Se é ensinar, haja dedicação ao ensino (Romanos 12.7)
Uma das maiores autoridades em educação cristã, Pr. Antônio Gilberto,
atribui ao currículo a seguinte definição:
“E’ um grupo de
assuntos constituindo um curso de estudos, planejado e adaptado às
idades e necessidades dos alunos.
Noutras palavras é um meio educacional para se
atingir os objetivos do ensino”.
Apesar de o tema central desse
trabalho residir na motivação através do currículo, compreende-se a necessidade
de uma rápida abordagem em torno do papel definidor do currículo através de sua
grade curricular, isto é, o conteúdo a ser trabalhado, em nosso caso, para que
seja obtido o perfil que a igreja deseja para seus membros dentro de sua base
doutrinária.
Alunos da EBD |
Como podemos observar, o currículo
trabalhado pela escola dominical emana dos responsáveis pelo projeto
educacional da igreja cuja visão coloca a bíblia como autoridade máxima,
tornando-a o elemento gerador de uma proposta bíblica, evangélica, profética e
devocional, “tendo por obrigação levar o cristão a ser um membro útil
da sociedade, a fim de que, através de seu testemunho, possa glorificar o nome
de Deus”, como define o Pr. Claudionor Corrêa de Andrade.
Afinal, qual a importância do
Currículo?
CURRÍCULO – MOTIVAÇÃO
Entre outras leituras que podemos
fazer do currículo em sua ação determinadora, é alvo desse trabalho, ressaltar
a importância do currículo na motivação do aluno da Escola Dominical. Sabemos
que tão logo a criança comece as suas primeiras leituras na observação do mundo
que a rodeia, surgem as primeiras interrogações como forma de se situar no
espaço e depois, no tempo que precede a razão: O que? Por que? Para que? Escola
Dominical?
Encontramos nas alamedas do jardim do
currículo da Escola Dominical elaborado com o objetivo de atender as demandas
espirituais e sócio-educativas de cada aluno em sua respectiva faixa etária
desde o berçário até os jovens e adultos, um verdadeiro processo vital, pronto
a responder eficazmente o que? Por que? Para que? Estou no mundo.
CURRÍCULO – VIDA
A vida do currículo elaborado dentro
da vida, a Palavra de Deus, é a grande motivação a ser utilizada em uma aula
cujo objetivo é produzir vida abundante pelo ensino da Palavra, que ao ser
articulada com o aluno o coloca no centro do processo na relação
ensino-aprendizagem, fazendo através de cada tema em estudo, uma relação de
conhecimento e identificação entre o aluno e Deus, o Criador e Mantenedor do
Universo.
O grande segredo da alegria das manhãs dominicais em nossas escolas
acorda vivo no tronco de uma robusta árvore, cuja raiz encontra-se firmada em
uma estrutura acadêmica que podemos denominar de currículo onde o tema de cada
trimestre é alimentado pela seiva vertida nesse tronco, na dinamicidade de um
tema trimestral que pode ser ilustrado nos galhos da árvore por cada lição tão
viva quanto a própria vida, necessitando porém, de uma motivação para existir,
agir e corresponder às expectativas de seus objetivos.
CURRÍCULO – DINAMICIDADE
Tal qual um imenso bosque iluminado
pela Palavra de Deus, onde milhares de folhas de toda cor, tamanho e tipo,
sorriem alegremente saudando as manhãs dominicais num grande e poderoso
movimento, convergem milhares de alunos à Escola Dominical sedentos pelo novo,
ímpar e insubstituível momento, gerado pelo tema que está sendo trabalhado no
trimestre e alimentado pelos sub-temas das lições que trazem a cada domingo uma
nova motivação e sempre uma grande festa onde acontece através da Bíblia um
emocionante encontro entre a vida divina e a vida humana.
CLASSE DOS OBREIROS NO 2º DOMINGO DE DEZEMBRO - DIA DA BÍBLIA |
CURRÍCULO – POESIA
A descrição poética em apreço traduz
a riqueza de alcance da escola dominical em torno da motivação que pode ser
gerada pelo tema, mui especialmente, quando o currículo em ação corresponde às
expectativas de sua clientela oferecendo condições de não só fazer conhecer por
conhecer, mas proporcionar ao aluno dentro do fazer pedagógico que se propõe,
mediante objetivos pré-estabelecidos mergulhar fundo no texto.
CURRÍCULO – MUDANÇA
Atravessando as diversas margens da
leitura de mergulho em mergulho saindo da margem do conhecimento para a
compreensão do texto, refletindo, como ele aluno está em relação ao que
conheceu, o aluno pode fazer comparações com a bíblia para entender o que Deus
deseja para ele. Em um mergulho mais profundo atravessa o mundo nas asas
do Espírito e torna-se capaz de enxergar o que opera por trás dos “prazeres”
mundanos.
Mesmo aqueles ainda em idade pueril, adquirem condições de fazer
diferença para como um pequeno Davi, combater o pecado, e derrubar o engano.
CURRÍCULO – CREDIBILIDADE
CURRÍCULO – CRESCIMENTO
A diversidade de
projetos de trabalho que circulam em muitas das escolas dominicais
constituem uma grande festa na igreja a cada manhã de domingo, além de promover
uma grande expectativa em torno desse trabalho que através dos projetos
desperta interesse e promove motivação capaz de imprimir em famílias inteiras
uma marca de compromisso e um vínculo de crescimento.
CURRÍCULO–CONSCIENTIZAÇÃO
Tudo começa com a conscientização da
necessidade de se tornarem alunos efetivos dessa grande agência de ensino onde
se aprende de modo prazeroso e se é preparado de forma eficiente para enfrentar
as demandas espirituais do mundo de hoje. São os projetos de trabalho movidos
pelos temas trimestrais, os grandes veículos provedores desse posicionamento
dos que muitas vezes desconfiados tentam mais uma vez freqüentar a escola
dominical ao chegarem afirmando:“voltei porque ouvi falar que está
diferente”.
CURRÍCULO –
INFORMAÇÃO
Assim de curiosidade em curiosidade
pelo novo, pela forma de trabalhar o emergente, o inusitado que surge em nossas
vidas, que entram em nossas casas sem pedir licença, mas que são atacados e
rejeitados pelo conhecimento adquirido com o ensino da Palavra que tem por
objetivo alcançar o aluno em suas necessidades, a escola dominical
vai avançando para o alcance de sua meta: Todos na escola dominical –
cada crente um aluno.
CURRÍCULO – CONSTRUÇÃO
Dentre os muitos projetos trabalhados
consideramos o“Projeto Ensino-Aprendizagem”.
Carro chefe que norteia grande parte
das estratégias para a aprendizagem ao orientar um plano de aula semanal para
cada nível de ensino, consistindo em delinear um contorno dos objetivos
da lição utilizando uma adequação do comentário veiculado pela revista do
mestre, à nossa proposta pedagógica elaborada pelo viés de nossa base
doutrinária e nossa realidade regional, cultural e acadêmica – uma necessidade
devido ao nosso variado corpo docente e discente, quando o nosso critério
prioritário na formação de classes é o respeito a faixa etária visando a
aprendizagem dos alunos em suas fases de desenvolvimento.
CURRÍCULO – ORGANIZAÇÃO
Os planos de aula emitidos pela
Coordenação do departamento infanto-juvenil, são orientados aos professores
mediante assessoria pedagógica para aplicação de acordo com cada projeto de
trabalho. Ele também se constitui em roteiro para ações variadas na relação
professor aluno. Um dos objetivos do projeto ensino aprendizagem é despertar
nos infanto-juvenis o gosto pela leitura da Bíblia ao articular o plano de aula
da lição através da contextualização em torno do que a Bíblia revela sobre o
plano de Deus para o homem e a transversalização dos problemas emergentes e
sociais por que passa o mundo hodierno, a fim de ensinar os alunos a enxergarem
o mundo através das lentes de Deus – a Bíblia.
CURRÍCULO – ATUALIZAÇÃO
No “Projeto
Identidade” a motivação vem cumprindo sua missão ao despertar nos pequenos
leitores ainda não alfabetizados nos níveis de maternal e jardim de infância, o
gosto pela leitura através do álbum de figuras que acompanha as lições do
mestre das revistas CPAD para a EBD nas faixas etárias do Maternal, Jardim de
Infância, primários e juniores. Essas figuras são transformadas em páginas de
um livro de imagens no painel do Projeto Identidade cujo objetivo é
estabelecer relação de identificação com a lição em estudo através da
correspondência de uma leitura do visual associada ao verbal articulado
entre professor e aluno que se transforma no centro de interesse da lição.
CURRÍCULO – AMBIÊNCIA
Os conhecimentos do texto em estudo
são tecidos em função da necessidade de aprendizagem dos alunos mediante a
prévia prática da escuta desenvolvida pelo professor no momento da recepção na
chegada do aluno quando ele encontra em seu espaço de aula toda uma ambiência
de acordo com o tema e uma motivação sempre que possível concreta para servir
de ponte entre o tema do trimestre, a lição do dia e o próprio aluno, além de
uma referência aos acontecimentos inusitados de alcance do aluno dentro da sua
percepção de acordo com a sua idade, com objetivo de mostrar o que a Bíblia
ensina e como Deus trata àquela situação.
CURRÍCULO – AUTO-ESTIMA
O “Projeto de
Trabalho Efetividade”, trimestral cujo objetivo integratório é promover
a frequência regular dos alunos para maior aproveitamento dos ensinos bíblicos
dominicais em todos os níveis de ensino, tem sua base bíblica nos temas
trimestrais, a técnica em fundamentos da psicopedagogia que atrai o aluno
através da elevação da auto-estima e em teorias de literatura infanto-juvenil,
onde a força motivadora da relação entre o visual e o verbal promovido pela
ambência em torno das lições, leva o aluno a priorizar a escola dominical nas
manhãs de domingo, por conta de um compromisso de se fazer representado em uma
parte do painel que integra um todo dentro de determinada ilustração do tema em
estudo, com construção mensal.
CURRÍCULO – IDENTIFICAÇÃO
Dentro dessa estratégia motivadora do
plano de freqüência os alunos se sentem parte do processo de ensino, cujo
centro é ele próprio, representado no visual que alimenta o verbal.
Gratificados pela avaliação do professor ao final de cada mês e o
reconhecimento através de homenagens aos alunos que mais se destacaram eles vão
construindo a sua casa espiritual com um tijolo certo a cada domingo, no motor
da efetividade motivada pelos projetos de trabalho estampados em painéis no
colorido representativo de cada nível de ensino e formas dinâmicas que atendem
a capacidade de ação do aluno dentro de sua faixa etária.
CURRÍCULO – RENOVAÇÃO
Encontramos nos projetos de trabalho um forte aliado para motivar os
alunos da escola dominical e ao mesmo tempo um elemento renovador que faz da
escola dominical uma roda viva que dá uma volta a cada trimestre, nas diversas
classes dos níveis de ensino, iniciando com uma aula inaugural.
CURRÍCULO – FESTA
E’ um domingo festivo cada primeiro domingo dos trimestres na escola
dominical onde os novos temas a serem trabalhados são recebidos com muita expectativa
por toda a igreja. Tudo é renovado na exibição dos murais dos projetos do novo
trimestre em cada classe infanto-juvenil e nos pontos estratégicos da nave do
templo em cujo espaço se processam as aulas de jovens e adultos.
CURRÍCULO – INTEGRAÇÃO
Os projetos mobilizam professores, alunos e pais na realização de
oficinas pedagógicas trimestrais, mensais e até semanais de acordo com a
quantidade de classes e projetos que girem em torno do tema. Cada projeto
oportuniza uma dinâmica e objetivos diferenciados tendo a sua proclamação na
aula inaugural com uma grande festa que consegue manter o aluno motivado até a
última lição do trimestre trazendo uma nova expectativa a cada domingo para a
ambiência em torno de tudo que é produzido, articulado e vivido na apropriação
e identificação com a Palavra de Deus.
CURRÍCULO – INTERAÇÃO
Cada volta do processo trimestral, tem o seu ponto alto em uma aula
interativa quando acontece a culminância dos projetos com a avaliação de
atitudes e procedimentos visivelmente observados na forma como os alunos
expressam suas experiências de aprendizagens e crescimento espiritual.
CURRÍCULO – REALIZAÇÃO
Há quem caracterize os projetos de trabalho como envolventes e
apaixonantes pela sua capacidade de manter toda igreja envolvida e absorvida
pelos objetivos integratórios e pela afetividade gerada na integração e na
construção do grande edifício espiritual da igreja, não deixando de fora nem as
crianças que integrada às oficinas pedagógicas começam cedo o seu preparo
para atuar como futuros professores.
CURRÍCULO – MISSÃO
A EBD. dessa forma, cumpre sua missão de treinar os alunos para o
serviço do mestre. Ao mesmo tempo podemos constatar a avidez com que os alunos
sorvem os projetos e as novas expectativas em torno do novo tema à cada
trimestre.
CURRÍCULO – AVALIAÇÃO
Entretanto é na Escola animada, apenas uma em cada ano, além das
avivadas ao final de cada trimestre e as inaugurais na abertura do trimestre,
que contemplamos uma verdadeira epopéia na exposição de todo material de
motivação produzido nos quatro trimestres do ano, via projetos de trabalho em
torno dos temas e no registro que documenta desde a chegada do aluno nas manhãs
do domingo até as aulas interativas nas datas comemorativas.
CURRÍCULO –
CELEBRAÇÃO
Eventos de origem bíblica,
cívica ou datas relevantes de destaque para a nossa igreja, como dia da bíblia,
missões, dia do Pastor, Início das Assembléias de Deus em Pernambuco, Dia da
Escola Dominical entre outras, são representados em um contexto interativo
trabalhado com todos os alunos da EBD – crianças, jovens ou adultos.
As programações emanam em grande
parte do Departamento infanto-juvenil, através da expressão oral, escrita e
artística na dramatização, no canto visualizado e na produção de painéis
contextualizados, enquanto que nas datas profanas como o carnaval ou místicas
como os dias consagrados a determinados ídolos, entre outros destaques de nosso
calendário, toda escola é esclarecida pelo Dirigente Coordenador Pedagógico ou
um Professor habilitado, que leva toda escola a uma reflexão sobre o que a
Bíblia diz dentro daquele contexto, deixando os alunos preparados para combater
o engano.
CURRÍCULO – SABOR
Finalizando essa
breve apresentação dos efeitos da pedagogia de projetos para motivar os alunos
da escola dominical utilizando o currículo como elemento gerador de motivação,
consideramos apropriado fazer referência ao escritor Lécio Dornas em seu livro
“Vencendo os Inimigos da Escola Dominical (p.29), ao demonstrar o seu repúdio
a mesmice pedagógica através das palavras do americano Elmer L.
Towms:
‘Variedade é o
tempero da vida e o segredo é variar a metodologia de ensino da Bíblia para
manter o interesse”.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O texto em apreciação é produção da
Mssa. Laudicéa Barboza da Silva, tendo sido partilhado em plenária pela
mesma, durante a Conferência de Escola Bíblica Dominical
na Assembleia de Deus em Recife PE no ano 2004, com participação da CPAD. A funcionalidade do texto é apresentada através de vivências da EBD da IEADALPE em Casa Caiada-Olinda, Pe. no ano 2015.
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