Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A Manifestação de Graça da Salvação - Lição 13 - 3º. Tri EBD CPAD – 27.09.2015


Abordagem de Conteúdos Transvers. com o Tema em Estudo
                                    Tito 2.11-14; 3.4-6
Reflexão: A graça de Deus emanou do seu coração amoroso para salvar o homem perdido, por meio do sacrifício vicário de Cristo Jesus.
Para um melhor entendimento do que é a graça, precisamos ter uma real compreensão do que é misericórdia, compaixão e amor.
Misericórdia – do latim (miser, miseria + cordis + coração), que literalmente significa ter o coração voltado para a miséria de outrem.
É a compaixão de Deus direcionada para o ser humano. Através deste sentimento imensurável, o Senhor mostra que sua misericórdia sempre triunfa.
Basta o ser humano se arrepender de seus pecados para que o justo juiz lhe estenda toda sua longanimidade (Lm 3.22).
Foi a misericórdia de Deus que o levou a enviar o seu único filho para que morresse em nosso lugar, a fim de que viéssemos a ter a vida eterna (Jo 3.16).
Assim, podemos afirmar que graça não é misericórdia ou amor. A graça portanto, é vista da misericórdia, porque esta é sobre “todas as suas obras” (Sl 145.5).
E aquelas, somente sobre aqueles que aceitam a Cristo como Salvador (Ef 2.8,9; Tt 2.11).
Definição de graça: A graça pode ser definida como “o favor eterno e totalmente gratuito de Deus, manifestado na concessão de bênçãos espirituais e eternas às criaturas culpadas e indignas”.
A graça é a concessão de favores a quem não tem mérito próprio, e pelos quais não se exige compensação alguma.
Não somente a graça é dada aqueles que não têm mérito próprio, como é dada aos que merecem condenação.
Por ela ser imerecida, ninguém pode reivindicá-la como direito, se o pudesse não seria graça.
Graça é mérito não excludente (Rm 4.4,5).
 A graça é uma só, mas ela se manifesta em incontáveis formas. As duas formas principais são: A graça  comum e a graça salvífica ou salvadora.
Graça comum é a graça pela qual ele dá às pessoas inúmeras bênçãos que não fazem  parte da salvação.
A palavra comum, aqui, significa alguma coisa comum a todas as pessoas, não restrita somente aos crentes em Cristo.
A graça comum expressa a bondade divina sobre toda a criação de Deus. Quando falamos de graça comum e graça salvífica ou salvadora, não estamos falando  de duas classes de diferentes graça no mesmo Deus, mas que a graça de Deus se manifesta no mundo de duas maneiras diferentes.
A graça comum é diferente da graça salvífica em seus resultados. A graça comum não conduz à salvação em seus recebedores.
Ela é dada igualmente a crente e incrédulos. A graça comum não flui da ação resgatadora de Cristo, pois os incrédulos não consideram a morte de Cristo.
A graça salvadora ou salvífica – Na visão do apóstolo Paulo, a graça salvadora é o próprio Cristo (Tt 2.11).
Ela ultrapassa o conceito e o sentido da graça comum, que é disponível para “todos os homens”, independente de crerem em Deus ou não.
A graça comum é manifestada  pela “revelação natural”, pela natureza (Sl 19.1-6).
A graça salvadora também está á disposição de “todos os homens”, mas só é alcançada por aqueles que crerem em Deus e aceitam Cristo como Salvador.
É também chamada de “graça especial” porque é “revelada pela revelação” especial de Deus, em sua palavra.
Todas as bênçãos que recebemos nesta vida, são em última análise imerecidas – todas elas nos vêm pela graça.
O apóstolo Pedro entendia que a vida cristã se vive pela graça (1Pe 5.12).
Deus se utiliza de diversas atividades da igreja para dispensar diversas bênçãos da sua graça, é o que o Espírito Santo se utiliza para distribuir as bênçãos aos salvos.
 as bênçãos aos salvos.
A oração particular, o culto, o estudo da Bíblia, a fé, o ensino da Palavra, o batismo tanto nas águas como no Espírito Santo, a santa ceia do Senhor, a oração uns pelos outros, a adoração, o ofertório, os dons espirituais, a comunhão, a evangelização e o ministério individual, todos esses meios estão disponíveis aos salvos dentro da igreja.
O Espírito santo lança mão de todos eles para conceder através deles, incontáveis tipos de bênçãos aos crentes em Cristo Jesus.
Esta lista são meios da graça que o Senhor concede através deles, bençãos incontáveis aos que lançam mão destas dádivas de Deus.
Numa perspectiva bíblico-teológica, “graça” é fundamentalmente uma palavra sobre Deus – sua iniciativa não coagida e demonstrações amplas e extravagantes do seu cuidado e favor para com todos.
Por um lado, seu favor é derramado indiscriminadamente “para com os ingratos e maus” (Lc 6.35).
Por outro lado, os desesperados, o pobre e o marginalizado podem ter certeza de que sua compaixão objetiva a eles, em  primeiro lugar.
 A graça de Deus é dada livremente, mas também possibilita e provoca uma resposta humana, para que as pessoas sejam convencidas a se comportarem perante Deus em adoração.
 A graça é eterna – As obras da graça não são feitas num atropelo, às carreiras, para resolverem um problema surgido de última hora.
As obras da graça de Deus foram idealizadas antes de serem manifestas aos homens.
Elas foram propostas antes de serem comunicadas a eles. Paulo afirma que Deus “nos salvou e nos chamou com a santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos” (2Tm 1.9).
Deus nos deu tudo, antes de tudo existir. Por essa razão Pedro diz que fomos resgatados de nossa vã maneira de viver, não com coisas corruptivas, como prata ou ouro que por tradição recebestes de vossos pais. Mas, com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incomtaminado, o qual, em outros tempos foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nesses últimos tempos por amor de nós (1Pe 1.18-20; Ap 13.8; 17.8; Tt 2.2).
Antes que clamemos ele ouve, e quando ainda estivermos clamando, ele responde (Is 65.24).
Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato).
 RENOVATO Elinaldo. As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
ANDRADE Claudionor. Dicionário de Profecias Bíblicas. CPAD. RJaneiro 2005
SPERRY. Lewis Chafer. Teologia Sistemática. Editora Hahnus. SPaulo, 2008.
CAMPOS Heber Carlos. O Ser de Deus. Edit. Cultura Cristã. SPaulo, 2002
GRUDEM Wayne. Teologia Sistemática Atual e Exaustiva. Ed. Vida Nova. SPaulo, 2009
ALEXANDER T. Desmond. Novo Dicionário de Teologia Bíblica. Ed. Vida. SPaulo 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário