito, o bom andamento do trabalho em processo de execução.

Por isso, devemos valorizar pessoas e não coisas, estabelecendo relacionamentos interpessoais saudáveis.

PRINCÍPIOS PARA OBTERMOS EXITO NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS:

Investir em relacionamentos saudáveis – Na igreja, e em qualquer parte, procure investir em sua equipe de cooperadores e na manutenção de relacionamentos saudáveis.
Evite gerar competição uns com os outros e estimule a colaboração mútua entre os irmãos.

Conhecer seus cooperadores – Cada pessoa é única, com suas características e personalidades próprias.

Por isso, o líder precisa conhecer cada cooperador e saber qual é o perfil comportamental de cada um, assim será mais fácil identificar a melhor maneira de lidar individualmente ou em grupo com cada um.

Promover o desenvolvimento de sua equipe – Outra forma importante para manter relacionamentos interpessoais de forma positiva e assertiva para a obra é investir no desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências da equipe promovendo constante interação e treinamento.

Resolver os conflitos – Os conflitos podem acontecer em qualquer circunstância, principalmente no ambiente corporativo, por isso, é importante que as lideranças fiquem sempre atentas aos comportamentos dos seus liderados.

Quando surgirem conflitos e diferenças, o líder deve agir com cautela e não tomar partido de ninguém. Haja vista que todos são peças chave no sucesso da obra do Senhor.

AS AMEAÇAS ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS – Vivemos numa época em que as diferenças entre os indivíduos são cada vez mais presentes de forma tal que neste conflito de elevada interação entre grupos e pessoas, tornam-se cada vez mais frequentes as discórdias.
Em seu ministério, o apóstolo Paulo teve a preocupação e o cuidado de advertir aos irmãos de Roma escrevendo em sua carta:
“E rogo-vos irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles” (Rm 16.17).
Paulo via em tais procedimentos uma ameaça às relações interpessoais, por provocar uma quebra na comunhão entre os irmãos partindo do princípio de que ninguém pode esquecer que Deus é a fonte e a origem de toda harmonia.
Sabe-se que, as relações de pessoas com personalidades, preferências, interesses, valores, estilos, e idade divergentes podem gerar os conflitos interpessoais que são também identificados por serem conflitos disfuncionais e que muitas vezes acarretam hostilidade entre os envolvidos.
Muitas vezes, ao aflorar no ambiente de atuação de todos os envolvidos no referido conflito, atitudes negativas são geradas e acompanhadas de situações destrutivas com reflexo naqueles que observam.
Se as diferenças e intolerâncias forem levadas ao extremo podem resultar em caos e desordem, podendo levar todo um trabalho ao esvaziamento com dispersão dos elementos constituintes, cujos resultados não são raros.
Existem conflitos que se bem administrados podem gerar resultados positivos, esses conflitos são conhecidos como funcionais e devem ser monitorados e altamente controlados para não influenciar de forma geral.
Para isso, na igreja, o líder deve identificar o tipo de conflito e gerenciá-lo de forma correta, a fim de que a obra do Senhor não venha a sofrer com as consequências do mesmo.





Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 2º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.José Gonçalves.
GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça – O Evangelho de Jesus revelado na Carta aos Romanos. CPAD. RJaneiro 2016
NASH Ronald. Questões Últimas da Vida – Uma introdução à Filosofia. Editora Cultura Cristã SPaulo, 2008
VEITH, JR Edward Gene. Tempos Pós Modernos – Uma avaliação cristã do pensamento da nossa cultura. SPaulo, Editora Cultura Cristã, 1999
COLSON Charles & PEARCY Nancy. E Agora como Viveremos? RJaneiro, CPAD, 2000

http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-das-relacoes-interpessoais-nas-organizacoes/107296/
http://economia.terra.com.br/blog-carreiras/blog/2013/12/17/a-importancia-do-relacionamento-interpessoal-no-ambiente-de-trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário