Texto da Lição: Oséias 1.1,2;
2.14-17,19,20
I - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Conhecer a
estrutura do livro de Oséias.
- Compreender a linguagem simbólica usada no livro.
- Conscientizar-se de que Deus está pronto a nos reconciliar e acolher
Assembléia de Deus em CASA CAIADA-Olinda-PE-Brasil COMADALPE-30.09.2012 |
Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva
TEXTO ÁUREO:
“Porque estou zeloso de vós com o zelo de Deus;
porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem para o marido, a
saber, a Cristo” (Filipenses
4.12,13).
III – VERDADE PRÁTICA: O casamento de Oséias ilustra a infidelidade de
Israel e mostra a sublimidade do amor de Deus.
IV – PALAVRA CHAVE: Matrimônio
Os termos matrimônio e
casamento são sinônimos; vocábulos que no grego equivalem a leito conjugal (Hb
13.4) e bodas (Jo 2.1,2). O casamento é uma instituição divina estabelecida por
Deus desde a criação do mundo.
Em, seu sentido natural e
histórico, o matrimônio pode ser definido como uma relação pessoal e íntima
entre um homem e uma mulher, com o intuito de perdurar por toda a vida (Mt 19.6)
e com a finalidade de procriação e estabelecimento de uma família.
Essa união de caráter
indissolúvel tem uma relação legal, social e espiritual. É no casamento que
acontece o processo legítimo de procriação (Gn 1.27,28), proporcionando
oportunidade para a felicidade humana e o companheirismo – “Deus faz que o solitário habite em família” (Sl 68.6a).
V – COMENTÁRIO –
Apresentação
O casamento de Oséias em
seus simbolismos reflete o amor, a beleza e a felicidade que o verdadeiro
casamento pode proporcionar. No caso de Israel, Deus almeja que a nação deixe o
caminho do adultério espiritual e retorne ao amor inefável do esposo que, acima
de tudo, o ama.
A intimidade, o amor, a
beleza, o gozo e a reciprocidade que o casamento proporciona fazem dele o
símbolo da união e do relacionamento entre Cristo e a sua Igreja (2Co 11.2; Ef
5.31-33; Ap 19.7). Essa figura é notada desde o Antigo Testamento.
Considerando
a santidade do casamento confirmada em toda a Bíblia, a ordem divina parece
contradizer tudo o que as Escrituras falam sobre o matrimônio.
“O princípio da palavra do SENHOR por Oséias;
disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos
de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR” (Os
1.2).
Através
do casamento de Oséias, e seu difícil relacionamento familiar, Deus tinha uma
mensagem para o povo, pois a esposa e os filhos de Oséias, assim como o
abandono e a prostituição dela, e o seu sofrimento e perdão, são sinais e
profecias sobre Israel e Judá ao longo dos séculos.
OBJETIVO 1: Conhecer a estrutura do livro de Oséias.
O livro de
Oseias pode ser dividido em duas partes significantes: A primeira é uma
biografia profética, que descreve a crise do relacionamento de Oséias com sua
esposa infiel, Gomer. Ao mesmo tempo que compara essa crise conjugal com a
infidelidade e a apostasia do seu povo (Os 1 – 3).
A segunda
parte apresentada em uma literatura poética, se constitui de profecias
proferidas durantre um longo intervalo
de tempo (Os 4 – 14). O assunto do livro é a apostasia de Israel e o
grande amor de Deus demonstrado pela nação de Israel através da vida do profeta
Oséias e o seu casamento e compreende a advertência, juízo divino e promessas
de restauração futura (Os 8.11 – 14; 11. 1-9; 14.4-9).
Oséias
viveu uma realidade literal atrávés do seu casamento com uma mulher de
prostituição – Gomer, cujos filhos são de prostituições, bem como os nomes
dados aos seus três filhos, que projetaram a avaliação espiritrual do
relacionamento matrimonial entre Oséias e Gomer por permissão de Deus a fim de ilustrar
de forma simbólica o relacionamento infiel da nação de Israel com o seu Deus
(Os 1.1-6).
A
abordagem do livro de Oséias à mensagem profética que tinha de entregar
baseava-se em sua relação de esposo. Isso representava o fato de que Yaweh
havia sido ofendido por sua esposa infiel, a nação de Israel. A fim de que essa
mensagem fosse sentida e entregue com eficácia, era mister que Oséias passasse
por uma situação real de traição sofrida.
E, para
que isso acontecesse realmente, como é
óbvio, ele teria de manter profundo amor por sua esposa. Somente então ele
poderia sentir a agressividade da infidelidade, compreendendo, metaforicamente,
a ofensa de Israel, contra o Senhor, em sua infidelidade, que consistia na
idolatria e corrupção moral.
Através da
vida do profeta Oséias e do casamento com sua esposa infiel, Deus demonstra o
seu amor e misericórdia para com a nação de Israel que havia se prostituído com
os ídolos – Baal, Baalins e Poste-ídolos.
De sorte
que todo o livro de Oséias encontra-se permeado do amor e da misericórdia de
Deus através do envolvimento do profeta com a esposa infiel mostrando o amor
insondável de Deus para com a nação adúltera e o convite de Deus para sua
reconciliação com o Senhor.
OBJETIVO 2. Compreender a linguagem simbólica
usada no livro.
Mesmo num
contexto de decadência moral, o amor de Deus é descrito de forma bela e
surpreendente (Os 2.14-16; 11.1-4; 14.4-8). A poesia do livro de Oséias está
repleta de metáforas e símbolos dirigidos aos contemporâneos. Sua mensagem denuncia
o pecado do povo e a corrupção das
instituições sociais, políticas e religiosas das dez tribos do norte (Os 5.1).
O emprego
das coisas do dia a dia como ilustração facilita a compreensão da mensagem
divina no livro de Oséias. Variados são os recursos literários encontrados na
Bíblia para fazer compreender uma determinada situação. O casamento é o símbolo
perfeito para compreendermos o relacionamento de Deus com o seu povo, e do Senhor Jesus Cristo com
o cristão.
No seu
livro Oséias descreve os acontecimentos como literias, a ponto de dizer que
Gomer teve três filhos depois de se casar com ele, embora não seja encontrada
nenhuma referência bíblica de que o casamento de Oséias com Gomer possa ser
entendido como uma figura parabólica.
Dentre
todas as controvérsias existentes é salutar saber quem foi Oséias e a certeza
de que ele fôra um homem de Deus que ouviu a sua voz para cumprir uma ordem
nada aceitável humana e espiritualmente: casar-se com uma mulher dada á
prostituição.
O
casamento de Oséias com uma “mulher de prostituições” é uma comparação clara
com a própria nação de Israel. Deus considerava o assunto prostituição de forma
dupla: no sentido físico, quando os israelitas participavam de cultos a outros
deuses que envolviam a prática sexual como parte da liturgia, e no sentido
espiritual, deixando a adoração ao Senhor para envolverem-se com outros deuses.
Há também
um profundo simbolismo através dos nomes dos filhos de Oséias com Gomer (Os
1.3-9). De forma geral os nomes dados aos filhos de Oséias Jezrreel (Deus
espalhou), Lo-Ruama (não amada) e Lo-Ami (não-meu-povo), mostram o que estava
acontecendo e o que haveria de acontecer à nação de Israel.
Jezrrel tinha
dois sentidos: para o passado ele falava do julgamento que Deus executou sobre
a casa de Acabe (1Re 19.13-17; 21.21-24; 2Re 9.6-10; 10.30); para o futuro do
julgamento que Deus exerceria sobre Israel por causa da sua infidelidade quando
foi para o cativeiro assírio. Isso tratava do julgamento vindouro de Deus sobre
as dez tribos de Israel ou Reino do Norte, por causa do sangue de Jezrrel (Os
1.4).
OBJETIIVO 3. Conscientizar-se de que Deus está pronto a nos reconciliar
e acolher.
A linguagem da reconciliação no livro de Oséias é apresentada através do
amor, tema principal do livro. Ao reconciliar-se com Gomer (Os 3.2), Oséias
ilustra de maneira nova o amor de Deus por Israel. Ao que parece, Gomer havia
abandonado o marido a fim de continuar prestando sua imoral adoração a Baal (Os
2.5).
Oséias, no entanto, jamais desistiria de seu amor por ela, embora
estivesse com o coração partido. Ele devia procurá-la para expressar-lhe
novamente seu amor e cuidado assim como Deus o faria em relação aos israelitas
Os 3.3). Estes também haviam partido o coração do Altíssimo ao se voltarem para
outros deuses, e se deliciarem com os “bolos de uvas” das festas pagãs (Os 3.1).
É muito provável que, agora, Gomer estivesse endividada, prestes a ser
vendida como escrava, conforme previam as leis. Oséias, no entanto, resgata-a
por um alto preço (Os 3.2), tal atitude ilustra o amor redentivo de Deus pelos
pecadores, que não tem como redimir-se ou salvar-se a si mesmos; sua única
esperança é a graça divina.
Deus está pronto a nos reconciliar e acolher – “E tudo isso provém de Deus, que nos
reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da
reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não
lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação”
(2Co 5.18,19).
A doutrina da reconciliação, segundo
a própria palavra significa essencialmente, troca ou permuta. Consiste da
mudança da relação de hostilidade que pode existir entre dois indivíduos
passando eles a serem amigos entre si. Essa relação de hostilidade é alterada
para a relação de paz.
Há, portanto, a permuta de
estado. Do estado de paz, em seguida, fluem as bênçãos, da salvação, isto é, a
salvação que se deriva da vida de Cristo. No sentido cristão, a mudança nas
relações entre Deus e um homem é efetuada por meio de Cristo.
O movimento de Deus em direção
ao homem, tendo em vista quebrantar a hostilidade humana, recomenda o amor e a
santidade divina ao homem convencendo-o da enormidade de seu pecado e das
consequências do mesmo. É Deus quem inicia esse movimento, na pessoa e na obra
de Jesus Cristo (Rm 5.6,8; Ef 1.6; 1 Jo 4.19).
CONCLUSÃO:
A
profecia de Oséias foi a última tentativa de Deus em levar Israel a
arrepender-se de sua idolatria e iniqüidade persistentes, antes que ele
entregasse a nação ao seu pleno juízo. O livro foi escrito com o objetivo de
revelar:
a)
Que Deus conserva o seu amor a seu povo segundo o concerto, e deseja
intensamente redimi-lo de sua iniqüidade;
b)
E que conseqüências trágicas se seguem quando o povo persiste em desobedecer a
Deus, e em se sujeitar ao seu amor redentor. A infidelidade da esposa de Oséias
é registrada como ilustração da infidelidade de Israel.
c)
Gomer vai atrás de outros homens, ao passo que Israel corre atrás de outros
deuses. Gomer comete prostituição física; Israel, comete prostituição espiritual.
Consultas:
Li0ções
Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Esequias Soares).
COELHO,
Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores. CPAD – Rio de Janeiro,
2012.
Bíblia
de Estudo Pentecostal – CPAD
ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico. 8ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
CHAMPLIN.
R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.
CHAMPLIN.
R. N. Dicionário do Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo..
Editora Hagnos.
DOCKERY, David S. Manual Bíblico Vida Nova –
1ª. ed. São Paulo, Editora Vida, 2001.
RICHARDS Lawrence. Comentário Bíblico do
Professor. 3ª. Imp. São Paulo: Editora Vida, 2004.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª.
ed. São Paulo: Editora Vida Nova, 1997.
RADMARCHER, Earl
D.; ALLEN, Ronald B; HOUSE, H. Wayne. O Novo Comentário Bíblico do
Antigo Testamento com Recursos Adicionais. 1ª. ed. Rio de Janeiro. Editora
Central Gospel, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário