Igreja Evangélica Assembleia de Deus
em Abreu e Lima Pernambuco
Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios
Bibliológicos para o Tema: A razão da nossa Fé – Assim cremos e assim vivemos:
1 Co
12.12-20,25-27
Por: Pr. João Barbosa
Definição de
Igreja
– Jesus assevera, em Mt 16.18 “Edificarei a minha igreja”. Esta é a primeira
entre mais de cem referências no NT que empregam a palavra grega primária para “igreja”:
ekklesia, composta com a preposição ek (“fora de”) e o verbo kaleo (“chamar”).
Logo, ekklesia denotava
originalmente um grupo de cidadãos chamados e reunidos, visando um propósito
específico.
O termo é conhecido desde o século V a.C., nos escritos de
Heródoto, Xenofontes, Platão e Eurípedes.
Este conceito de ekklesia
prevalecia especialmente na capital, Atenas, onde os líderes políticos eram
convocados como assembleia constituinte até quarenta vezes por ano.
O uso secular do termo também aparece no NT. Em Atos 19.32.41,
por exemplo, ekklesia refere-se à turba enfurecida de cidadãos que
se reuniu em Éfeso para protestar contra os efeitos do ministério de Paulo.
Na maioria das vezes, porém, tem uma aplicação mais sagrada
e refere-se àqueles que Deus tem chamado para fora do pecado e para dentro da
comunhão do seu Filho, Jesus Cristo, e que se tornaram “concidadãos dos santos
e da família de Deus” (Ef 2.19).
Ekklesia é sempre
empregada às pessoas e também identifica as reuniões destas para adorar e
servir ao Senhor.
A palavra grega ekklesia
(igreja), literalmente refere-se à reunião de um povo por convocação (gr. ekkaleo).
No NT, o termo designa principalmente o conjunto do povo de
Deus em Cristo, que reúne como cidadão do Reino de Deus (Ef 2.19), com o propósito
de adorar a Deus.
A palavra “igreja” pode referir-se a uma igreja local (Mt
18.17; At 15.4) ou a igreja no sentido universal (JO 16.18; At 20.28; Ef
2.21,22).
A igreja é apresentada como o povo de Deus (1Co 1.2; 10.32;
1Pe 2.4-10), o agrupamento dos crente redimidos como fruto da morte de Cristo
(1Pe 1.18,19).
É um povo peregrino que já não pertence a esta terra (Hb 13.12-14),
cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus
(1Pe 2.5; Hb 11.6).
A igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no
Reino de Deus. A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a
recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai (2Co 6.16-18).
A igreja é o templo de Deus e do Espírito Santo (1Co 3.16;
2Co 6.14 – 7.1; Ef 2.11-22; 1Pe 2.4-10).
Este fato, no tocante à igreja, requer dela separação da
iniquidade e da imoralidade. A igreja é o corpo de Cristo (1Co 6.15,16; 10.16,17;
12.12-27).
Isso indica que não pode existir igreja verdadeira sem união
vital de seus membros com Cristo. A cabeça do corpo é Cristo (Cl 1.18; Ef 1.22;
4.15; 5.23).
A igreja é a noiva de Cristo (2Co 11.2; Ef 5.23-27; Ap 19.7-9). Este conceito nupcial enfatiza tanto
a lealdade, devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à
sua igreja e sua comunhão com ela.
A igreja é um a comunhão (gr. kaoinonia) espiritual (2Co 13.14; Fp 2.1). Isto inclui a habitação
nela do Espírito Santo (Lc 11.13; Jo 7.37-39; 20.22).
A unidade do Espírito Santo (Ef 4.4) e o batismo com o Espírito
Santo (Lc 11.13; Jo 7.37-39; 20.22), a unidade do Espírito (Ef 4.4) e o batismo
com o Espírito Santo (At 1.5; 2.4; 8.14-17; 10.44; 19.1-7).
Essa comunhão deve ser uma demonstração visível do mútuo
amor e cuidado entre os irmãos (Jo 13.34,35).
A igreja é um exército engajado num conflito espiritual
batalhando com a espada e o poder do Espírito (Ef 6.17). Seu combate é
espiritual, contra Satanás e o pecado.
O Espírito que está na igreja e a enche, é qual guerreiro manejando
a palavra viva de Deus, libertando as pessoas do domínio de Satanás e anulando
todos os poderes das trevas (At 26.18; Hb 4.12; Ap 1.16; 2.16; 19.15-21).
A igreja é a coluna e o fundamento da verdade (1Tm 3.15),
funcionando, assim, como alicerce que sustenta uma construção. A igreja deve
sustentar a verdade e conservá-la íntegra, defendendo-a contra os deturpadores
e os falsos mestres (Fp 1.17; Jd 3).
A igreja é um povo possuidor de uma esperança futura. Essa
esperança tem por centro a volta de Cristo para buscar o seu povo (Jo 14.3; 1Tm
6.14; 2Tm 2.8; Tt 2.13; Hb 9.28).
A igreja é tanto visível como invisível.
A igreja visível é o conjunto dos crentes de uma determinada
localidade unidos por sua fé viva em Cristo que chamamos de igreja local.
A igreja invisível consiste de congregações locais composta de
crentes vencedores e fieis (Ap 2.11, 17, 26), bem como de crentes professos porém
falsos (Ap 2.22) “caídos” (Ap 2.5), espiritualmente mortos (Ap 3.1) e “mornos”
(Ap 3.16; Mt 13.24; At 12.5).
Mas no dia do Arrebatamento o Senhor Jesus levará consigo apenas
os crentes fiéis. Todos aqueles que experimentaram o Novo Nascimento (Jo 3.6,7).
Bibliografia
Lições Bíblicas EBD CPAD - 3º. Trimestre 2017. Comentarista:
Pr. Esequias Soares
SOARES Esequias. A Razão da nossa Fé – Assim cremos, assim
vivemos. CPAD RJaneiro 2017
ELWELL Walter A. Enciclopédia Histórico-Teológica da Igreja
Cristã. Editora Vida Nova. SPaulo, 2009
FERREIRA, Ebenézer
Soares. Manual da Igreja e do Obreiro. Edit. Juerpe. RJaneiro, 1985
MARETINS, Jeziel Guerreiro. Manual do Pastor e da Igreja. Santos
Editora. Curitiba, Paraná, 2002
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática – Uma perspectiva
Universal. CPAD. RJaneiro 1996
Bíblia de Estudo
Pentecostal
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