Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A Organização de uma Igreja Local - Lição 11 - 3º. Tri EBD CPAD – 13.09.2015

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
                                                   Tito 1.4-14
Reflexão: A igreja local deve subordinar-se à orientação de Deus, através de sua Palavra, que o “Manual de Administração Eclesiástica” por excelência.
O termo “Igreja” vem da palavra grega ekklesia, originária do verbo kalein, que significa chamar.
Entre os gregos, esse termo se referia a uma assembleia do povo, convocada regularmente para algum lugar público, com o objetivo de deliberar sobre algum assunto.
Ekklesia significa assembleia, congregação, mas os gregos não davam sentido religiosos à palavra.
Havia um outro tipo de reunião ocasional entre os gregos, e o termo usado para tal reunião era sullocos.
A palavra usada pelos autores do NT é sempre ekklesia, pois ela denota a ideia de convocação, o que se enquadra perfeitamente no objetivo da igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.
Dimensões da Igreja – São duas as dimensões da igreja:
1.Local e prática – Igreja local é formada por um grupo de crentes fiéis que se reunem em alguma localidade definida (At 11.26; Rm 16.1; Gl 1.2).
A igreja local é composta de pessoas regeneradas e batizadas que, voluntariamente se reunem sob as leis do Evangelho de Cristo, procurando estender o reino de Deus tanto em suas vidas, como na dos outros, através da adoração a Deus, do serviço, da evangelização e da comunhão (At 2,42-47).
O número total daqueles que no mundo todo professam a Cristo Jesus e se organizam com o fim de cultuar a Deus sob a direção de pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos oficiais designados para tal função (At 12.12; Ef 4.11-16; 1Co 10.32), é a igreja universal em sentido restrito.
Todo o corpo de fiéis, tanto na terra, quanto no céu, que se unem ou se unirão a Cristo como Salvador e Senhor (Ef 4.22,23; 3.10-21; Cl 1.18).
Esta é a igreja universal, no sentido amplo. É importante distinguir a diferença entre igreja universal e igreja local. A igreja universal é o conjunto de todo o povo de Deus em todos os séculos, o total dos eleitos, incluindo os santos do AT.
Pode também designar todo o povo de Deus no mundo em determinada época da história (Hb 12.18-24). Quando o Senhor se revela no meio do seu povo, ele se dirige sempre à igreja local, cuja base geográfica é a cidade (Ap 1.20; 2.1; 2.12,18; 3.1,7,14). O Senhor se dirige sempre ao ministro da igreja local.
Deus não reconhece um líder de caráter universal; uma liderança com alcance universal é antiblíbica. O único dirigente que tem ação  em todas as igrejas locais em todo o mundo é o Espírito Santo (Jo 14.16-18; 16.13-15; At 1.8).
Cisto é o cabeça e o chefe supremo da igreja. Cada cristão é seu próprio sacerdote e tem completa liberdade de consciência.
Nenhum crente em Cristo precisa de intermediário (1Tm 2.5; Rm 14.12). A igreja é una, embora haja um pouco mais de 22.000 grupos de cristãos diferentes.
Nessas cartas pastorais as orientações são aplicáveis à administração eclesiásticas nas igrejas locais, em todos os tempos e lugares.
Por não serem observados os métodos de implantação nas igrejas locais como nos dias dos apóstolos, nos dias atuais, em muitos ministérios, têm ocorrido sérios problemas de ordem organizacionais e de relacionamentos entre obreiros.
A lista de qualificações encontrada em Tito 1.6-8, corrobora o extraordinário discernimento que Paulo teve com relação aos requisitos para ser um presbítero, um evangelista ou um pastor.
Uma organização eclesiástica deve começar com a organização ministerial, que é feita com obreiros chamados por Deus (2Tm 2.15).
Como fez com Timóteo, Paulo também teceu elogios sinceros e reconhecedores do valor de Tito, como obreiro fiel, fruto do seu ministério de evangelização e missões.
A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tt 1.4).
Tito era amigo de Paulo, de longas datas. De origem grega, foi companheiro de Paulo, ao lado de Barnabé, logo que começou seu trabalho, após ter recebido apoio dos líderes de Jerusalém (Gl 2.1-9).
Nesta carta (a Tito), Paulo mostra como deve agir um pastor (1Co 1.1; Gl 1.1). Ele diz: Por esta causa te deixei em Creta, para que de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei (Tt 1.5).
Tito sempre fora um obreiro fiel e disponível para a obra de Deus. Uma das características das igrejas em seus primórdios, era a união e a comunhão entre os crentes (At 2.44).
Nos primeiros séculos, a igreja nasceu bem simples, não tinha uma boa estrutura física para a acolhida aos irmãos; reuniam-se no cenáculo (At 1.13), depois, no alpendre de Salomão (At 5.12; 12.12).
Com o passar dos anos, os cristãos se reuniam no templo e nas casas  das famílias (At 5.42; 20.20). Em Creta não seria diferente.
As qualificações dos bispos ou presbíteros – Aqui Paulo repete o que ele já havia escrito a Timóteo (1Tm 3.1-7). Em seguida, Paulo mostra que o “bispo”, ou presbítero no texto de Tt 1.5, deve ser pessoa íntegra, irrepreensível, “como despenseiro da casa de Deus” (Tt 1.7).
Apód discriminar as qualificações necessárias ao presbítero, Paulo ressalta o respeito que deve ter à doutrina e a capacidade e autoridade ministerial para argumentar contra os contradizentes, desobedientes, desordenados ao ensino da Palavra de Deus. (Tt 1.9,10).
Qualificação dos bispos ou presbíteros:
1. Irrepreensível: inteiramente fiel á sua esposa;
2. Esposo de uma só mulher; inteiramente fiel à sua mulher;
3.Temperante: sóbrio, solícito e modesto;
4. Domínio próprio: discipulado, moderado;
5. Respeitável: modesto, honrado, bem-comportado.
6. Hospitaleiro; que recebe bem os visitantes;
7. Apto para ensinar: capacitado a explicar e aplicar conhecimentos;
8. Não dado à embriaguez: não dado ao vinho;
9. Não violento: Não dado à hostilidade, ao antagonismo;
10. Gentil: bondoso, razoável, de boa família;
11. Não contencioso: Não combativo, inimigo de contendas;
12. Não avarento: preocupado com as pessoas, não com as finanças;
13. Bom governante de sua família: administra a vida familiar;
Não seja um recém-convertido: maduro e humilde;
15. Reputação imaculado: admitido pelos de fora;
Igrejas sem crentes – São encontradas na Europa, Suíça, Reino Unido, Olanda, entre outras, grandes templos evangélicos vazios, porque os crentes deixaram de ir à igreja, e com o tempo, também deixaram de ser crentes.
Mas a grande preocupação do momento, é o grande número de crentes sem igreja ou os desigrejados  - as igrejas virtuais. Nos mega templos não há mais lugar para a  coinonia. Hoje temos líderes amigos da multidão, mas inimigos do individual. Tenhamos cuidado, pois cada dia aumenta o número dos sem igreja.
Estratégias missionárias em Atos: Os conceitos de missões e  de missionários devem ser conectados em primeiro lugar a Deus, que é quem envia, e à Igreja Local, que em nome do Senhor, coopera com o enviado.
Igrejas autóctones: O Espírito Santo orientou às igrejas locais recém-fundadas, para que fossem igrejas autóctones (At 20.28).
O primeiro passo para alcançar esse objetivo, e também o mais difícil, é procurar desenvolver uma liderança local capacitada (At 20.29-31). Além disso, as igrejas procuravam, quando possível, tomar conta das próprias necessidades financeiras e, acima de tudo, assumir a tarefa também de levar o evangelho avante.
Isto não quer dizer que não havia cooperação entre as igrejas locais. Muito pelo contrário, prestar ajuda e cooperação são atitudes não só positivas como essenciais para todas as igrejas locais (Jo 17. 20,21).
Contudo, uma dependência escessiva, enfraquece a igreja local e prejudica a eficácia e a integridade do seu testemunho na sociedade. O alvo da autoctonia é o alcance evangelístico e missionário de cada igreja local. Esta é a essência da Igreja cristã.
Por desenvolverem  uma liderança local, as primeiras comunidades cristãs dispunham de toda a infraestrutura necessária para levar avante a evangelização do seu próprio povo. A igreja de Tessalônica é um bom exemplo para nós (1Ts 1.8).
O livro de  Atos apresenta várias estratégias para a expansão das igrejas locais que eram implantadas nos domínios de todo império romano.  Sebem aproveitadas as estratégias dos dias primitivos, muitas, com os devidos ajustes, ainda podem servir de modelo hoje.
Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 3º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato).
 RENOVATO Elinaldo. As Ordenanças de Cristo nas Cartas Pastorais. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
MARTINS, Jeziel Guerreio. Manual do Pastor e da Igreja.Edit. Santos. Curitiba, 2005
FERREIRA, Ebenézer Soares. Manual da Igreja e do Obreiro Edit. JuerpRJaneiro, 1987
MEEKS, Weyne A. Os primeiros cristãos urbano – O mundo social do apóstolo Paulo. Ed; Paulinas.SPaulo, 1992
BOMILCAR. Nelson. Os Sem-Igreja. Edit. Mundo Cristão. SPaulo, 2012
Bíblia Missionária de Estudo. SBB. 1993,

RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. Edit. CPAD. RJaneiro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário