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sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

L 02-A NATUREZA DOS ANJOS - A BELEZA DO MUNDO ESPIRITUAL - 13.01.19


Subsídios Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre:
L 02-A NATUREZA DOS ANJOS - A BELEZA DO M ESPIRITUAL - 13.01.19
Lucas 1.26-35
Por: Pr. João Barbosa

De acordo com a revelação divina, a obra criadora de Deus se resume a três principais incumbências, e na seguinte ordem:

As hostes angelicais, as coisas materiais, e a vida sobre a terra com os homens como a obra prima de suas mãos. Somente as Escrituras revelam informações confiáveis sobre os anjos.

A Bíblia revela também que os anjos estão sujeitos a classificação. Há anjos notáveis e ministérios que são registrados.

Gabriel, Miguel, o Querubim, o Serafim, os Principados e as Potestades, Anjos eleitos e os Santos anjos, que sempre devem ser distinguidos dos anjos caídos, de cujo grupo alguns estão livres, e alguns estão presos em cadeias, no aguardo iminente do juízo.

Fatos gerais a respeito dos anjos – A doutrina dos anjos está agrupada em doze grandes divisões gerais que podemos analisar em ligeiras pinceladas:

1. Esferas angelicais – Na abordagem da revelação bíblica com respeito aos seres angelicais, é necessário considerar a esfera mais ampla na totalidade do universo e não simplesmente nos marcos limitados desta terra.
A astronomia moderna tem apresentado evidências da vastidão da criação material. Sistemas solares maiores do que estes se estendem para além do alcance humano de compreensão.

Já se sabe da existência de outros Sóis. Contudo, o que os cercam estão distante desta Terra e do seu Sol, cerca de trinta a sessenta bilhões de milhas. “Os anjos estão ligados por uma espécie de corporação entre si mesmo”.

Considere os anjos de Deus associados, e a lei deles é aquela que os dispõe como um exército, em ordem e grau acima do outro (Lc 2.13; Mt 26.53; Hb 12.22).

Esta consideração é importante visto que é natural para os homens supor que a esfera humana forma um centro em volta do qual todas as outras ordens de seres são reunidas.

A existência dos anjos antedata a existência da humanidade, alguns pensam que por Eras sem contas, e o que é apropriado à comunidade unida e correlacionada dos anjos, e às realizações para as quais eles foram criados, tem sido continuamente executado sem referências à ordem inferior e posterior da existência humana, nem dependente dela.

O significado das designações citadas acima – tronos, domínios, principados, potestades, autoridades – é pouco relacionado com as coisas deste mundo ou dependem delas.

2. A realidade dos anjos – Os anjos são seres vivos da mais alta posição e da maior importância no universo. Eles são mais do que meros poderes que emanam de Deus. São seres morais livres e, nas Eras passadas, mantiveram o seu próprio destino dentro do poder de sua própria escolha.

Está revelado que alguns dos anjos “pecaram” e “não guardaram o seu estado original” (2Pe 2.4; Jd 6). Das tremendas questões envolvidas e das Eras extensas abarcadas pela história nessas breves declarações nenhuma revelação completa é oferecida.

Como não pode haver uma quebra de relação da criatura com o Criador, a Bíblia afirma que esses anjos caídos devem no final prestar contas àquele ao qual se rebelaram (Ez 28.16,17; Mt 25.41).

A suficiência dos anjos vem de Deus. Eles vivem e se movem em virtude da capacidade divina. Mesmo Miguel o arcanjo em controvérsia com Satanás asseverou sua dependência de Deus (Jd 9).

 3. A relativa importância de anjos e homens – As Escrituras sustentam que o homem foi “feito por um pouco menor do que os anjos” (Sl 8.4,5; Hb 2.6,7). É provável que os anjos sejam superiores aos homens. A Bíblia afirma que o homem foi feito à imagem de Deus; esta palavra não é dita a respeito dos anjos.

O homem possui um corpo material com as experiências que dele resultam; tal experiência não é dita pertencer aos anjos, embora seja evidente que os demônios procuram um corpo onde quer que seja possível.

Nenhuma importância relativa dos anjos, quando comparado ao homem, será completa quando fala em observar que o homem, embora afundado no “poço da perdição” e num tremendo “lamaçal” seja, quando redimido, elevado a um lugar sobre a rocha (Sl 40.2).

E destinado a ser conformado à imagem de Cristo, cujo estado final estará muito acima da dos anjos. A Bíblia é a única fonte de informação digna de confiança e é primariamente uma revelação aos homens de sua própria relação com Deus.

4. A personalidade dos anjos – Há muitas espécies de espíritos debaixo dos céus, e por esta razão também, muitos graus de espiritualidade e independência espirituais; e, portanto, podemos afirmar que os anjos estão divididos em classes.

Não há sugestões na Bíblia de que alguns anjos sejam mais inteligentes do que outros. Todos os aspectos da personalidade são atribuídos aos anjos. Eles são seres individuais e, embora espíritos, experimentam emoções e prestam uma adoração inteligente (Sl 148.2).

Com devido entendimento à face do Pai (Mt18.10), conhecem suas limitações (Mt 24.36), sua inferioridade em relação ao Filho de Deus (Hr 1,4-14); conhecem sua capacidade para o mal; no caso de anjos caídos, estão sujeitos às classificações e categorias de variada importância.

5. Criação e modo de existência dos anjos – É deduzido de Cl 1.16,16, que todos os anjos foram criados simultaneamente. De igual modo se deduz que a criação dos anjos foi concluída naquele tempo e que nenhum mais será acrescentado ao seu número.

Eles não são sujeitos à morte ou a qualquer forma de extinção. Entretanto, eles não diminuem como também não aumentam. O plano pelo qual a família humana é assegurada através da propagação não tem contraparte entre os anjos.

Cada anjo, por ser uma criação direta de Deus, permanece numa relação imediata e pessoal com o Criador.

A respeito da família humana, como ela vai se apresentar no mundo vindouro, Cristo disse: “pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu” (MT 22.28-30).

Assim, pode-se concluir que não há aumento ou diminuição entre esses seres celestiais. Como o homem é a mais alta criação das esferas terrestres, assim, os anjos são a mais alta criação das esferas mais amplas descritas em Cl 1.16,17, onde está escrito: “

Porque nele, foram criadas todas as coisas nos céus e na terra; as visíveis e as invisíveis, seja tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas; e nele subsistem todas as coisas”.

Os anjos como todos os outros seres mortais, foram criados por Cristo e para Cristo, de modo que permanecem para sempre, para louvor de sua glória.

6. A morada dos anjos – A morada dos anjos é um assunto definido de revelação. O universo todo é habitado por inumeráveis hostes de seres espirituais. Essa vasta ordem de seres com todas as suas classificações têm moradas e centros fixos para suas atividades.

Pelo uso da frase “os anjos que estão no céu” (Mc 13.32), Cristo definitivamente assevera que os anjos habitam as esferas celestiais. Paulo escreve “Ainda que um anjo do céu” (Gl 1.8), e “do qual toda família nos céus e na terra toma o nome” (Ef 3.15).

Na oração que Cristo ensinou a seus discípulos, eles foram instruídos a dizer: “seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (Mt 6.10).

7. O número dos anjos – O profeta Micaias, contemporâneo do profeta Elias, tornou audível uma visão que Deus lhe mostrou. “Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo exército celestial em pé, junto a ele. À sua direita e à sua esquerda” (1Re 22.19).

Observe o que diz Davi: “os carros de Deus são miríades, milhares de milhares. O Senhor está no meio deles, como em Sinai no santuário” (Sl 68.17).

Eliseu viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo em redor (2Re n6.17). Daniel viu “milhares de milhares o serviam e miríades de miríades assistiam diante dele” (Dn 7.10; Lc 2.13; Mt.26.53, Ap 5.11).

8. O poder dos anjos – As expressões “anjo forte” e “anjo poderoso” encontramos no Apocalipse. O nome Gabriel significa o poderoso de Deus; e entre a classificação das ordens angelicais encontramos a que se chama poderes.

O atributo de poder extraordinário pertence as naturezas angelicais em geral conforme aprendemos com Davi, ao exclamar: “bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens” (Sl 103.20).

E impossível estabelecer qualquer comparação entre o poder de um ser material, como o de um anjo, e o típico poder do homem, que é limitado por sua organização.

Se o poder de um homem é avaliado pelo que ele pode produzir por seu conhecimento superior, e as implicações que pode fazer, isto nos dá uma amostra do poder angelical, pois o conhecimento superior que os anjos têm da natureza os capacitaria a empregar em muito maior grau os recurso do universo, para cumprir qualquer ordem que Deus lhes tenha dado para desempenhar.

Um anjo destruiu setenta mil pessoas do reino de Davi em três dias; outro anjo, numa só noite, matou oitenta e cinco mil corpulentos guerreiros do exército do monarca assírio.

Outro anjo destruiu todos os primogênitos do Egito numa só noite. No Apocalipse vemos anjos sustentando os quatro ventos do céu, esvaziando as taças e controlando os trovões da ira de Jeová sobre as nações culpadas.

A terra treme diante das exibições do poder deles como ministros da vingança de Deus contra o pecado.

9. A classificação dos anjos – Governo: a revelação especifica de certos grupos assim como diversos indivíduos importantes entre os anjos. Foi estabelecida cinco principais representações de supremacia entre esses seres, a saber: tronos, domínios, principados, potestades, e poderes.

O termo tronos se refere àqueles que estão sobre eles; domínios, àqueles que ditam regras; principados, àqueles que governam; potestades, àqueles que estão investidos de responsabilidade imperial; poderes, àqueles que exercem supremacia.

Embora haja similaridade nessas designações, a representação é feita por esses títulos para uma dignidade incompreensível e variados graus de posição.

As esferas celestiais de governo excedem os impérios humanos como o universo excede a terra. Anjos eleitos (1Tm 5.21); Querubins, Serafins e Seres Viventes.

O título Querubins fala da posição alta e santa e da responsabilidade deles visto estarem relacionadas ao trono de Deus e porque são defensores do caráter santo e da presença de Deus.

“Os Seres Viventes” são idênticos aos Querubins. Eles estavam no portão do Éden, na cobertura da arca do pacto e em Ap 4 concluímos que isto tem a ver com a vindicação da santidade de Deus contra o orgulho presunçoso do homem pecador (Gn 3.22-24).

Certos anjos são conhecidos somente pelo serviço que prestam. Desses, há aqueles que servem como anjo do juízo (Gn 19.13; 2Sm 24.16; 2Re 19.35; Ez 9.1,5,7; Sl 78.49).
Fala-se do “vigilante” (Dn 4.13.23); “do anjo do abismo” (Ap 9.11); do anjo que “tinha poder sobre o fogo” (Ap 14.18); do “anjo das águas” (Ap 16.5) e dos sete anjos (Ap 8.2).

Nos livros apócrifos é feito referência a três anjos não mencionados na Bíblia, a saber, Rafael, Uriel e Geremiel.

10. O ministério dos anjos – nenhuma verdade é mais estabelecida nas Escrituras do aquela que é afirmada em Hb 2.14: “não são todos eles espíritos ministradores, enviado a favor dos que hão de herdar a salvação?”

Na companhia do Senhor os anjos visitaram o patriarca Abraão nos carvalhos de Moré (Gn 18.1,2), dali partiram para libertar Ló. Apareceram a Jacó e eram familiares a Moisés.

Está escrito que a Lei foi promulgada por meio de anjos (Gl 3.19). Foi administrada por ministério de anjos (Atn 7.53). No Sl 91.11,12, está escrito: “Porque a seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos”.

Foi um anjo que permaneceu com os três homens na fornalha de fogo. No seu segundo advento, “mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mt 13.41,42).

11. A disciplina progressiva dos anjos – A igreja na terra revela os anjos, Algo da sabedoria de Deus, pois está escrito: “para que agora a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes” (Ef 3.10).

Assim, a igreja será uma reveladora da graça divina aos anjos, pois está escrito: “para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus” (Ef 2.7).

12. Os anjos como espectadores – Em Lc 15.10, os anjos são vistos como observadores da alegria do Senhor sobre o pecador que se arrepende. Toda a vida de Cristo sobre a terra foi contemplada por “anjos” (1Tm 3.16).

A presença dos anjos é registrada na criação das coisas materiais (Jó 38.7); na doação da Lei (At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2); no nascimento de Cristo (Lc 2.13); na tentação (Mt 4.11); na ressurreição (Mt 28.2); na ascenção (At 1.10) e na sua Segunda Vinda (Mt 13.37-39; 24.31; 25.31; 2Ts 1.7).

Consultas: SOARES Ezequias. Comentarista da Lição Bíblica EBD do 1º. Trimestre 2019 com o Tema: Batalha Espiritual.
SOARES Ezequias. Batalha Espiritual. CPAD. Rio de Janeiro, 2018
OLIVEIRA Miqueias. Batalha espiritual por Princípios Bíblicos. BV Films Editora Eireli, Rio de Janeiro, 2016
BARCLAY Willliam. As Obras da Carne e o Fruto do Espírito Vol.2. Editora Vida Nova São Paulo, 2010
BUBECK Mark I. O adversário. Edições Vida Nova. São Paulo, 1993
DAMASCENO Fábio. A Cura Interior. Editora Vinde. Rio de Janeiro, 1997
CHAFFER. Lewis Sperry Vol.1&2.Editora Hagnus. São Paulo, 2003
LAHAYE Tim. Bíblia de Estudo Profética Editora hagnus. São Paulo
NEE Watchman. O Homem Espiritual – Vol 1. Editora Betania. Belo Horizonte, 2002

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