Total de visualizações de página

sábado, 17 de dezembro de 2016

Lição 12 - Sabedoria Divina para Tomada de Decisões - 18.12.16 - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão:
1 Reis 4 29-39
                                         Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                                
DESENVOLVIMENTO:
Deus é a fonte de todo conhecimento e sabedoria. O saber do homem será sempre relativo.
Por isso ele deseja nos dar sabedoria para vivermos de modo que o seu nome seja glorificado em nossas vidas e ministérios.

Salomão, escolhido para suceder Davi, era um jovem inteligente, mas diante da responsabilidade de governar seu povo, ele pediu a Deus sabedoria.

Salomão não solicitou de Deus bens materiais ou a morte de seus inimigos. Ele pediu bom senso para guiar o seu povo de modo justo e inteligente.
Precisamos de sabedoria vinda do alto para realizarmos a obra do Senhor.

Crise familiar no reino davídico – A sucessão do trono de Israel, fez com que uma grave crise familiar se instalasse na família de Davi.

Adonias o quarto filho de Davi, rebelou-se contra o seu pai e proclamou-se rei de Israel, embora Deus e também Davi tivessem designado Salomão como o próximo rei (vv. 5.17-30; 2.15).

Até a sua morte Davi teve problemas com seus filhos. Apesar do seu conceito de bom governante, foi um grande fracasso como pai, negligenciando ou deixando de ensinar, guiar e conduzir seus filhos de modo correto, segundo os preceitos de Dt 6.1-9.

Como resultado, Davi em sua vida sofreu muitos desgostos, mágoas e tristezas. Seu primeiro filho, Amnon, violentou sua meio-irmã Tamar, e a seguir foi morto pelo seu meio-irmão, Absalão (2Sm 13.1-33).

O terceiro filho de Davi, Absalão, rebelou-se contra o pai e intentou mata-lo. Agora, seu quarto filho rebelou-se e posteriormente foi executado por Salomão (1Re 2.23-25).

Por Davi não executar a vontade de Deus no tocante á família, experimentou uma série de tristezas no decurso de sua vida.

O fruto do discipulado mais importante da nossa vida é o nosso empenho para, de todo coração, sermos sempre fiéis ao nosso cônjuge e a nossos filhos, e conduzi-los num viver segundo a vontade de Deus mediante o ensino e o exemplo (Bíblia de Estudo Pentecostal, R.Janeiro: CPAD, p.518).

Salomão busca sabedoria para reinar – Salomão buscou sabedoria em Deus. Ele pediu verdadeira sabedoria, não simplesmente inteligência.
O conceito hebraico de sabedoria sempre envolve a habilidade para distinguir entre o certo e o errado.
Deus respondeu com três promessas incondicionais e uma condicional. Foi garantido a Salomão sabedoria, riqueza e honra. Foi-lhe prometido vida longa ‘se andar nos meus caminhos’.

Promessas condicionais também são dadas a nós, ainda que algumas bênçãos permaneçam condicionadas à nossa obediência. (RICHARDS, Lawrence. O Guia do Leitor da Bíblia – Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD. P.223).

O desejo de construir um templo – Davi desejou reunir o povo de Israel em um só lugar para adorar a Deus.

Ele desejou e se esforçou para isso, ajuntando materiais que seriam necessários á construção da casa de Deus. Mas o Senhor não permitiu que Davi construísse.

Todo material, o projeto, bem como toda a liturgia da vida religiosa foram providenciados por Davi e entregues a Salomão.

Construir uma casa para Deus era uma necessidade e iria contribuir para a união das famílias e o fortalecimento do reino de Israel.

Deus deu a Salomão sabedoria e todos os bens necessários para a construção do Templo.
Estamos vivendo uma das piores crises econômicas do país, mas o Senhor não deixará faltar a provisão para a sua Casa.

Deus concedeu a Salomão sabedoria para a edificação do Templo – Salomão fortalece as relações com Tiro e faz contratos para materiais com os quais construirá o templo que Davi havia sonhado erguer (1Re 5.1-12).

Salomão convocou milhares de trabalhadores israelistas e, no quarto ano de seu reinado, começou a construção.

A estrutura é magnífica, do melhor mármore e madeira de cedro, ricamente adornado com cobertura de ouro e mobiliado com utensílios de ouro.

O projeto toma sete anos, e afinal, a construção é concluída. A planta do Templo e seus utensílios são modelados a partir do modelo que Deus deu a Moisés para um centro de adoração móvel.

Os utensílios do Templo, ainda que numa escala muito maior, tinham o mesmo significado espiritual que cada item corresponde no Tabernáculo. (RICHARDS, Lawrence. O Guia do Leitor da Bíblia – 

Uma Análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10 ed. Rio de Janeiro: CPAD. P.244-225).

Adonias – Quarto filho de Davi com Hagite (2Sm 3.4). Quando Davi estava ás portas da morte, Adonias desejou sucedê-lo no trono, pois naquele tempo ele era o filho mais velho.

Reunindo carruagens, cavaleiros e cinquenta homens, Adonias recrutou a ajuda de Joabe, comandante do exército de Abiatar, o sumo sacerdote.

Entretanto, outros generais, sacerdotes, o profeta Natã e os guarda-costas de Davi se recusaram a segui-lo.  (Dicionário Bíblico Wycliffe. CPAD. p.30).

Concluímos que Deus abençoou e prosperou Davi e o seu reino, embora ele tenha enfrentado muitas crises.

Mas Salomão recebeu a dádiva da sabedoria e o seu reino foi ainda maior e mais próspero. Ele teve o privilegio de usar sua sabedoria para construir a Casa de Deus, um lugar de adoração ao Senhor que contribuiu também parta favorecer a unidade devocional.

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro2010
http://teologiaegraca.blogspot.com.br/
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl 1.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

Bíblia de Estudo Almeida SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário