Total de visualizações de página

sábado, 13 de janeiro de 2018

Uma Salvação Grandiosa - 14.01.18

Subsídios Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre:
  Lição 02 - Uma Salvação Grandiosa - 14.01.18
Texto Bíblico: Hebreus 2.1-18
Por: Pr. João Barbosa
                                         
Introdução: Vimos que os cristãos hebreus enfrentavam tempos de perseguição. Considerando que não havia grandes diferenças entre judaísmo e cristianismo na mente desses cristãos, eles eram tentados a passar da religião cristã proscrita à religião judaica que gozava de existência legal, a fim de escapar das perseguições e confisco pelo império romano.

Voltar-se de Cristo para Moisés nesta época de perseguição seria um erro tão grave como aquele que Israel cometeu em Cades-Barneia, quando o povo se rebelou contra Moisés (Nm caps 13 e 14).

O apóstolo se dirige aos judeus dispersos que conheciam bem a Torá, falando-lhes da salvação de Cristo (Hb 2.3). Considerando-se a grandiosa origem de nossa salvação e que até mesmo os anjos dos céus estão envolvidos, procurando trazer essas coisas a nossa atenção, cabe-nos atentarmos para essa tão grande salvação.

Porque agora, Deus falou não através de profetas ou de anjos. Deus falou através do Filho, por Cristo, mediador do novo pacto; está acima dos anjos que foram mediadores do antigo pacto.

Origem: Nossa palavra “salvação” vem do latim “salvare” que significa “salvar”, e de “salus” que significa “saúde” ou “ajuda”. A palavra hebraica traduzida em português para “salvação” indica “segurança”.

O termo grego “seteria” e suas formas cognatas tem a ideia de “cura”, “saúde” recuperação”, “redenção”, “remédio”, “bem estar” e   “resgate”. A ideia de “salvar” quando usada para indicar a salvação espiritual, fala sobre o “livramento” do pecado e da degradação moral  e das penas que devem seguir-se como o julgamento divino.

Mas o “livramento” também nos confere algo a saber: O perdão, a justificação, a transformação moral e a vida eterna, que consiste na participação, na própria vida de Jesus, no seu “tipo” de vida.

Desenvolvimento: Contudo, o autor diz muito mais: o alvo do cristão não consiste apenas em ser convertido e salvo. Jesus afirmou: “Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16).

O propósito de Deus é transformar essencialmente os que creem, e torná-los semelhantes a Jesus (Rm 8.29). Seu alvo é que Cristo ganhe forma em nós (Gl 4.19).

Visto que o apóstolo descreve na história de Israel o esboço das linhas básicas da história da salvação do NT, ele recorre às ordens de Deus do AT para fundamentar a responsabilidade espiritual dos fiéis.

Israel obteve a lei pela mediação dos anjos, a igreja recebeu a palavra da graça através do Filho (Dt 33.2; At 7.38,53; Gl 3.19; Jo 1.17). Deus mesmo havia avalizado o cumprimento de sua ordem legal em Israel: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo” (Dt 27.26; Gl 3.10).

Quem se subtrai à palavra de Deus, quem se rebela contra a vontade de Deus, quem transgride propositadamente a ordem de Deus é atingido pelo castigo justo de Deus, num tempo e numa proporção que estão reservadas ao arbítrio de Deus.

O julgamento de Deus não precisa suceder imediatamente à transgressão do ser humano, mas com certeza o atingirá (Gn 15.13-16; 44.16; Js cap.7; Ec 8.11). Quanto maior, porém, a dádiva, tanto maior também a responsabilidade: Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?

Deus vem a nós pessoalmente em Jesus Cristo (2Co 5.19). Ele se oferece a si próprio. Ele nos concede perdão, nova vida e salvação do juízo. Aquilo que já é concedido ao fiel aqui na terra como grandeza espiritual invisível – que “habite Cristo no vosso coração” (Ef 3.17).

Isso será exposto à plena luz na consumação da salvação (Rm 8.24). A expressão “desprezar a salvação” é explicada mais de perto em Mt 22.5.

A magnitude da nossa reponsabilidade – Na parábola das núpcias reais Jesus descreve a mesma situação que também move o apóstolo na relação de sua carta: (Hb 10.28,29; 12.25; Mt 3.7,8; Hb 4.2; Mc 12.14; At 10.37,38; 1.21,22; 1Co 15.5-8; Lc 1.2; 1Co 11.23; 15.1-3; Rm 6).

Deus confirma sua palavra. Ele repetidamente intervém no curso da história, ele autentica a pregação do Evangelho com atos poderosos, garantindo assim a certeza da salvação.

Atos dos Apóstolos informa como Jesus Cristo acompanha o caminho de suas testemunhas e torna realidade as suas promessas (Mc 16.17,18,20). A ação de Deus através de seu Espírito Santo sempre volta a tomar forma visível de uma ou de outra maneira.

Sinais, prodígios e vários milagres (At 14.3) devem evidenciar que a redenção através de Cristo não abrange somente a alma e o espírito, mas toda existência terrena do homem e finalmente também toda criação (Rm 8.19; Ap 21.1).

A superioridade do Filho do Homem sobre os anjos – Mais uma vez o apóstolo retorna a comparação da magnitude de Jesus com o poder dos anjos. Podemos levantar a seguinte pergunta: será que os cristãos, aos quais se dirige o presente escrito, já estavam sendo influenciados pelo gnosticismo? Sob a ação de filosofia grega, de cultos orientais de mistérios e de doutrinas judaicas tardias sobre anjos?

Formaram-se já no primeiro século sistemas doutrinários que consideravam os astros como anjos ou moradias de anjos, atribuindo a esses anjos uma influência especial sobre o domínio das pessoas e dedicando-lhe sua veneração.

O apóstolo Paulo adverte os cristãos de Colossos diante de uma “adoração de anjos” falsa e catastrófica (Cl 2.18 BLH). Em todo caso, a carta aos Hebreus destaca intensamente: Jesus é o eterno Filho de Deus, os anjos em contrapartida são seres criados do mundo celestial.

Os anjos são mediadores da lei, Jesus é o portador da salvação. Agora os anjos detêm um domínio restrito e exercem sua influência sob a configuração presente do mundo. No fim dos tempos, porém, impor-se-á a vitória de Jesus e sua restrita soberania mundial.

A igreja aguarda o novo mundo, cuja característica será a justiça perfeita de Deus. É a Nova Era mundial que irromperá com a volta de Jesus (1Ts 4.13) e que chegará à consumação pela nova criação do céu e da terra (Ap 21.1).

Enquanto até agora Jesus Cristo como Filho de Deus ocupou o centro da mensagem apostólica desde a eternidade, Jesus surge nesse momento em nosso campo de visão como o Filho do Homem. Novamente é uma citação do AT que serve como ponto de partida.

A humilhação e exaltação do Filho do Homem – O Sl 8.5-7 adquire uma importância vital para o apóstolo. O ser humano de que se está falando é o “Filho do Homem”. O apóstolo encontra nessa ideia o enfoque para a interpretação messiânica do Sl 8.

O panorama da riqueza profética do AT deve ser mais uma vez descortinada aos leitores de Hebreus. Jesus Cristo é o “Filho do Homem”, sobre o qual já são enunciadas profecias no Sl 8. Ele, que possui a glória divina, torna-se verdadeiramente “o Homem”.

Nele, o segundo Adão (Rm 5.14). Deus coroa o itinerário de seu Filho ao transferir-lhe a soberania real sobre o universo: Todas as coisas sujeitaste debaixo de seus pés (Sl 8.7; 110.1). Estão estritamente interligados em 1Co 15.25-27; Ef 1.20-22). Ninguém pode esquivar-se da autoridade e do poder do rei celestial. Cristo detém “poder sobre toda a carne” (Jo 17.2).

Agora, porém, sua soberania universal ainda não está visível. Esse “ainda não” que aponta para o futuro tem paralelos em (Mc 13.7; 1 Jo 3.2; Ap 17.10,12). Em seguida o escritor da carta aos Hebreus pronuncia mais uma vez com clareza: Por um pouco, tendo sido feito menor do que os anjos, Jesus “Jesus foi humilhado por pouco tempo abaixo dos Anjos”.

Durante sua vida na terra nosso Senhor teve seu lugar no espaço e no tempo. Por sua constituição corporal ele estava sujeito a todas as leis da constituição humana, conheceu fome e sede, cansaço e dores, alegria e luto.

Seu rebaixamento demonstrou-se ainda mais no fato de que pessoas o detiveram, maltrataram e o mataram, e que, através dos seus adversários terrenos, ele, em última análise, foi abandonado nas mãos de poderes satânicos.

Jesus podia dizer: “esta, porém é a vossa hora e o poder das trevas” (Lc 22.53; Jo 14.30; 19.11). Cristo trilhou esse caminho para salvação do mundo inteiro: Ele assumiu sobre si a morte em favor de todos.

Uma salvação eficaz: Vitória sobre o Diabo – O NT constata que a vitória de Jesus sobre todos os poderes antidivinos já começa durante a sua atuação na terra (Lc 10.18; Jo 12.31; 2Tm 1.10). Na cruz é consumada a vitória. Hb 2.14 nos lembra que a morte de Jesus é o cumprimento da promessa do AT em Gn 3.15: Ele esmagou a cabeça da serpente.

Com a volta de Jesus e a ressurreição dos mortos sua vitória sobre o Diabo e a morte será manifesta de todo o mundo (1Co 15.26, 54-57).

O Apocalipse de João, por fim, nos descreve o aniquilamento do Diabo e de todos os poderes hostis a Deus como um dos grandes eventos dos fins dos tempos (Ap 12.7-10; 20.10,14,15) que antecedem a nova criação do céu e da terra.

Como essa vitória de abrangência mundial pode ser conquistada somente pelo fato de o Filho do Homem ter passado pessoalmente pela tentação e tribulação do medo diante da morte (Lc 12.50; Mc 14.33,34; Jo 12.27,28; Hb 5.7).

Na profundeza dos sofrimentos ele superou o temor da morte e, morrendo, venceu o poder do Diabo. Temer a morte é característico da nossa existência natural humana. Mas Jesus destituiu o poder da morte (2Tm 1.10). Desta maneira os membros da igreja também são libertados do medo da morte.

Podem agora encarar sem temor o fim de seu tempo de vida na terra, porque para eles a morte se torna passagem para a eterna glória de Deus.

O autor de Hebreus faz aqui uma declaração fundamental. Ele quer dirigir o olhar dos fiéis para um fato irremovível, colocado por Deus é que é de imensurável importância para o caminho de cada cristão para a morte.

Com essa afirmação o apóstolo não elimina nem a seriedade nem a gravidade da morte. Ele está bem ciente de que também para quem crê a decadência das forças físicas, a trajetória para a morte, pode tornar-se uma caminhada pelo “vale escuro” e ser cheia de aflição e tribulação.

Contudo, ao mesmo tempo, ele também sabe: O próprio Cristo nos acompanha no limiar de nossa vida para o outro lado, para a eternidade.

No final do presente capítulo o apóstolo menciona mais uma vez as consequências da encarnação de Jesus (Hb 2.14). Da condição humana plena de Jesus faz parte todas as tentações que ele passou no seu ministério.

Aquilo quem os evangelistas nos informam sobre a tentação de Jesus no deserto (Mt 4.1-11), não é uma encenação religiosa, mas um acontecimento em que já está tudo determinado.

 A gravidade da tentação reside principalmente em que o Diabo espera algo de Jesus que lhe compete como Filho de Deus. Ele teria tido o direito de transformar pedras em pão, Ele também bem poderia ter se lançado do pináculo do templo e os anjos teriam vindo em seu auxílio.

Mas precisamente nisso Ele vence a tentação, renunciando espontaneamente em obediência a seu Pai Celestial, ao seu poder e à sua glória divinas. Lucas encerra o relato sobre a tentação de Jesus no deserto com as palavras: “Depois que o Diabo tinha terminado todas as tentações, apartou-se dele até o momento oportuno” (Lc 4.13).

O tentador, portanto, não deixou Jesus em paz (Mt 16.22,23). Na paixão de Jesus a tentação chegou ao ápice. Quando os escribas e anciãos nas últimas horas de vida de Jesus lhe disseram: “Desça da cruz, e creremos nele (Mt 27.42).

Mais uma vez estava tudo em perigo. Jesus teria tido o direito e o poder de descer da cruz, mas ele sabia que com isso não seria cumprida toda vontade de Deus, motivo pelo qual permaneceu na cruz e resistiu a essa tentação (Mat 26.53,54).

Conclusão – Na paixão e na morte ele atravessou uma profundidade de tentação como jamais um ser humano a sofreu nem antes nem depois dele.  Entretanto, a consequência dessa realidade na história da salvação de importância decisiva para a igreja de Jesus é que Jesus pode socorrer os Filhos de Deus aflitos e tentados em qualquer situação.

O “sofrimento solidário” com os Filhos de Deus atribulados (Hb 4.15) leva-o a ajudá-los. A vitória derradeira de Jesus neste mundo (Hb 2.5), também inclui a vitória de Jesus sobre a tentação na vida dos fiéis.


Consultas:
GONÇALVES José. Comentarista da Lição Bíblica para Adultos EBD CPAD no 1º Trimestre 2018.  A Supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus
GONÇALVES José. .  A Supremacia de Cristo: Fé, esperança e ânimo na Carta aos Hebreus. Editora CPAD. Rio de Janeiro. Outubro, 2017
HENRICHSEN Walter A. Depois do Sacrifício – Estudo da carta aos Hebreus. Editora Vida. São Paulo 1996
LAUBACH Fritz. Carta aos Hebreus – Comentário Esperança. Editora Esperança. Curitiba, 2013
BOCH Darrell L. e GLASER Mitch. O Servo Sofredor – Editora Cultura Cristã. São Paulo, 2015
CHAFFER. Teologia Sistemática. Vl 7 & 8. Editora Hagnus. São Paulo, 2008
Bíblia Sagrada King James – Tradução Atualizada

CHAMPLIN. Novo Testamento Interpretado Versículo por versículo. Vl 5. Editora  Hagnus. São Paulo, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário