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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Atualidade dos Profetas Menores - Lição 01 - 4º. Trimestre. 2012 - EBD CPAD - 07.10.12


 
Texto da Lição: Filipenses 4.10-13
                           
I   -  OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  1. Descrever o panorama geral dos profetas menores.
  2. Analisar a procedência das mensagens dos profetas menores.

  1. Compreender que os escritos dos profetas menores são divinamente inspirados.

II – TEXTO ÁUREO:
“Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus Eterno, a todas as nações para obediência da fé” (Filipenses 4.12,13).

III – VERDADE PRÁTICA: Por ser revelação de Deus, a mensagem dos profetas é perfeitamente válida para os nossos dias.

IV – PALAVRA CHAVE: Atualidade
Ao conjunto dos acontecimentos atuais denominamos o termo atualidade.
                                   
                                            Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva
            http://nasendadacruz.blogspot.com
Ass. Deus COMADALPE-EBD Sapucaia de Fora - Olinda-PE-Brasil
Sábado 29.09.12
V  – COMENTÁRIO DA LIÇÃO – Apresentação
Deus falou no passado por profetas (Hb 1.1) e a mensagem destes continua sendo referencial para os dias atuais – “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir com justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra ” (2 Tm 3.16,17).

Dessa forma as mensagens dos profetas do Antigo Testamento são de suprema importância para o nosso viver cristão, bem como de valor permanente, haja vista serem eles não somente pregadores morais, mas também vigias e sentinelas erigidos por Deus Jeová para despertar e exortar as gerações nas quais estavam inseridos e assim se contextualizavam.

OBJETIVO 1: Descrever o panorama geral dos profetas menores.
A palavra profética tornava-se palavra viva para os profetas. Muitas vezes, Deus os chamava para fazer algo mais do que pregar. Ele os levava a retratar a mensagem na própria vida. 

Os profetas tinham de experimentar o significado e as consequências da Palavra de Deus para seu povo. Assim seus atos simbolizavam para o povo o que Deus faria a Israel (Os 1.2).

Os assim denominados profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, estes profetas viveram em um período de tempo que vai do VIII Século a.C. ao V. Século a.C. Porém, sua mensagem continua tão atual quanto se eles fossem nossos contemporâneos.

Pois eles nos trazem princípios e advertências direcionados para questões sociais, políticas, geopolíticas, espirituais e familiares, as quais se aplicam plenamente às realidades da vida dos crentes de todas as épocas.

Essa classificação “profetas menores” cabe aos doze livros proféticos relativamente pequenos que fazem parter do volume do Antigo Testamento. O fato de eles serem  chamados “menores” não significa que seus autores foram  homens de importância secundária.

Mas apenas que os rolos que eles deixaram escritos são menos volumosos, quando confrontados com os chamados “profetas maiores”: Isaias, Jeremias. Ezequiel e Daniel.

Os profetas menores são divididos em pré-exílico (antes do exílio babilônico) e pós-exílico (depois do exílio babilônico). Os profetas que profetizaram antes do exílio babilônico foram:

Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias. Os profetas que profetizaram depois do exílio foram: Ageu, Zacarias e Malaquias.

Há uma outra forma de orgnização desses profetas menores ao observarmos em que época eles profetizaram e para qual público eles se dirigiam. Dessa forma podemos assim dividí-los:

Aqueles profetas cujas mensagens estão direcionadas ao reino de Judá: “Joel, Miquéias, Habacuque e Sofonias”. E aqueles cujas mensagens estão direcionadas para o reino de Israel: Amós e Oséias.

Os que falaram cujas mensagens foram dirigidas as nação foram: Jonas, Naum e Obadias. E aqueles cujas mensagens foram dirigidas aos judeus remanescentes do exílio: Ageu, Zacarias e Malaquias.

Os profetas que profetizaram ao reino de Israel profetizaram no VIII Século a.C.; os profetas que profetizaram no reino de Judá profetizaram no VIII. e VII Séculos a.C.; e os profetas pós-exílico profetizaram no VI e V Séculos a. C.

Nos profetas menores encontramos revelações escatológicas relacionadas com o futuro de Israel, das quais algumas já se cumpriram e outras ainda irão se cumprir.

Há muitas profecias relativas ao Messias, tanto referentes a sua vida, paixão e morte como à sua segunda vinda em que na primeira parte secretamemte ele arrebata a igreja e na segunda parte, em glória, ele vem para destruir o reino do Anticristo, libertar israel e implantar o seu reino milenar.

Ordem Cronológica e data aproximada
       Profetas
   Referências
       Bíblicas
Reis Envolvidos
837 – 800 a.C.
Joel
Jl 1.1; 2Re 11,13, 14
Joás, Amazias, Jeroboão II
825 – .... a.C.
Jonas
Jn 1.1; 2Re 14, 15
Jeroboão II
810 – 785 a.C.
Amós
Am 1.1; 2Re 15 15 - 20
Jeroboão II
782 – 725 a.C.
Oséias
Os 1.1; 2Re 15 - 20
Usias, Jotão e Acaz
740 – 695 a.C.
Miquéias
Mq 1.1; 2Re 15.8-20; Is 7,8; Jr 26.17-19 2Cr 27-32
Ezequias
640 – 630 a.C.
Naum
Na 1.1; Jn; Is 10; Sf 2.13-15
Josias
640 – 610 a.C.
Sofonias
Sf 1.1; 2 Re 22, 23; 2Cr 34 - 36
Josias
609 – 598 a.C.
Habacuque
2 Re 23, 24; 2Cr 36.1-10
Joaquim; Zedequias; Josias
586 – 583 a.C.
Obadias
2Reis 25; 2Cr. 36.11-21
Exílio; Nabucodonozor
520 a.C.
Ageu
Ed 5,6
Após o Exílio; Ciro; Esdras
520 – 518 a.C.
Zacarias
Ed 5,6
Após o Exílio; Dario I; Esdras
433 – 425 a.C.
Malaquias
Ne 12
Após o Exílio; Artaxerxes I; Neemias

OBJETIVO 2: Analisar a procedência das mensagens dos profetas menores.
-
A mensagem dos profetas é de procedência divina e tem, como cenário, as ocorrências do dia a dia, a exemplo do casamento de Oséias (Os 1.2-5; 3.1-5), e tantos outros acontecimentos que se repetem nos dias atuais à despeita das diferenças culturais, políticas e sociais entre as pessoas e os tempos.

Os profetas pregaram tudo que diz respeito à vida e a piedade. Os temas pregados pelos profetas eram diversos: Eles falaram acerca de Deus, falaram acerca do ser humano e da criação.

Se não fosse a mensagem dos profetas estaríamos hoje como um barco à deriva sem um porto seguro para ancorar. Suas palavras nos conduzem a Cristo.

“Surgido no Século VII a.C., em Israel, o “Profetismo”, foi um Movimento que tinha por objetivo restaurar o monoteísmo hebreu, combater a idolatria, denunciar as injustiças sociais.

Proclamar o Dia do Senhor e reacender a esperança messiânica num povo que já não podia esperar contra a esperança. Tendo sido iniciado por Amós, foi encerrado por Malaquias. João Batista é visto como o último representante deste movimento” (Mt 11.13).

“O profeta era tido como o porta-voz de Deus. Enquanto pregava para a própria geração, o profeta também predizia eventos no futuro. O aspecto duplo do ministério do profeta incluía declarar a mensagem de Deus e predizer as ações de Deus. Assim também chamado de vidente, porque podia ver eventos antes de estes acontecerem.

A idéia de os profetas falarem as palavras de Deus tinha uma consequencia prática: fazia muita diferença na maneira como o povo dava ouvido ao profeta. Na verdade, uma vez que quem ouvia o profeta estava convencido de que as palavras do homem de Deus tinha autoridade divina absoluta.

Eles não se arriscavam, portanto, a desobedecer ou a não acreditar até mesmo na menor parte da mensagem, temendo ser punido pelo próprio Deus (Dt 18.19; 1Sm 8.7; 15.3; 1 Re 20.36; IS 30.212-14; Jr 6.10,11, 16-19).

A Bíblia apresenta o profeta como alguém que era aceito nas câmeras do conselho divino, onde Deus “revela o seu segredo” (Am 3.7). A palavra do Senhor era comunicada ao profeta e mediada ao povo pelo Espírito Santo – com uma convicção poderosa e precisão exata (1Re 13.2,3; 2 Re 23.15-20).

Neste texto encontramos uma profecia predita no reinado de Jeroboão I e que teve o seu cumprimento no reinado do piedoso rei Josias, trezentos anos depois.

Através do Espírito Santo, Deus capacitava ao profeta para falar por Ele. O fato de os profetas falarem as próprias palavras que Deus lhe confiara é enfatizado frequentemente no Antigo Testamento:

“Eu estarei com você ensinando-lhe o que dizer” (Ex 4.12; 24.13) – “Direi somente o que Deus puser na minha boca” (Nm 22.38; 23.5,16) – “Agora ponha em sua boca as minhas palavras” (Jr 1.9) – “Você lhes falará as minhas palavras” (Ez 2.7; 3.17).

Encontramos nas Escrituras do Antigo Testamento os profetas falando as palavras de Deus na primeira pessoa do singular, dizendo coisas como: “Eu farei isso” ou “Eu fiz aquilo”, quando estão falando em lugar de Deus e não por si mesmo (2Sm 7.14-16; 1Re 20.13,42; 2 Re 17.13; 21.12-15).

Inúmeras vezes encontramos nos profetas essa completa identificação das palavras dos profetas com as palavras de Deus, quando os profetas se expressavam da seguinte forma: “...e saberá que Eu sou o Senhor” (1Re 20.13) ou “...Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há salvador” (Is 45.5).

Observe que nenhum Israelita que ouvisse essa expressão do profeta de Deus pensava que o profeta estivesse afirmando que tais palavras eram suas. Para os israelitas havia uma convicção de que o profeta estava repetindo as palavras de quem o havia enviado (1 Re 13.26).

E temos, mui firmes, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vossos corações, sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação (2Pe 1.19, 20).

OBJETIVO-3: Compreender que os escritos dos profetas menores são divinamente inspirados.

Os apóstolos Mateus e João, e o próprio Jesus, afirmam o cumprimento do que escreveram os profetas do Antigo Testamento (Mt 26.56; Lc 24.47; Jo 1.45). Tiago e Paulo confirmaram ser a mensagem do Antigo Testamento, a mesma da Igreja do Novo Testamento (At 15.15-17; 26.22,23).

Jesus ressaltou que toda mensagem da Lei e dos Profetas do Antigo Testamento é cumprida em sua regra áurea (Mt 7.12b). E os apóstolos Tiago e Paulo salientaram que a mensagem dos profetas do Antigo Testamento é essencialmente a mesma da Igreja no Novo Testamento (At 15.15-17; 26.22,23).

Paulo sublinhou também que “Tudo que dantes foi escrito [no Antigo Testamento] para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4).
                                                                                        
Muitas são as profecias relativas ao Messias proferidas pelos profetas menores no Novo Testamento:

Oséias profetizou que o Messias seria o Filho de Deus e seria chamado do Egito (Ex 4.22; Os 11.1a; Mt 2.13-15); que o Messias venceria a morte (Os 13.14; 1Co 15.55-57).

Joel predisse que a salvação seria para todos (Jl 2.32; Rm 10.12,13).

Amós profetizou que o Sol escureceria ao meio dia (Am 8.9; Mt 27.45,46).

Miquéias profetizou que o Messias nasceria em Belém (Mq 5.2; Mt 1.2).

Ageu predisse que o Messias visitaria o segundo tempo (Ag 2.6-9; Lc 2.27-32).

Zacarias profetizou que o Messias seria Deus encarnado e habitaria entre o seu povo (Zc 2.10,11; Jo 1.14); seria recebido com alegria em Jerusalém (Zc 9.9; Mt 21.8-10); que o Messias viria a Jerusalém montado num jumento (Zc 9.9; Mt 11.29); que Ele era a pedra angular que foi rejeitada pelos edificadores (Zc 10.4; Ef 2.20); seria traído e trocado por trinta moedas de prata (Zc 11.12; Mt 26.14,15);

E que as trinta moedas de prata seriam lançadas na casa do Senhor (Zc 11.13; Mt 27.3-5); e que seria usada para comprar o campo do oleiro (Zc 11.13b; Mt 27.6,7); que o Messias teria o seu corpo traspassado (Zc 12.10; Jo 19.34); e que seus discípulos seriam dispersos (Zc 13.7b; Mt 26.31-56).

Malaquias anunciou que um mensageiro prepararia o caminho do Messias (Ml 3.1; Mt 11.10) e que o precursor converteria muitos a justiça (Ml 4,6; Lc 1.16,17).

CONCLUSÃO:
Dentre os profetas menores Miquéias e Zacarias foram os que deram mais ricos detalhes acerca de alguns aspectos da vida do Messias. Os profetas menores falaram do Messias de forma tal que pareciam estar vivendo aquele período, como se eles fossem contemporâneos do Messias.

Consultas:
Li0ções Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2012 – (Comentarista: Esequias Soares).

COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas. Os Doze Profetas Menores. CPAD – Rio de Janeiro, 2012.

Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD

ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico. 8ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

LAHAYE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

CHAMPLIN. R. N. O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO. Editora Hagnos.

DAVIS, John. Novo Dicionário da Bíblia – Ampliado e Atualizado. Editora Hagnos.

DOCKERY, David S. Manual Bíblico Vida Nova – 1ª. ed. São Paulo, Editora Vida, 2001.

GRUDEM, Wayne. O Dom de Profecia do Novo Testamento aos Dias Atuais. 1ª. ed. São Paulo, Editora Vida, 2001.

RICHARDS Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. 3ª. Imp. São Paulo: Editora Vida, 2004.

DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª. ed. São Paulo: Editora Vida Nova, 1997.


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