Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Contrapondo a Arrogância com a Humildade - Lição 07 – 4º. Tri EBD CPAD - 17.11.2013

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
 Texto da Lição: Provérbios 8.13-21      
      
I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Dissertar sobre a relação entre a humildade e a arrogância.
  2. Explicar os contrastes ilustrativos: o sábio e o sensato; o justo e o injusto; o rico e o pobre, o príncipe e o escravo.
  3. Cultivar a virtude da humildade e rejeitar a arrogância.
II  - INTRODUÇÃO: Arrogância e humildade são atitudes que se contrapõem; enquanto a humildade é a base do bom relacionamento entre as pessoas, a arrogância caracteriza a falta de humildade. É comum observar nas pessoas arrogantes a presunção de não desejar ouvir os outros, aprender algo que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo.

São sinônimos de arrogância: o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso. Um das caraterísticas de Jesus Cristo foi a humildade, pois a Bíblia diz que Ele "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Carta de Paulo aos Filipenses 2:6-8, ARC).

O vocábulo humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é considerada pela maioria das pessoas como a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas.

A pessoa humilde é cortez e não rude. É uma condição na qual o orgulho é rejeitado, é a isenção da arrogância. A humildade é uma das virtudes principais que resguarda o homem do orgulho humano o qual anula os propósitos da graça e envolve o senso de que somos meras criaturas débeis e indignas diante de Deus.

O humilde reconhece a própria dependência da graça e da provisão de Deus e reconhece que em Deus está toda a fonte do bem estar e de todas as realizações. Assim Paulo se expressou em 1 Co 15.10 – “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo

III – DESENVOLVIMENTO
1. O sábio versus o insensato – Sabedoria é o dom de discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nas múltiplas situações que a vida nos apresenta. O homem sábio é prudente, moderado, justo e sensato. O homem sábio não se atém à coisas passageiras. A sabedoria está relacionada com o caráter de Deus, pois Deus é a Sabedoria.
Um dos clássicos exemplos de sabedoria encontramos na atitude do rei Salomão no episódio em que duas mulheres reivindicaram a maternidade de uma única criança viva (1Re 3.16-28). Em Provérbios a sabedoria é vista como um antídoto contra a arrogância. Salomão pondera ser melhor adquirir a sabedoria do que o ouro. E afirma ser mais excelente adquirir a sabedoria do que a prata (Pv 16.16).
Na visão de Provérbios o arrogante é uma pessoa insensata e desprovida de qualquer lucidez e bom senso. É uma pessoa inexperiente, sem domínio próprio, e se comporta como um animal ou um bêbado – “O açoite é para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas dos tolos” (Pv 26.3). “Como o espinho que entra na mão do ébrio, assim é o provérbio na boca dos insensatos ou tolos” (Pv 26.9).
Mediante sua forma de agir, não pode o insensato ser designado para nenhuma tarefa importante – “Os pés corta e o dano bebe quem manda mensagens pelas mãos de um tolo. [...] Como um besteiro que a todos espanta, assim é o que assalaria os tolos e os transgressores” (Pv 26.6,10).
Provérbios vê no insensato a característica de fanfarrão, preguiçoso e incorrigível (Pv. 25.14), e na sua presença um perigo ameaçador, pois, além de falso e maldizente é ignorante (Pv. 26.18-22), não age com razão e não sabe controlar a própria vontade o que é uma abominação para o Senhor – “Abominação é para o Senhor todo altivo de coração; ainda que ele junte mão à mão, não ficará impune” (Pv 16.5).
O que caracteriza o sábio é a sua atitude de humildade e sensatez; mas o insensato é altivo e arrogrante, desprovido de qualquer lucidez e bom senso. O evangelho nos desafia a viver um estilo de vida humilde. Portanto, devemos rejeitar de forma imperativa, todas as atitudes que caracterizem a arrogância e cultivar as virtudes da humildade.
A arrogância é um dos pecados que Deus abomina e figura entre as sete coisas que são odiadas por Deus. O orgulho, ou soberba, e a arrogância são idéias aparentadas e é um dos principais pecados, podemos dizer que desses pecados se origina todos os demais. Trata-se de uma força destruidora e é a base de muitas atitudes e atos errados. O orgulho é um exagerado senso de superioridade pessoal e uma auto-estima desordenada (Pv 21.4). Foi por causa do orgulho que o Diabo caiu em transgressão (Is 14.12-14; Ez 28.12-17; 1Tm 3.6).
2. O justo versus o injusto – A justiça consiste na preocupação exata e inescrupulosa pelos direitos alheios e pelo relacionamento do indivíduo com o juiz Supremo, Deus. A justiça requer atos de retidão, e não meras palavras ou aceitação de certos ideais. 
O homem justo age corretamente, de forma altruísta. De acordo com a teologia cristã, ninguém pode ser justo por si mesmo. A justiça é um dos atributos comunicáveis de Deus, sendo investida no homem através de Cristo por meio da conversão, da santificação e do contínuo ministério do Espírito Santo.
Salomão ainda bem jovem pediu humildemente sabedoria a Deus para governar Israel com justiça (1Re 3.7-10) Ele queria que a justiça alcançasse todo o seu reino (Pv 1.1-3). Justiça e humildade é uma qualidade própria do homem justo e sensato, mas injustiça e arrogância são propriedades características do homem injusto.
A arrogância é portanto uma característica negativa de um indivíduo insensato que necessita de humildade, pois se sente superior a todos e exala orgulho, soberba e presunção, além de ser extremamente vaidoso. Ser arrogante significa ser altivo e prepotente, ter a convicção de que é o imbatível no conhecimento de vários assuntos, por cujo motivo não tem interesse em ouvir outras opiniões.
Em contraste com o injusto e insensato que não tem humildade nem justiça e é arrogante, o justo age com justiça e com amor, pois como disse o apóstolo Paulo em 1Co 13 – “O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 

3. O rico versus o pobre – Deus condena tanto a riqueza adquirida por meios injustos como a pobreza gerada pela preguiça, é o que encontramos descrito no livro dos Provérbios. Diz o sábio, duas coisas peço: "Não mas negues antes que eu morra: Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus" (Pv 30.8,9).  
A riqueza pode ser fruto da justiça e a pobreza, ás vezes, resultado da indolência e do ócio (Pv 28.19,20; 29.3). Entretanto, devemos considerar, também, que há um tipo de pobreza que é resultado de um determinado contexto sócio-histórico – “Melhor o pobre que anda na sua sinceridade do que o de caminhos perversos, ainda que seja rico” (Pv 28.6). Salomão mostra em Pv 18.23 que os muitos bens do rico podem levá-lo à prepotência e arrogância quando relata: “O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza
Não tendo uma vida econômica confortável, o pobre age com integridade e justiça – “O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio o examina” (Pv 28.11). Tal pobre é identificado como sábio, pois ele sabe que os valores divinos são melhores que as riquezas (Pv 22.1; 23.5).
A riqueza passa a ser estimada pelo próprio Deus quando atende aos seus propósitos: “O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou, mas a este honra o que se compadece do necessitado” (Pv 14.31, ARA). Nesse aspecto, riqueza e humildade podem até mesmo andarem juntas. “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida” (Pv 22.4).
4. O príncipe versus o escravo – “Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso (Pv 17.7). A sabedoria e a sobriedade são elementos necessários ao rei para exercer a justiça e promover o bem-estar social de seu povo. Provérbios 29.4 considera: “O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo do suborno a transtorna”.
O governante que teme a Deus dará mais atenção ao pobre e ao humilde. Agindo assim será abençoado perpetuamente (Pv 29.14). Um rei que queira perdurar por longo tempo em seu ofício deve possuir as qualidades de lealdade (amor constante) e fidelidade.
Provérbios 17.2 afirma que “o servo prudente dominará sobre o filho que procede indignamente; e entre os irmãos repartirá a herança”. Esta verdade se cumpriu quando Jeroboão servo de Salomão, tornou-se príncipe das dez tribos do Norte de Israel (1Re 12.16-25).
O texto nos leva à interpretação de que as pessoas provenientes de uma condição humilde, quando agem com prudência sobressaem-se aos arrogantes. Os que porém desprezam a humildade quando chegam ao topo agem como os soberbos.
IV – CONCLUSÃO: A humildade ou a arrogância distinguirão uma pessoa da outra.A Bíblia nos orienta a cultivarmos a virtude da humildade e a rejeitarmos a arrogância, pois “Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” (Tg 4.6).
Deve ficar gravado em nossos corações e mentes, o quanto Deus aborrece o orgulho. O orgulho em nossas vidas faz Deus rejeitar nossas orações e reter sua presença e graça para conosco. O exaltado em si mesmo, que busca a honra e a estima dos outros, a fim de satisfazer o seu orgulho. Afasta de si a ajuda de Deus.
Ele lhes dá abundância de graça, de misericórdia e de ajuda em todas as situações da vida. Assim escreveu Paulo aos filipenses: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz”. (Fp 2.3-8).
Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2013 – (Comentarista: Pr. José Gonçalves).
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
READMACHER. Early D. O Novo Comentário do Antigo Testamento. Rio de Janeiro, 2010. 1ª. Edição
CHAFER. Teologia Sistemática – Vls. 1,2 – São Paulo, 2008. 2ª. Edição -Editora Hagnus. R, Early D.
DAVIS, John. Novo Dicionário da Bíblia – Ampliado e Atualizado. São Paulo 2005 – 1ª Edição. Editora Hagnos.
GONÇALVES, José. Sábios conselhos para um viver vitorioso – Sabedoria bíblica para quem quer vencer na vida. Rio de janeiro, 2013, 1ª. Edição
CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. V.4.
BUARQUE, Aurélio de Holanda Ferreira. O minidicionário .
CHAMPLIN. R. N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. V.5.
GRONIGEN. Gerard Van. Criação e Consumação. Volume III – O Reino, A Aliança e o Mediador. São Paulo, 2008. Editora Cultura Cristã.
LAN, Dong Yu. Cântico dos Cânticos – Os oito estágios do crescimento espiritual. São Paulo, 1996. Editora Árvore da Vida.
SILVA. Severino Pedro. A igreja e as sete colunas da Sabedoria. Rio de Janeiro, 2010. Editora CPAD.
Bíblias de Estudo Almeida.- Bíblia de Estudo de Genebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário