Total de visualizações de página

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Lição 07 - As Bodas do Cordeiro - 14.02.16 – EBD CPAD

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º. Trimestre 2016
Mateus 22.1-14; Apocalipse 19.7-9
Reflexão: Nas Bodas do Cordeiro todos os salvos em Jesus Cristo estarão reunidos e viverão para sempre com o Senhor.

O simbolismo do noivo e da noiva, que apresenta Cristo nas suas relações com a igreja, fala desse amor eterno que sobrepõe todo entendimento da unidade entre Cristo e a igreja, e da autoridade e posição a ser conferida á igreja nas eras vindouras.

Os principais aspectos da verdade são tipificados no relacionamento da noiva que não poderiam ser apresentados de outro modo.
Muitas coisas das bênçãos divinas são determinadas para Israel, e tudo isso está previsto nos pactos e nas profecias. Mas nenhum pacto ou profecia traz essa nação à cidadania celestial ou para uma união de casamento com Cristo.

A igreja é um grupo de eleitos chamados dentre judeus e gentios e deve estar para sempre com Cristo em sua mais alta glória.
Em muitos trechos do NT, a relação entre Cristo e a igreja é revelada pelo uso de figuras do noivo e da noiva (Jo 3.29; Rm 7.4; 2Co 11;2; Ef 5.25-33; Ap 19.7-9; 21 – 22.7).  Na translação da igreja, Cristo aparece como o noivo que leva a noiva consigo para que o relacionamento que foi prometido seja consumado e os dois se tornem um.

Esse casamento ocorre logo a seguir os acontecimentos do “Bema” de Cristo, visto que, quando a 
igreja surge, já está com os atos de justiça dos santos (Ap 19.8), que só pode referir-se ás coisas que foram aceitas no Tribunal de Cristo.

Assim, as Bodas deve ocorrer entre o “Bema” de Cristo e a Segunda Vinda. O local das Bodas será o Céu, visto que quando o Senhor retornar a igreja virá com ele nos ares (Ap 19.14; Fp 3.20,21).
As Bodas do Cordeiro constituem um acontecimento exclusivo entre Cristo e a igreja, que são os redimidos de Pentecostes até o Arrebatamento.

A ressurreição dos santos do AT, e a conversão total de Israel só ocorrerá na Segunda Vinda de Cristo em glória (Dn 12.1-3; Is 26.19-21; Ap 20.4-6; Zc 14.4; 12.10-14).
Naquela ocasião também ressuscitarão os mártires da Grande Tribulação. É necessário distinguir as Bodas do Cordeiro da Ceia de Casamento, conforme relatado na parábola de Mt 22.1-14. As Bodas do Cordeiro referem-se particularmente á igreja e ocorrerá no Céu. A Ceia de Casamento inclui Israel, os santos do AT e os mártires da Grande Tribulação – e acontecerá na Terra (Mt 25.1-13).

As Bodas acontecerá no Céu; a Ceia de Casamento é localizada na Terra.
“Chafer” diz: Que é preciso distinguir entre Bodas do Cordeiro, que ocorre no Céu e são celebradas antes do retorno de Cristo (Ap 19.7-9), e a Ceia das Bodas que é celebrada na Terra depois do retorno de Cristo no final da Grande Tribulação para destruir o Anticristo e estabelecer o seu Reino Milenial (Mt 25.10; Lc 12.37).

A primeira celebração acontece no Céu antes da Segunda Vinda, a segunda celebração acontece na Terra, após a Segunda Vinda, conforme explicou Jesus em Mt 8.11.
A igreja como noiva do Cordeiro, a segunda pessoa da Trindade, alcança uma posição exaltada, em virtude de sua majestade infinita que não poderá ser conseguida por outra criatura qualquer.

O próprio Senhor falou dessa exaltação sublime quando disse: “E, se eu for e vos preparar lugar, virei; outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também (Jo 14.3).
Pai, desejo que onde eu estou estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois me amaste antes da fundação do mundo” (Jo 17.24).
O próprio lugar ao qual ele se refere está preparado especialmente, como se nenhuma esfera de glória existente pudesse ser digna de sua noiva.

Uma meditação momentânea sobre a exaltação do Filho de Deus e sobre a realidade incomparável dela em relação ao todo e à eternidade, à Terra e ao Céu, e aos homens e aos anjos, de que a igreja terá sido chamada e preparada sem mancha ou ruga ou qualquer coisa semelhante, obrigará a conclusão de que a exaltação da igreja é, igual a do seu noivo, e muito acima dos principados e potestades.
Desta exaltação, está dito: “Que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se á direita nos céus, muito acima de todo principado, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia não só neste século, mas também no vindouro” (Ef 1.20, 21). A igreja, a noiva de Cristo será glorificada com ele.

Para refletir: A prova de que a festa das Bodas acontece na terra, e a deque um estranho sem roupas apropriadas estava no banquete conforme lemos em Mt 22.11-13), e também de que muitos são chamados e poucos são os escolhidos.

Chamados, são todos os convidados que rejeitaram o convite. Escolhidos, são todos aqueles que aceitaram o convite (Mt 22.14). O tempo de duração do banquete nupcial é o Milênio

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 1º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato
RENOVATO Elinaldo. O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glórias para os Salvos. CPAD. RJaneiro 2015
HOEKEMA. A. Anthony. A Bíblia e o Futuro – Escatologia Futura e Escatologia Realizada – 3ª. Edição. Editora Cultura Cristã. SPaulo,2012.
GILBERTO, Antonio e ANDRADE Claudionor...ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. Edit. CPAD. RJaneiro, 2015
PENTECOST. J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. 8ª. Edição. Edit. Vida. São Paulo, 2010.
WALVOORD John F. Todas as Profecias da Bíblia. Edit. Vida, SPaulo, 2012
OLSON N. Lawrence. O Plano Divino Através dos Séculos. CPAD. RJaneiro, 1979.
CHAFER. Lewis Sperry. Teologia Sistemática. Volumes 3 & 4. Editora Hagnus. São Paulo, 2003.
HAYE. Tim. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnus. São Paulo, 2005.
HORTON. Stanley M. Teologias Sistemática – Uma Perspectiva Pentecostal  ~CPAD. RJaneiro, 2015

HINDSON T. Lahaye Ed. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica.  CPAD. RJaneiro, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário