Texto da Lição: Filipenses 4.10-13
I - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
- Descrever
o panorama geral dos profetas menores.
- Analisar a
procedência das mensagens dos profetas menores.
- Compreender que os escritos dos profetas menores são divinamente inspirados.
II – TEXTO ÁUREO:
“Mas que se manifestou agora e se notificou pelas
Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus Eterno, a todas as nações
para obediência da fé” (Filipenses 4.12,13).
III – VERDADE PRÁTICA: Por ser revelação de Deus, a mensagem dos
profetas é perfeitamente válida para os nossos dias.
IV – PALAVRA CHAVE: Atualidade
Ao conjunto dos
acontecimentos atuais denominamos o termo atualidade.
Ass. Deus COMADALPE-EBD Sapucaia de Fora - Olinda-PE-Brasil Sábado 29.09.12 |
V – COMENTÁRIO
DA LIÇÃO – Apresentação
Deus falou no passado por
profetas (Hb 1.1) e a mensagem destes continua sendo referencial para os dias
atuais – “Toda Escritura divinamente
inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para
instruir com justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente
instruído para toda boa obra ” (2 Tm 3.16,17).
Dessa forma as mensagens dos
profetas do Antigo Testamento são de suprema importância para o nosso viver
cristão, bem como de valor permanente, haja vista serem eles não somente
pregadores morais, mas também vigias e sentinelas erigidos por Deus Jeová para
despertar e exortar as gerações nas quais estavam inseridos e assim se
contextualizavam.
OBJETIVO 1: Descrever o panorama
geral dos profetas menores.
A palavra
profética tornava-se palavra viva para os profetas. Muitas vezes, Deus os
chamava para fazer algo mais do que pregar. Ele os levava a retratar a mensagem
na própria vida.
Os
profetas tinham de experimentar o significado e as consequências da Palavra de
Deus para seu povo. Assim seus atos simbolizavam para o povo o que Deus faria a
Israel (Os 1.2).
Os assim
denominados profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias,
Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, estes profetas viveram
em um período de tempo que vai do VIII Século a.C. ao V. Século a.C. Porém, sua
mensagem continua tão atual quanto se eles fossem nossos contemporâneos.
Pois eles
nos trazem princípios e advertências direcionados para questões sociais,
políticas, geopolíticas, espirituais e familiares, as quais se aplicam plenamente
às realidades da vida dos crentes de todas as épocas.
Essa
classificação “profetas menores” cabe aos doze livros proféticos relativamente
pequenos que fazem parter do volume do Antigo Testamento. O fato de eles
serem chamados “menores” não significa que
seus autores foram homens de importância
secundária.
Mas apenas
que os rolos que eles deixaram escritos são menos volumosos, quando
confrontados com os chamados “profetas maiores”: Isaias, Jeremias. Ezequiel e
Daniel.
Os
profetas menores são divididos em pré-exílico (antes do exílio babilônico) e
pós-exílico (depois do exílio babilônico). Os profetas que profetizaram antes
do exílio babilônico foram:
Oséias,
Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias. Os profetas
que profetizaram depois do exílio foram: Ageu, Zacarias e Malaquias.
Há uma
outra forma de orgnização desses profetas menores ao observarmos em que época
eles profetizaram e para qual público eles se dirigiam. Dessa forma podemos assim
dividí-los:
Aqueles
profetas cujas mensagens estão direcionadas ao reino de Judá: “Joel, Miquéias,
Habacuque e Sofonias”. E aqueles cujas mensagens estão direcionadas para o
reino de Israel: Amós e Oséias.
Os que
falaram cujas mensagens foram dirigidas as nação foram: Jonas, Naum e Obadias.
E aqueles cujas mensagens foram dirigidas aos judeus remanescentes do exílio:
Ageu, Zacarias e Malaquias.
Os
profetas que profetizaram ao reino de Israel profetizaram no VIII Século a.C.;
os profetas que profetizaram no reino de Judá profetizaram no VIII. e VII Séculos
a.C.; e os profetas pós-exílico profetizaram no VI e V Séculos a. C.
Nos
profetas menores encontramos revelações escatológicas relacionadas com o futuro
de Israel, das quais algumas já se cumpriram e outras ainda irão se cumprir.
Há muitas
profecias relativas ao Messias, tanto referentes a sua vida, paixão e morte como
à sua segunda vinda em que na primeira parte secretamemte ele arrebata a igreja
e na segunda parte, em glória, ele vem para destruir o reino do Anticristo,
libertar israel e implantar o seu reino milenar.
Ordem Cronológica e
data aproximada
|
Profetas
|
Referências
Bíblicas
|
Reis Envolvidos
|
837 –
800 a.C.
|
Joel
|
Jl 1.1;
2Re 11,13, 14
|
Joás,
Amazias, Jeroboão II
|
825 – .... a.C.
|
Jonas
|
Jn 1.1; 2Re
14, 15
|
Jeroboão
II
|
810 –
785 a.C.
|
Amós
|
Am 1.1;
2Re 15 15 - 20
|
Jeroboão
II
|
782 –
725 a.C.
|
Oséias
|
Os 1.1; 2Re
15 - 20
|
Usias,
Jotão e Acaz
|
740 –
695 a.C.
|
Miquéias
|
Mq 1.1; 2Re 15.8-20; Is 7,8; Jr 26.17-19 2Cr 27-32
|
Ezequias
|
640 –
630 a.C.
|
Naum
|
Na 1.1; Jn;
Is 10; Sf 2.13-15
|
Josias
|
640 –
610 a.C.
|
Sofonias
|
Sf 1.1; 2
Re 22, 23; 2Cr 34 - 36
|
Josias
|
609 –
598 a.C.
|
Habacuque
|
2 Re 23,
24; 2Cr 36.1-10
|
Joaquim;
Zedequias; Josias
|
586 –
583 a.C.
|
Obadias
|
2Reis
25; 2Cr. 36.11-21
|
Exílio;
Nabucodonozor
|
520 a.C.
|
Ageu
|
Ed 5,6
|
Após o Exílio;
Ciro; Esdras
|
520 –
518 a.C.
|
Zacarias
|
Ed 5,6
|
Após o Exílio;
Dario I; Esdras
|
433 –
425 a.C.
|
Malaquias
|
Ne 12
|
Após o Exílio;
Artaxerxes I; Neemias
|
OBJETIVO 2: Analisar a procedência das mensagens dos profetas menores.
-
A mensagem dos profetas é de procedência divina e tem,
como cenário, as ocorrências do dia a dia, a exemplo do casamento de Oséias (Os
1.2-5; 3.1-5), e tantos outros acontecimentos que se repetem nos dias atuais à
despeita das diferenças culturais, políticas e sociais entre as pessoas e os
tempos.
Os profetas pregaram tudo que diz respeito à vida e a
piedade. Os temas pregados pelos profetas eram diversos: Eles falaram acerca de
Deus, falaram acerca do ser humano e da criação.
Se não fosse a mensagem dos profetas estaríamos hoje
como um barco à deriva sem um porto seguro para ancorar. Suas palavras nos
conduzem a Cristo.
“Surgido no Século VII a.C., em Israel, o
“Profetismo”, foi um Movimento que tinha por objetivo restaurar o monoteísmo
hebreu, combater a idolatria, denunciar as injustiças sociais.
Proclamar o Dia do Senhor e reacender a esperança
messiânica num povo que já não podia esperar contra a esperança. Tendo sido
iniciado por Amós, foi encerrado por Malaquias. João Batista é visto como o
último representante deste movimento” (Mt 11.13).
“O profeta era tido como o porta-voz de Deus. Enquanto
pregava para a própria geração, o profeta também predizia eventos no futuro. O
aspecto duplo do ministério do profeta incluía declarar a mensagem de Deus e
predizer as ações de Deus. Assim também chamado de vidente, porque podia ver
eventos antes de estes acontecerem.
A idéia de os profetas falarem as palavras de Deus
tinha uma consequencia prática: fazia muita diferença na maneira como o povo
dava ouvido ao profeta. Na verdade, uma vez que quem ouvia o profeta estava
convencido de que as palavras do homem de Deus tinha autoridade divina
absoluta.
Eles não se arriscavam, portanto, a desobedecer ou a
não acreditar até mesmo na menor parte da mensagem, temendo ser punido pelo
próprio Deus (Dt 18.19; 1Sm 8.7; 15.3; 1 Re 20.36; IS 30.212-14; Jr 6.10,11,
16-19).
A Bíblia apresenta o profeta como alguém que era
aceito nas câmeras do conselho divino, onde Deus “revela o seu segredo” (Am
3.7). A palavra do Senhor era comunicada ao profeta e mediada ao povo pelo
Espírito Santo – com uma convicção poderosa e precisão exata (1Re 13.2,3; 2 Re
23.15-20).
Neste texto encontramos uma profecia predita no
reinado de Jeroboão I e que teve o seu cumprimento no reinado do piedoso rei
Josias, trezentos anos depois.
Através do Espírito Santo, Deus capacitava ao profeta
para falar por Ele. O fato de os profetas falarem as próprias palavras que Deus
lhe confiara é enfatizado frequentemente no Antigo Testamento:
“Eu estarei com você ensinando-lhe o que dizer” (Ex 4.12; 24.13) – “Direi somente
o que Deus puser na minha boca” (Nm 22.38; 23.5,16) – “Agora ponha em sua boca as minhas palavras” (Jr 1.9) – “Você lhes falará as minhas palavras” (Ez
2.7; 3.17).
Encontramos nas Escrituras do Antigo Testamento os profetas
falando as palavras de Deus na primeira pessoa do singular, dizendo coisas
como: “Eu farei isso” ou “Eu fiz aquilo”, quando estão falando em lugar de Deus
e não por si mesmo (2Sm 7.14-16; 1Re 20.13,42; 2 Re 17.13; 21.12-15).
Inúmeras vezes encontramos nos profetas essa completa
identificação das palavras dos profetas com as palavras de Deus, quando os
profetas se expressavam da seguinte forma: “...e
saberá que Eu sou o Senhor” (1Re 20.13) ou “...Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há salvador”
(Is 45.5).
Observe que nenhum Israelita que ouvisse essa
expressão do profeta de Deus pensava que o profeta estivesse afirmando que tais
palavras eram suas. Para os israelitas havia uma convicção de que o profeta
estava repetindo as palavras de quem o havia enviado (1 Re 13.26).
“E temos, mui
firmes, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma
luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva
apareça em vossos corações, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da
Escritura é de particular interpretação (2Pe 1.19, 20).
OBJETIVO-3: Compreender que os escritos dos profetas menores são divinamente inspirados.
Os apóstolos Mateus e João,
e o próprio Jesus, afirmam o cumprimento do que escreveram os profetas do
Antigo Testamento (Mt 26.56; Lc 24.47; Jo 1.45). Tiago e Paulo confirmaram ser
a mensagem do Antigo Testamento, a mesma da Igreja do Novo Testamento (At
15.15-17; 26.22,23).
Jesus ressaltou que toda mensagem da Lei e dos Profetas
do Antigo Testamento é cumprida em sua regra áurea (Mt 7.12b). E os apóstolos
Tiago e Paulo salientaram que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento é
essencialmente a mesma da Igreja no Novo Testamento (At 15.15-17; 26.22,23).
Paulo sublinhou também que “Tudo que dantes foi escrito [no
Antigo Testamento] para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e
consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4).
Muitas são as profecias relativas ao Messias
proferidas pelos profetas menores no Novo Testamento:
Oséias profetizou que o Messias seria o Filho de Deus e
seria chamado do Egito (Ex 4.22; Os 11.1a; Mt 2.13-15); que o Messias venceria
a morte (Os 13.14; 1Co 15.55-57).
Joel predisse que a salvação seria para todos (Jl 2.32; Rm
10.12,13).
Amós profetizou que o Sol escureceria ao meio dia (Am 8.9;
Mt 27.45,46).
Miquéias profetizou que o Messias
nasceria em Belém (Mq 5.2; Mt 1.2).
Ageu predisse que o Messias visitaria o segundo tempo (Ag
2.6-9; Lc 2.27-32).
Zacarias profetizou que o Messias seria Deus
encarnado e habitaria entre o seu povo (Zc 2.10,11; Jo 1.14); seria recebido
com alegria em Jerusalém (Zc 9.9; Mt 21.8-10); que o Messias viria a Jerusalém
montado num jumento (Zc 9.9; Mt 11.29); que Ele era a pedra angular que foi
rejeitada pelos edificadores (Zc 10.4; Ef 2.20); seria traído e trocado por
trinta moedas de prata (Zc 11.12; Mt 26.14,15);
E que as trinta moedas de prata seriam lançadas na
casa do Senhor (Zc 11.13; Mt 27.3-5); e que seria usada para comprar o campo do
oleiro (Zc 11.13b; Mt 27.6,7); que o Messias teria o seu corpo traspassado (Zc
12.10; Jo 19.34); e que seus discípulos seriam dispersos (Zc 13.7b; Mt
26.31-56).
Malaquias anunciou que um mensageiro
prepararia o caminho do Messias (Ml 3.1; Mt 11.10) e que o precursor
converteria muitos a justiça (Ml 4,6; Lc 1.16,17).
CONCLUSÃO:
Dentre
os profetas menores Miquéias e Zacarias foram os que deram mais ricos detalhes
acerca de alguns aspectos da vida do Messias. Os profetas menores falaram do
Messias de forma tal que pareciam estar vivendo aquele período, como se eles
fossem contemporâneos do Messias.
Consultas:
Li0ções
Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Esequias Soares).
COELHO,
Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores. CPAD – Rio de Janeiro,
2012.
Bíblia
de Estudo Pentecostal – CPAD
ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico. 8ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
LAHAYE,
Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD,
2008.
CHAMPLIN.
R. N. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.
DAVIS, John. Novo Dicionário da Bíblia –
Ampliado e Atualizado. Editora Hagnos.
DOCKERY, David S. Manual Bíblico Vida Nova –
1ª. ed. São Paulo, Editora Vida, 2001.
GRUDEM, Wayne. O Dom de Profecia do Novo
Testamento aos Dias Atuais. 1ª. ed. São Paulo, Editora Vida, 2001.
RICHARDS Lawrence. Comentário Bíblico do
Professor. 3ª. Imp. São Paulo: Editora Vida, 2004.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª.
ed. São Paulo: Editora Vida Nova, 1997.
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