Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de março de 2013

Os Milagres de Eliseu - Lição 11 - 1º. Tri. 2013 - EBD CPAD – 17.03.13


Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva
            http://nasendadacruz.blogspot.com
 Texto da Lição: 2Re 2.9-14
                          
I   -  OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Elencar os milagres de Eliseu.
  2. Entender os milagres de Eliseu.
  3. Compreender os propósitos dos milagres de Eliseu.

II  - INTRODUÇÃO: Segundo nos mostra a Bíblia Sagrada o milagre é uma suspensão temporária das leis da natureza, visando a operação sobrenatural de Deus. Eliseu era um instrumento de Deus para a operação de milagres.

Todos os milagres realizados através de Eliseu ocorreram em resposta a um necessidade humana bem como ao sofrimento. Os milagres realizados por Eliseu não visaram a glorificação pessoal do profeta, mas demonstraram o amor e a graça e a glória de Deus – o Todo Poderoso.

Quatro são os focos da necessidade humana alcançadas pelos milagres realizados para a glória de Deus, por esse abnegado profeta e servo de Deus em seu curto, porém profícuo ministério: provisão, restituição, restauração e julgamento.

 III – DESENVOLVIMENTO

  1. OS MILAGRES DE PROVISÃO:
  1. 1 – A multiplicação dos pães (2Re 4.42-44) – Eliseu multiplicou alimentos tal e qual Jesus fez séculos mais tarde, em maior proporção. Na narrativa em apreço, certo homem, vindo de Baal-Selasa, uma cidade que ficava próxima a Gilgal trouxera vinte pães de cevada e algumas espigas verdes em seu alforge. A fome persistia conforme fora predito (2Re 8.1).

É natural, pois, que certos milagres girassem em torno do suprimento alimentar. E Eliseu via-se envolvido nesses prodígios, por ser ele o homem dotado do poder divino. Sem dúvida, um homem que ainda observava os  requisitos da lei mosaica, trouxe um pouco de alimento, as primícias das quais ele trouxera ao profeta, segundo as exigências de Nm 18.13, Dt 18.4 e Lv 23.10.

Ele trouxe vinte bolos feitos de cevada (pães), e algum grão fresco, de trigo ou de cevada, em uma sacola. O alimento seria suficiente para o profeta ter algumas refeições; mas em lugar de consumir pessoalmente o alimento, ele ordenou ao homem que o desse ao povo.

Yahweh dirigira Eliseu a fazer o que ele fez posteriormente. Eliseu ordenou que o alimento fosse posto diante dos cem homens e a ordem de Eliseu teve de ser obedecida. Além disso, obedecer àquela ordem faria em breve o alimento multiplicar-se miraculosamente, dando várias refeições abundantes para o grupo inteiro de cem profetas.

1. 2 – A abundância de víveres (2Re 3.1-3) – Este milagre aconteceu durante o reinado de Jorão em Israel – um dos reis cujo reinado foi curto e relativamente mau, desperdiçando doze anos com seus pecados. Jorão era ímpio e operou a iniquidade, embora não tenha chegado ao padrão de impiedade estabelecido por seu pai, Acabe, e por sua mãe Jezabel.

 Nesse período a cidade de Samaria estava sitiada por Ben-Hadad II, e suas portas fechadas. Havia terrível escassez de alimentos. Pressionado pela crise, o rei procurou Eliseu, responsabilizando-o pela tragédia. Mas Deus orientou Eliseu a profetizar o fim da fome e de forma sobrenatural e inexplicável o milagre aconteceu.

  1. OS MILAGRES DE RESTITUIÇÃO:
 2.1 – A ressurreição do filho da sunamita (2Re 4.18-37) – O filho da sunamita fora o resultado de um nascimento miraculoso operado pelo próprio Eliseu.  A despeito das dúvidas da mulher da impossibilidade do cumprimento da profecia, ela ficou realmente grávida, e teve seu filho dentro do tempo predito.

Entretanto, mesmo tendo sido trazida a vida terrena por uma intervenção milagrosa de Deus, a criancinha não estava isenta das pragas comuns enfrentadas pelos homens. A criança adoeceu e morreu.

Foi em um dia comum para a criança de aproximadamente seis anos que circulava entre os segadores (empregados) nos campos de seu pai. Repentinamente o pobre menino gritava de dor: “Ai minha cabeça!” “Ai minha cabeça!” E gritou até perder a consciência.

Prudente e silenciosamente após deitar a criança sobre a cama do profeta, a mulher dirigiu-se sem delongas ao monte Carmelo onde se encontrava o profeta. Ao vê-la o profeta logo pode entender o que havia acontecido. Diante do profeta, a mulher teve a fé e a coragem de dizer que tudo estava bem com seu marido, com ela e até mesmo com o seu filho que havia deixado morto.

Embora a tristeza dominasse a mente da mulher, sua fisionomia era de coragem e de esperanças. Assumindo a postura de uma suplicante humilde que tinha urgência, pela insistência da mulher Eliseu abandonou tudo, foi socorrer o filho da mulher e o milagre da vida foi realizado (2Re 4.29-37).

2.2 – O machado que flutuou (2Re 6.1-7) – Com o consentimento de Eliseu, um grupo de profetas caminhou oito quilômetros até as margens do rio Jordão para obtenção de madeiras para construírem suas casas, pois havia muitas árvores às margens do Jordão. Subitamente um dos homens usava o seu machado com muita força; a parte de metal do machado escapuliu do cabo e caiu no rio. Com grande consternação o homem contemplou a cabeça de metal do machado mergulhar nas águas.

Ele ficou excepcionalmente triste porque o machado tinha sido pedido por empréstimo. O homem era pobre e não podia comprar outro machado. Imediatamente o aprendiz voltou-se para Eliseu pedindo-lhe ajuda. Tendo sabido onde, aproximadamente caíra a cabeça de metal do instrumento, Eliseu cortou um pedaço de pau e lançou-o nas águas no lugar exato.

Por meio de um poder miraculoso, isso fez a cabeça de metal do machado boiar, e ela se pôs a flutuar, perfeitamente visível. Assim tornou-se fácil tirá-la da água e a tragédia terminou.

 OS MILAGRES DE RESTAURAÇÃO:
 
3.1 – A cura de Naamã (2Re 5.1-19) – Embora poderoso e bem sucedido quanto a outros aspectos de sua vida, Naamã, general do exército da Síria, tinha um ponto fraco que o maculava: era afligido pela temida lepra. Mas, em um dos assaltos feitos pelas tropas sírias na da terra de Israel uma pequena menina tinha sido levada cativa e posta exatamente na casa do rei para servir a sua senhora como escrava.

A providência divina tinha posto aquela menina na casa de Naamã. A pequena israelita tinha consciência do poder e da reputação de Eliseu e sabia que ele podia resolver o problema da enfermidade de Naamã e falou à esposa do general sírio, o que seria a “salvação” dele.

A palavra dita pela menina logo se espalhou e por estarem desesperados Naamã e sua esposa deram ouvido ao que falara a menina. De imediato o próprio Naamã escreveu uma carta ao rei de Israel solicitando ajuda para encontrar Eliseu; e ele mesmo foi o portador, acompanhado de guarda-costas armados.

Naamã seguiu munido de muitos presentes, inclusive metais preciosos equivalente ao dinheiro hoje, para presentear o rei e encorajá-lo a prestar ajuda e cooperação. Certamente alguns desses presentes seriam também para Eliseu, visto que era costumeiro presentear os profetas quando a ajuda deles era buscada.

As notícias logo chegaram aos ouvidos de Eliseu. Mas Eliseu não deu a menor atenção à toda aquela pompa, e em lugar de ir pessoalmente ao general enviou um mensageiro com a receita de como ele devia proceder (2Re 5.10-14). A referida narrativa nos diz que o orgulhoso Naamã ficou indignado, porém aconselhado por aqueles que o assistiam, finalmente cedeu à orientação do profeta e foi sarado completamente.

3.2 – As águas de Jericó (2Re 2.19-22) – Aqui o profeta pede um prato novo contendo sal dentro do mesmo. Feito isto, Eliseu profetizou que aquelas águas que eram amargas se tornassem potáveis, segundo a Palavra do Senhor,e o  milagre aconteceu através da ação de Eliseu.


  1. OS MILAGRES DE JULGAMENTO:
 4.1 – Maldição dos rapazes (2Re 2.22-25) – Um grupo de jovens por fazerem zombaria do profeta, foram por ele amaldiçoados em nome do Senhor, e de imediato apareceram duas ursas que devoraram quarenta e dois deles.

 4.2 – A doença de Geazi (2Re 5.20-27) – Geazi, servo de Eliseu, supunha que a recusa do profeta em aceitar os presentes de Naamã era uma questão pessoal e resolveu tomar partido da situação. Por ter um coração cobiçoso, Geazi intentou desvirtuar o ato gracioso de Deus, visando proveito próprio material.

Nas suas transgressões Geazi, traiu Eliseu, mentiu a Naamã e a Eliseu e desonrou o nome de Deus. Pela sua atitude segundo determinação de Eliseu, Geazi herdou a lepra de Naamã, ele e sua semente para sempre. E saiu Geazi da presença de Eliseu, leproso – branco como a neve.

IV – CONCLUSÃO

No evangelho conforme escreveu João, todos os milagres feitos são chamados de sinais. (Jo 2.23; 3.2; 4.54; 6.2, 14, 26, 30; 7.31; 9.16; 10.41; 11.47; 12.18,37; 20.30). São milagres, porém, são usados para representar a questão de vida.

A palavra traduzida por “sinais” na versão de Almeida é a mesma palavra “sinais” no grego. Um sinal é aquilo que significa alguma coisa. Uma luz vermelha, por exemplo, e um sinal que indica que devemos parar.

Todos os milagres realizados pelo Senhor Jesus, conforme registrado no evangelho de João, foram não apenas milagres, porém sinais.

Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 1º. Trimestre 2013 – (Comentarista: José Gonçalves).
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007                  
GONÇALVES, Josué. Porção Dobrada (Uma análise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu). Rio de Janeiro 2012. 1ª. Edição. CPAD
WISEMAN, Donald J. 1 e 2Reis – Introdução e Comentário. Inglaterra, 1993. Brasil, 2006. Série Cultura Bíblica – Editora Vida Nova.
CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.
LEE. Witness. Estudo-Vida de João. São Paulo, 07 de 1987. Edit.Fonte da Vida.
CHAMPLIN. R. N. Dicionário do Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.

Um comentário:

  1. Muito bom Pr João Barbosa,lhe admiro muito e o pessoal aqui em fundão fala muito bem do senhor!!! Que Deus continue lhe ebnçoando nesta caminha na área do ensino!!!

    ResponderExcluir