Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Família e a Igreja - Lição 12 - 2º. Tri. 2013 - EBD CPAD – 23.06.2013

Síntese do Estudo Bíblico: Pr. João Barbosa
 Texto da Lição: Romanos 16.1-5,7,10,11,13,15,24                
I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
1.      Identificar a família como elemento básico de funcionalidade da igreja local.
2.      Fazer da igreja um local de acolhimento das famílias.
3.      Compreender  que a família deve se envolver com a igreja local. 

II  - REFLEXÃO BÍBLICA:
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR”.
(Salmos 122.1)
III - DESENVOLVIMENTO:

A família e a igreja local são instituições que se confundem em seus objetivos. Ambas foram criadas por Deus; a família tem a finalidade de preservar e desenvolver social, moral e eticamente todo ser humano. A igreja local visa educar espiritualmente o homem segundo a proclamação e absorção do Evangelho bem como as outras esferas da vida.
 A igreja local é formada por pessoas que se unem, e se reúnem, para adorar e servir a Deus, em um determinado lugar (bairro, região país, etc.). Ela é formada pelos crentes, e é vista por Deus, e, também, pelas pessoas em geral. No meio dessa igreja (local), estão “o trigo” e “o joio”, ou seja, os crentes fiéis, e, ao mesmo tempo, aqueles que não são fiéis, ou santos.

Como organização, a igreja precisa de direção, de atividades, normas, de estatutos,  e de direção humana. É a igreja local o ambiente especial, consagrado para Deus, a fim de que as famílias e as pessoas em geral se reúnam para a adoração, para a pregação, o ensino, o discipulado e a assistência espiritual, moral ou social de que necessitem.

A família é o elemento básico da igreja – Sem a família a igreja não funciona. Não podemos ignorar a importância da igreja local junto à família, pois a saúde da igreja está diretamente ligada ao bem estar moral e espiritual da família. Uma igreja cujas famílias estão arruinadas espiritual e moralmente não terá condições de acolher os não crentes, nem terá autoridade para atuar junto á outras famílias na comunidade em que está inserida.

A família fortalecida na igreja é tão importante que o apóstolo Paulo aconselhou o pastor Timóteo a respeito da qualidade de um candidato ao episcopado. O apóstolo destaca a relação do aspirante com a própria família: “Convém, pois que o bispo [....] governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia;
Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? (1Tm 3.2,4,5). Aqui ele expressa o impacto do  relacionamento familiar com a funcionalidade da igreja local. Famílias desgovernadas, inevitavelmente geram uma igreja sem direção. Portanto, é a família o elemento básico para a boa funcionalidade da igreja.
 Família e igreja local são inseparáveis. Uma depende da outra, e uma é a extensão da outra – não se excluem – jamais, ao contrário, se completam e caminham juntas. A família é um elemento indispensável ao bem-estar da igreja local. Portanto, falar da igreja sem priorizar a família é ignorar o óbvio. Servir a Deus na igreja local juntamente com toda família é um incomparável privilégio.

Em todos os lugares onde há pessoas, há problemas de relacionamento humano. A igreja no seu aspecto local, não poderia ser diferente. Ela não é formada por anjos, ou por espíritos, mas por pessoas, de carne e osso, com suas virtudes e defeitos. Só a igreja no seu sentido universal, como noiva do Cordeiro, é que não tem problemas ou defeitos.

A igreja local tem grande valor para a formação espiritual das famílias cristãs. É a única instituição em que o cristão e sua família podem apoiar-se neste mundo de mudanças e incertezas, sendo abençoado por Deus em todas as áreas de sua vida.

Os lares em geral estão sofrendo terríveis ataques das intempéries espirituais que  combatem contra a família e muitos não têm resistido e sucumbido espiritualmente. A escola é uma instituição prejudicada pelas falsas visões de mundo, sendo dominadas pelo materialismo. Só resta á igreja, fundamentada na Palavra de Deus como ponto de apoio espiritual e moral para a família.

A igreja é um lugar de acolhimento. Ela não pode atender a todas as necessidades pessoais, mas pode usar os recursos concedidos por Deus para ajudar as pessoas em suas necessidades. Podemos resumir as necessidades das pessoas e de suas famílias em:

1.                Necessidades espirituais – São as necessidades mais prementes do espírito humano. As pessoas quando aceitam a Cristo como Salvador, vêm do mundo sentindo grandes necessidades espirituais. Eles necessitam de salvação, graça, conhecimento Deus, amor de Deus, e de paz com Deus (Rm 5.1); suas almas anelam ter alegria espiritual (Lc 1.47); paz de espírito (Fp 4.6). É a igreja local que torna essas assistência completa na vida das pessoas, elevando-as a uma direção espiritual mais elevada (2Pe 3.18).

2.                Necessidades emocionais – São as necessidades da alma. O salmista expressou esse tipo de necessidade quando exclamou: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante á face de Deus?” (Sl 42.2). A igreja proporciona ás pessoas satisfação de necessidades inatingíveis que os bens materiais não podem satisfazer, através da adoração, da comunhão fraternal e do bom relacionamento, tornando-se acolhedora e relevante  para a maioria dos que a ela se dirigem.

IV  - VERDADE PRÁTICA: Podemos dizer que o lar deve ser uma extensão da igreja, e a igreja, uma extensão do lar. A família cristã deve viver e conviver no ambiente do lar, de tal forma que a presença de Deus possa ser sentida, no seu seio, não apenas quando seus membros reúnem-se na igreja local. Quando uma família serve a Deus, e os pais cultivam o saudável hábito de realizar o culto doméstico, os filhos valorizam o lugar onde se adora ao Senhor coletivamente.

Na igreja local toda a família deve servir ao Senhor participando do corpo de Cristo, de maneira ativa e comprometida, adorando a Deus. É uma grande bênção quando a família sente-se alegre em ir á igreja para adorar a Deus, participando ativamente do culto e não apenas como meros assistentes (Sl 122.1).

Não há dúvida de que servir a Deus numa igreja local juntamente com toda a família é uma bênção. No entanto, para que este relacionamento continue a abençoar vidas é preciso zelar pelos seguintes princípios:

1.      Na igreja local a família não deve se fechar em si mesma;
2.      Não dever haver motivações que desrespeitem a liderança constituída ou a qualquer outra pessoa;
3.      A família deve investir tempo para se relacionar com outras famílias também.

Os pais devem dar o exemplo engajando-se no serviço de Deus e estimulando seus filhos a fazerem o mesmo.  Quando os filhos participam de  atividades na igreja local, cantando, tocando, participando da evangelização, quando são alunos da EBD, ao lado de seus pais, dificilmente o maligno consegue afastá-los do caminho do Senhor. Envolvidos na obra do Senhor os filhos se afastam do mundo.   

Desde cedo a família deve ser ensinada sobre o valor da contribuição para a casa do Senhor. Os filhos precisam conscientizar-se de que entregar o dízimo, fielmente e contribuir com ofertas voluntárias, é também uma forma de adoração a Deus, através dos rendimentos familiares.

A família deve ser educada a saber comportar-se no ambiente da igreja local. Quando os membros das igrejas dão mau testemunho, contribuem para o desgaste e o descrédito da igreja local.  A maior parte das famílias no mundo atual estão desorientadas, sem rumo e sem segurança em direção á eternidade. O espírito do Anticristo trabalha de dia e de noite para destruir a instituição familiar.

Jesus Cristo é a única entidade no mundo, que se preocupa com o futuro espiritual da família. É no ambiente da igreja local que a comunidade em sua volta pode descobrir que existe uma proposta relevante para o fortalecimento do casamento, do lar e da família.  É na igreja que se aperfeiçoam os relacionamentos entre os cônjuges, pais e filhos, avós e netos. A família cristã se desenvolve no dia a dia da igreja local.                                                           



Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 2º. Trimestre 2013 – (Comentarista: Elinaldo Renovato).  - Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007                  
LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. Rio de Janeiro 2013. 1ª. Edição. CPAD
VEITE Jr. Gene Edwuard.  Tempos Pós-Modernos – Uma avaliação do pensamento cristão e da cultura de nossa época. São Paulo 1999. 1ª. Edição  Editora Cristã.
KOSTENBERGER, Andréas J. Deus, Casamento e Família – Reconstruindo o fundamento bíblico. São Paulo 2011 – Editora Vida Nova
Gilberto, Pr. Antonio – Manual da Escola Dominical – Edição CPAD
SCHALKWIJK, Frans Leonard. Igreja e Estado no Brasil Holandês. 1630 – 1640. Soc. Religiosa. Edt. Vida Nova

Revista Eclésia – abril. 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário