Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Ministério de Profeta - Lição 07 -- 2º Tri EBD CPAD 18.05.2014

   Subsídios para o Ensino da Lição: Pr João Barbosa da Silva
http://nasendadacruz.blogspot.com - pastorjoaobarbosa@gmail.com
    Texto da Lição: 1Co 12.27-29; Ef 4.11-13

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Descrever a função do profeta no Antigo Testamento
Compreender o ofício do profeta em o Novo Testamento
Discernir o verdadeiro do falso profeta

CONSIDERAÇÕES
Os profetas são mensageiros de Deus - A função principal do profeta do Antigo Testamento era a de mensageiro de Deus, enviado para falar a homens e mulheres as palavras do próprio Deus. 
Lemos o seguinte sobre o profeta Ageu: "Então Ageu o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo" (Ag 1.13; Ob 1.1). De maneira similar, o Senhor enviou o profeta Natã com uma mensagem ao rei Davi (2Sm 12.25) e deu ao profeta Isaias uma mensagem para ser entregue ao rei Ezequias (2Re 20.4-6).
O fato é que o verdadeiro profeta é aquele que é considerado "verdadeiro enviado do Senhor" (Jr 28.9). Os falsos profetas que profetizaram mentiras são aqueles de quem o Senhor diz: "Eu não os enviei" (Jr 29.9; Ez 13.6).
Pense no embaixador de um país estrangeiro que lê uma mensagem de seu presidente ou do primeiro ministro. Ele não considera a mensagem como sua nem vai a lugar algum baseado na própria autoridade. 
A mensagem que ele entrega expressa a autoridade do líder que o enviou. Era o que acontecia com os profetas do AT. Eles sabiam que não estavam falando por si mesmos, mas em lugar de Deus, que os havia enviado, e então falavam mediante a autoridade do Senhor.
As palavras dos profetas eram palavras de Deus - A autoridade dos mensageiros de Deus - os profetas - não estava limitada ao conteúdo geral ou simplesmente às ideias principais de suas mensagens. 
Em vez disso, afirmavam repetidamente que suas palavras eram as palavras de Deus, entregues a eles para que fossem levadas ao povo. Vemos isso no fato de que a característica que distinguia o verdadeiro profeta era esta: 
Ele não falava palavras dele próprio ou "as palavras do seu coração", mas palavras que Deus lhe havia ordenado que falasse. O fato de os profetas falarem  as próprias palavras que Deus lhes confiara é enfatizado frequentemente no AT.
  • "... eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer" ( Ex 4,12; 24.3).
  • "Direi somente o que Deus puser em minha boca" (Nm 22.38; 23.5,6).
  • "... porei minhas palavras na sua boca" (Dt 18.18,21,22).
  • "Agora ponho em sua boca as minhas palavras" (Jr 1.9).
  • "Você lhes falará as minhas palavras" (Ez 2.7; 3.17).
A absoluta autoridade divina das palavras proféticas - Não acreditar ou desacreditar às palavras do profeta é não acreditar ou desobedecer a Deus. A ideia do profeta falar as palavras de Deus tinha uma consequência prática: fazia muita diferença na maneira como o povo dava ouvidos ao profeta.
Na verdade, uma vez que quem ouvia o profeta estava convencido de que as palavras do homem de Deus detinham autoridade divina absoluta, ele não se arriscava a desobedecer ou a não acreditar até mesmo na menor parte da mensagem, temendo ser punido pelo próprio Deus (Dt 18.19; 1Sm 8.7; 15.3 com os v. 18 e 23; 1Re 20.36; 2Cr 25.16; Is 30.12-14;  Jr 6.10,11, 16-19 etc).
Outras passagens poderiam ser citadas, mas o padrão é bastante claro: não acreditar ou desobedecer a qualquer coisa que o profeta dissesse em nome de Deus não era pouca coisa: significava desacreditar ou desobedecer a Deus.
Profetas em o Novo Testamento - Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais eram a vida espiritual e pureza da igreja. 
Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At 2.17; 4.8; 21.4).
O ministério profético do AT ajuda-nos a compreender o do NT. A missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito, para encorajar o povo de Deus a permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança. 
Às vezes eles também prediziam o futuro conforme o Espírito lhes revelava. Cristo e os apóstolos são um exemplo do ideal do AT (At 3.22.23; 13.1,2). 
A função do profeta na igreja incluía o seguinte: proclamava e interpretava cheios do Espírito Santo, a palavra de Deus, por chamada divina. Sua mensagem visava admoestar, exortar, consolar e edificar (At 2.14-36; 3.12-26; 1Co 12.10; 14.3). 
O profeta tanto do NT como do AT tinham a finalidade de desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17). 
Por causa da sua mensagem de justiça, o profeta podia esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas, em tempo de mornidão e apostasia. O caráter, a solicitude espiritual, o desejo e a capacidade do profeta incluem: 
Zelo pela pureza da igreja (Jo 17.15-17; 1Co 6.9-11; Gl 5.22-25); Profunda sensibilidade diante do mal e a capacidade de identificar e detestar a iniquidade (Rm 12.9; Hb 1.9); 
Profunda compreensão do perigo dos falsos ensinos (Mt 7.15; 24.11,24; Gl 1.9; 2Co 11.12-15); 
Dependência contínua da palavra de Deus para validar sua mensagem (Lc 4.17-19; 1Co 15.3,4; 2Tm 3.16; 1Pe 4.11); 
Interesse pelo sucesso espiritual do reino de Deus e identificação com os sentimentos de Deus (Mt 21.11-13; 23.37; Lc 13.34; Jo 2.14-17; At 20. 27-31).
A mensagem do profeta atual na igreja não deve ser considerada infalível. Ela está sujeita ao julgamento da igreja, doutros profetas e da palavra de Deus. A congregação tem o dever de discernir e julgar o conteúdo da mensagem profética se ela é de Deus  (1Co 14.29-33; 1Jo 4.1).
Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1Co 14.3; Mt 23.31-38; Lc 11.49; At 7.51,52).
Se ao profeta não for permitido trazer a mensagem de repreensão e de advertência denunciando o pecado e a injustiça (Jo 16.8-11), então a igreja não mais será o lugar onde se possa ouvir a voz do Espírito Santo. A política eclesiástica e a direção humana tomarão o lugar do Espírito (2Tm 3.1-9; 4.3-5; 2Pe 2.1-3,12-22).
Por outro lado, a igreja com os seus dirigentes, tendo a mensagem dos profetas de Deus, será impulsionada à renovação espiritual. O pecado será abandonado, a presença e a santidade do Espírito serão evidente entre os fiéis (1Co 14.3; 1Ts 5.19-21; Ap 3.20-22).
Profetas são aqueles que através da palavra exaltam de maneira suprema a pessoa de Cristo e edificam a igreja. Esse dom ministerial comumente acontece na pregação ou no ensino da palavra. 
Por isto, na igreja que estava em Antioquia, havia alguns homens que eram profetas doutores. Foi dentre estes homens que o Espírito Santo mandou escolher dois para a obra de missão, a saber, Paulo e Barnabé (At 13.1-4).
A Bíblia faz menção de outros profetas no NT (At 11.28;). "Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E levantando-se um deles, por nome  Ágabo, dava a entender pelo Espírito que haveria uma grande fome em todo o  mundo, e isso veio a acontecer durante o reinado de Cláudio César".
Em Efésios 4.11-13, Paulo desenvolve as implicações da vida da igreja como corpo de Cristo. O Cristo ressurreto é descrito como aquele que dá à igreja pessoas como dons para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4.12). 
Em Ef 4, o apóstolo Paulo não está falando a respeito de dons espirituais, mas de pessoas que se tornaram dons de Deus e foram dadas ao corpo de  Cristo com propósitos especiais que são os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e doutores ou mestres, que são chamados por Deus (1Co 12.28).



Consultas:
Lições Bíblicas EBD  CPAD - 2º Trimestre 2014 - Comentarista Pr. Elinaldo Renovato
GRUDEM, Wayne. O Dom de Profecia - Do NT aos Dias Atuais. São Paulo, 2004 - Editora Vida.
RENOVATO,  Elinaldo.Os Dons Espirituais e Ministeriais. Rio de Janeiro, 2014 - CPAD.
CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemática Atual e Exaustiva. São Paulo, 2000 - Editora Vida.
Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD



















primeiramente 






Um comentário:

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
    também agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
    António Batalha.

    ResponderExcluir