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Texto da Lição: 1Co 12.27-29; Ef 4.11-13
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Descrever a função do profeta no Antigo Testamento
Compreender o ofício do profeta em o Novo Testamento
Discernir o verdadeiro do falso profeta
CONSIDERAÇÕES
Os profetas são mensageiros de Deus - A função principal do profeta do Antigo Testamento era a de mensageiro de Deus, enviado para falar a homens e mulheres as palavras do próprio Deus.
Lemos o seguinte sobre o profeta Ageu: "Então Ageu o mensageiro do Senhor, trouxe esta mensagem do Senhor para o povo" (Ag 1.13; Ob 1.1). De maneira similar, o Senhor enviou o profeta Natã com uma mensagem ao rei Davi (2Sm 12.25) e deu ao profeta Isaias uma mensagem para ser entregue ao rei Ezequias (2Re 20.4-6).
O fato é que o verdadeiro profeta é aquele que é considerado "verdadeiro enviado do Senhor" (Jr 28.9). Os falsos profetas que profetizaram mentiras são aqueles de quem o Senhor diz: "Eu não os enviei" (Jr 29.9; Ez 13.6).
Pense no embaixador de um país estrangeiro que lê uma mensagem de seu presidente ou do primeiro ministro. Ele não considera a mensagem como sua nem vai a lugar algum baseado na própria autoridade.
A mensagem que ele entrega expressa a autoridade do líder que o enviou. Era o que acontecia com os profetas do AT. Eles sabiam que não estavam falando por si mesmos, mas em lugar de Deus, que os havia enviado, e então falavam mediante a autoridade do Senhor.
As palavras dos profetas eram palavras de Deus - A autoridade dos mensageiros de Deus - os profetas - não estava limitada ao conteúdo geral ou simplesmente às ideias principais de suas mensagens.
Em vez disso, afirmavam repetidamente que suas palavras eram as palavras de Deus, entregues a eles para que fossem levadas ao povo. Vemos isso no fato de que a característica que distinguia o verdadeiro profeta era esta:
Ele não falava palavras dele próprio ou "as palavras do seu coração", mas palavras que Deus lhe havia ordenado que falasse. O fato de os profetas falarem as próprias palavras que Deus lhes confiara é enfatizado frequentemente no AT.
- "... eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer" ( Ex 4,12; 24.3).
- "Direi somente o que Deus puser em minha boca" (Nm 22.38; 23.5,6).
- "... porei minhas palavras na sua boca" (Dt 18.18,21,22).
- "Agora ponho em sua boca as minhas palavras" (Jr 1.9).
- "Você lhes falará as minhas palavras" (Ez 2.7; 3.17).
A absoluta autoridade divina das palavras proféticas - Não acreditar ou desacreditar às palavras do profeta é não acreditar ou desobedecer a Deus. A ideia do profeta falar as palavras de Deus tinha uma consequência prática: fazia muita diferença na maneira como o povo dava ouvidos ao profeta.
Na verdade, uma vez que quem ouvia o profeta estava convencido de que as palavras do homem de Deus detinham autoridade divina absoluta, ele não se arriscava a desobedecer ou a não acreditar até mesmo na menor parte da mensagem, temendo ser punido pelo próprio Deus (Dt 18.19; 1Sm 8.7; 15.3 com os v. 18 e 23; 1Re 20.36; 2Cr 25.16; Is 30.12-14; Jr 6.10,11, 16-19 etc).
Outras passagens poderiam ser citadas, mas o padrão é bastante claro: não acreditar ou desobedecer a qualquer coisa que o profeta dissesse em nome de Deus não era pouca coisa: significava desacreditar ou desobedecer a Deus.
Profetas em o Novo Testamento - Os profetas eram homens que falavam sob o impulso direto do Espírito Santo, e cuja motivação e interesse principais eram a vida espiritual e pureza da igreja.
Sob o novo concerto, foram levantados pelo Espírito Santo e revestidos pelo seu poder para trazerem uma mensagem da parte de Deus ao seu povo (At 2.17; 4.8; 21.4).
O ministério profético do AT ajuda-nos a compreender o do NT. A missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito, para encorajar o povo de Deus a permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança.
Às vezes eles também prediziam o futuro conforme o Espírito lhes revelava. Cristo e os apóstolos são um exemplo do ideal do AT (At 3.22.23; 13.1,2).
A função do profeta na igreja incluía o seguinte: proclamava e interpretava cheios do Espírito Santo, a palavra de Deus, por chamada divina. Sua mensagem visava admoestar, exortar, consolar e edificar (At 2.14-36; 3.12-26; 1Co 12.10; 14.3).
O profeta tanto do NT como do AT tinham a finalidade de desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17).
Por causa da sua mensagem de justiça, o profeta podia esperar ser rejeitado por muitos nas igrejas, em tempo de mornidão e apostasia. O caráter, a solicitude espiritual, o desejo e a capacidade do profeta incluem:
Zelo pela pureza da igreja (Jo 17.15-17; 1Co 6.9-11; Gl 5.22-25); Profunda sensibilidade diante do mal e a capacidade de identificar e detestar a iniquidade (Rm 12.9; Hb 1.9);
Profunda compreensão do perigo dos falsos ensinos (Mt 7.15; 24.11,24; Gl 1.9; 2Co 11.12-15);
Dependência contínua da palavra de Deus para validar sua mensagem (Lc 4.17-19; 1Co 15.3,4; 2Tm 3.16; 1Pe 4.11);
Interesse pelo sucesso espiritual do reino de Deus e identificação com os sentimentos de Deus (Mt 21.11-13; 23.37; Lc 13.34; Jo 2.14-17; At 20. 27-31).
A mensagem do profeta atual na igreja não deve ser considerada infalível. Ela está sujeita ao julgamento da igreja, doutros profetas e da palavra de Deus. A congregação tem o dever de discernir e julgar o conteúdo da mensagem profética se ela é de Deus (1Co 14.29-33; 1Jo 4.1).
Os profetas continuam sendo imprescindíveis ao propósito de Deus para a igreja. A igreja que rejeitar os profetas de Deus caminhará para a decadência, desviando-se para o mundanismo e o liberalismo quanto aos ensinos da Bíblia (1Co 14.3; Mt 23.31-38; Lc 11.49; At 7.51,52).
Se ao profeta não for permitido trazer a mensagem de repreensão e de advertência denunciando o pecado e a injustiça (Jo 16.8-11), então a igreja não mais será o lugar onde se possa ouvir a voz do Espírito Santo. A política eclesiástica e a direção humana tomarão o lugar do Espírito (2Tm 3.1-9; 4.3-5; 2Pe 2.1-3,12-22).
Por outro lado, a igreja com os seus dirigentes, tendo a mensagem dos profetas de Deus, será impulsionada à renovação espiritual. O pecado será abandonado, a presença e a santidade do Espírito serão evidente entre os fiéis (1Co 14.3; 1Ts 5.19-21; Ap 3.20-22).
Profetas são aqueles que através da palavra exaltam de maneira suprema a pessoa de Cristo e edificam a igreja. Esse dom ministerial comumente acontece na pregação ou no ensino da palavra.
Por isto, na igreja que estava em Antioquia, havia alguns homens que eram profetas e doutores. Foi dentre estes homens que o Espírito Santo mandou escolher dois para a obra de missão, a saber, Paulo e Barnabé (At 13.1-4).
A Bíblia faz menção de outros profetas no NT (At 11.28;). "Naqueles dias, desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. E levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso veio a acontecer durante o reinado de Cláudio César".
Em Efésios 4.11-13, Paulo desenvolve as implicações da vida da igreja como corpo de Cristo. O Cristo ressurreto é descrito como aquele que dá à igreja pessoas como dons para a edificação do corpo de Cristo (Ef 4.12).
Em Ef 4, o apóstolo Paulo não está falando a respeito de dons espirituais, mas de pessoas que se tornaram dons de Deus e foram dadas ao corpo de Cristo com propósitos especiais que são os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e doutores ou mestres, que são chamados por Deus (1Co 12.28).
Consultas:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 2º Trimestre 2014 - Comentarista Pr. Elinaldo Renovato
GRUDEM, Wayne. O Dom de Profecia - Do NT aos Dias Atuais. São Paulo, 2004 - Editora Vida.
RENOVATO, Elinaldo.Os Dons Espirituais e Ministeriais. Rio de Janeiro, 2014 - CPAD.
CHAFER, Lewis Sperry. Teologia Sistemática Atual e Exaustiva. São Paulo, 2000 - Editora Vida.
Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD
primeiramente
Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns,
ResponderExcluirtambém agradeço por partilhar o seu saber, se achar que merece a pena visitar o Peregrino E Servo,também se desejar faça parte dos meus amigos virtuais faça-o de maneira a que possa encontrar o seu blog,para que possa seguir também o seu blog. Paz.
António Batalha.