Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Oséias – A Fidelidade no Relacionamento com Deus -Lição 02 - 4º. Tri. 2012 - EBD CPAD - 14.10.12

Texto da Lição: Oséias 1.1,2; 2.14-17,19,20
                           
I   -  OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Conhecer a estrutura do livro de Oséias.
  2. Compreender a linguagem simbólica usada no livro.
  3. Conscientizar-se de que Deus está pronto a nos reconciliar e acolher        
Assembléia de Deus em CASA CAIADA-Olinda-PE-Brasil
 COMADALPE-30.09.2012
                                       Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva    
                                                       http://nasendada cruz.blogspot.com
TEXTO ÁUREO:
“Porque estou zeloso de vós com o zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem para o marido, a saber, a Cristo” (Filipenses 4.12,13).

III – VERDADE PRÁTICA: O casamento de Oséias ilustra a infidelidade de Israel e mostra a sublimidade do amor de Deus.

IV – PALAVRA CHAVE: Matrimônio
Os termos matrimônio e casamento são sinônimos; vocábulos que no grego equivalem a leito conjugal (Hb 13.4) e bodas (Jo 2.1,2). O casamento é uma instituição divina estabelecida por Deus desde a criação do mundo.

Em, seu sentido natural e histórico, o matrimônio pode ser definido como uma relação pessoal e íntima entre um homem e uma mulher, com o intuito de perdurar por toda a vida (Mt 19.6) e com a finalidade de procriação e estabelecimento de uma família.

Essa união de caráter indissolúvel tem uma relação legal, social e espiritual. É no casamento que acontece o processo legítimo de procriação (Gn 1.27,28), proporcionando oportunidade para a felicidade humana e o companheirismo – “Deus faz que o solitário habite em família” (Sl 68.6a).

V  – COMENTÁRIO – Apresentação
O casamento de Oséias em seus simbolismos reflete o amor, a beleza e a felicidade que o verdadeiro casamento pode proporcionar. No caso de Israel, Deus almeja que a nação deixe o caminho do adultério espiritual e retorne ao amor inefável do esposo que, acima de tudo, o ama.

A intimidade, o amor, a beleza, o gozo e a reciprocidade que o casamento proporciona fazem dele o símbolo da união e do relacionamento entre Cristo e a sua Igreja (2Co 11.2; Ef 5.31-33; Ap 19.7). Essa figura é notada desde o Antigo Testamento.

Considerando a santidade do casamento confirmada em toda a Bíblia, a ordem divina parece contradizer tudo o que as Escrituras falam sobre o matrimônio.

O princípio da palavra do SENHOR por Oséias; disse, pois, o SENHOR a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do SENHOR” (Os 1.2).

Através do casamento de Oséias, e seu difícil relacionamento familiar, Deus tinha uma mensagem para o povo, pois a esposa e os filhos de Oséias, assim como o abandono e a prostituição dela, e o seu sofrimento e perdão, são sinais e profecias sobre Israel e Judá ao longo dos séculos.

OBJETIVO 1: Conhecer a estrutura do livro de Oséias.
O livro de Oseias pode ser dividido em duas partes significantes: A primeira é uma biografia profética, que descreve a crise do relacionamento de Oséias com sua esposa infiel, Gomer. Ao mesmo tempo que compara essa crise conjugal com a infidelidade e a apostasia do seu povo (Os 1 – 3).

A segunda parte apresentada em uma literatura poética, se constitui de profecias proferidas durantre um longo intervalo  de tempo (Os 4 – 14). O assunto do livro é a apostasia de Israel e o grande amor de Deus demonstrado pela nação de Israel através da vida do profeta Oséias e o seu casamento e compreende a advertência, juízo divino e promessas de restauração futura (Os 8.11 – 14; 11. 1-9; 14.4-9).

Oséias viveu uma realidade literal atrávés do seu casamento com uma mulher de prostituição – Gomer, cujos filhos são de prostituições, bem como os nomes dados aos seus três filhos, que projetaram a avaliação espiritrual do relacionamento matrimonial entre Oséias e Gomer por permissão de Deus a fim de ilustrar de forma simbólica o relacionamento infiel da nação de Israel com o seu Deus (Os 1.1-6).

A abordagem do livro de Oséias à mensagem profética que tinha de entregar baseava-se em sua relação de esposo. Isso representava o fato de que Yaweh havia sido ofendido por sua esposa infiel, a nação de Israel. A fim de que essa mensagem fosse sentida e entregue com eficácia, era mister que Oséias passasse por uma situação real de traição sofrida.

E, para que isso acontecesse  realmente, como é óbvio, ele teria de manter profundo amor por sua esposa. Somente então ele poderia sentir a agressividade da infidelidade, compreendendo, metaforicamente, a ofensa de Israel, contra o Senhor, em sua infidelidade, que consistia na idolatria e corrupção moral.

Através da vida do profeta Oséias e do casamento com sua esposa infiel, Deus demonstra o seu amor e misericórdia para com a nação de Israel que havia se prostituído com os ídolos – Baal, Baalins e Poste-ídolos.



De sorte que todo o livro de Oséias encontra-se permeado do amor e da misericórdia de Deus através do envolvimento do profeta com a esposa infiel mostrando o amor insondável de Deus para com a nação adúltera e o convite de Deus para sua reconciliação com o Senhor.

OBJETIVO 2. Compreender a linguagem simbólica usada no livro.

Mesmo num contexto de decadência moral, o amor de Deus é descrito de forma bela e surpreendente (Os 2.14-16; 11.1-4; 14.4-8). A poesia do livro de Oséias está repleta de metáforas e símbolos dirigidos aos contemporâneos. Sua mensagem denuncia o pecado do povo  e a corrupção das instituições sociais, políticas e religiosas das dez tribos do norte (Os 5.1).

O emprego das coisas do dia a dia como ilustração facilita a compreensão da mensagem divina no livro de Oséias. Variados são os recursos literários encontrados na Bíblia para fazer compreender uma determinada situação. O casamento é o símbolo perfeito para compreendermos o relacionamento de Deus  com o seu povo, e do Senhor Jesus Cristo com o cristão.

No seu livro Oséias descreve os acontecimentos como literias, a ponto de dizer que Gomer teve três filhos depois de se casar com ele, embora não seja encontrada nenhuma referência bíblica de que o casamento de Oséias com Gomer possa ser entendido como uma figura parabólica.

Dentre todas as controvérsias existentes é salutar saber quem foi Oséias e a certeza de que ele fôra um homem de Deus que ouviu a sua voz para cumprir uma ordem nada aceitável humana e espiritualmente: casar-se com uma mulher dada á prostituição.

O casamento de Oséias com uma “mulher de prostituições” é uma comparação clara com a própria nação de Israel. Deus considerava o assunto prostituição de forma dupla: no sentido físico, quando os israelitas participavam de cultos a outros deuses que envolviam a prática sexual como parte da liturgia, e no sentido espiritual, deixando a adoração ao Senhor para envolverem-se  com outros deuses.

Há também um profundo simbolismo através dos nomes dos filhos de Oséias com Gomer (Os 1.3-9). De forma geral os nomes dados aos filhos de Oséias Jezrreel (Deus espalhou), Lo-Ruama (não amada) e Lo-Ami (não-meu-povo), mostram o que estava acontecendo e o que haveria de acontecer à nação de Israel.

Jezrrel tinha dois sentidos: para o passado ele falava do julgamento que Deus executou sobre a casa de Acabe (1Re 19.13-17; 21.21-24; 2Re 9.6-10; 10.30); para o futuro do julgamento que Deus exerceria sobre Israel por causa da sua infidelidade quando foi para o cativeiro assírio. Isso tratava do julgamento vindouro de Deus sobre as dez tribos de Israel ou Reino do Norte, por causa do sangue de Jezrrel (Os 1.4).
OBJETIIVO 3. Conscientizar-se de que Deus está pronto a nos reconciliar e acolher.

A linguagem da reconciliação no livro de Oséias é apresentada através do amor, tema principal do livro. Ao reconciliar-se com Gomer (Os 3.2), Oséias ilustra de maneira nova o amor de Deus por Israel. Ao que parece, Gomer havia abandonado o marido a fim de continuar prestando sua imoral adoração a Baal (Os 2.5).

Oséias, no entanto, jamais desistiria de seu amor por ela, embora estivesse com o coração partido. Ele devia procurá-la para expressar-lhe novamente seu amor e cuidado assim como Deus o faria em relação aos israelitas Os 3.3). Estes também haviam partido o coração do Altíssimo ao se voltarem para outros deuses, e se deliciarem com os “bolos de uvas” das festas pagãs (Os 3.1).

É muito provável que, agora, Gomer estivesse endividada, prestes a ser vendida como escrava, conforme previam as leis. Oséias, no entanto, resgata-a por um alto preço (Os 3.2), tal atitude ilustra o amor redentivo de Deus pelos pecadores, que não tem como redimir-se ou salvar-se a si mesmos; sua única esperança é a graça divina.
Deus está pronto a nos reconciliar e acolher – “E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação” (2Co 5.18,19).

A doutrina da reconciliação, segundo a própria palavra significa essencialmente, troca ou permuta. Consiste da mudança da relação de hostilidade que pode existir entre dois indivíduos passando eles a serem amigos entre si. Essa relação de hostilidade é alterada para a relação de paz.

Há, portanto, a permuta de estado. Do estado de paz, em seguida, fluem as bênçãos, da salvação, isto é, a salvação que se deriva da vida de Cristo. No sentido cristão, a mudança nas relações entre Deus e um homem é efetuada por meio de Cristo.

O movimento de Deus em direção ao homem, tendo em vista quebrantar a hostilidade humana, recomenda o amor e a santidade divina ao homem convencendo-o da enormidade de seu pecado e das consequências do mesmo. É Deus quem inicia esse movimento, na pessoa e na obra de Jesus Cristo (Rm 5.6,8; Ef 1.6; 1 Jo 4.19).

CONCLUSÃO:
A profecia de Oséias foi a última tentativa de Deus em levar Israel a arrepender-se de sua idolatria e iniqüidade persistentes, antes que ele entregasse a nação ao seu pleno juízo. O livro foi escrito com o objetivo de revelar:
a) Que Deus conserva o seu amor a seu povo segundo o concerto, e deseja intensamente redimi-lo de sua iniqüidade;

b) E que conseqüências trágicas se seguem quando o povo persiste em desobedecer a Deus, e em se sujeitar ao seu amor redentor. A infidelidade da esposa de Oséias é registrada como ilustração da infidelidade de Israel.

c) Gomer vai atrás de outros homens, ao passo que Israel corre atrás de outros deuses. Gomer comete prostituição física; Israel, comete prostituição espiritual. 

Consultas:
Li0ções Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Esequias Soares).

COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores. CPAD – Rio de Janeiro, 2012.

Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD

ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico. 8ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo..  Editora Hagnos.

CHAMPLIN. R. N. Dicionário do Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo.. Editora Hagnos.

DOCKERY, David S. Manual Bíblico Vida Nova – 1ª. ed. São Paulo, Editora Vida, 2001.
RICHARDS Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. 3ª. Imp. São Paulo: Editora Vida, 2004.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª. ed. São Paulo: Editora Vida Nova, 1997.
RADMARCHER, Earl D.; ALLEN, Ronald B; HOUSE, H. Wayne. O Novo Comentário Bíblico do Antigo Testamento com Recursos Adicionais. 1ª. ed. Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário