Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Lição 11 -O Socorro de Deus para Livrar o seu Povo - 11.12.16 - EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão:

Ester 5.1-6
Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                                
DESENVOLVIMENTO:
Além de Mardoqueu (ou Mordecai) e Ester, outros três personagens fazem parte de todo enredo da história, que são: o rei Assuero, (ou Xerxes I), a rainha Vasti, Hamã, Mordecai e Ester (Et. 1.1-3, 9; 3.1;2.5,6).

Muitos anos antes do início da história de Ester os judeus travaram uma guerra e a nação judaica se dividiu em dois reino: Norte e Sul.

O reino do Norte recebeu o nome de Israel e o reino do Sul foi chamado Judá, e a maioria de ambos os reinos não andou com Deus.

Em 722 a.C., Deus permitiu que os exércitos assírios levasse o reino do Norte ao cativeiro. Mais de 100 anos depois Deus deu o mesmo castigo aos do reino do Sul por causa de sua desobediência, por Nabucodonosor rei da Babilônia em 606 a.C.

A Babilônia caiu nas mãos dos medo-pérsia em 539 a.C., e Assuero tornou-se rei do vasto império  Persa em 485 a.C. O) livro de Ester é uma fatia da história dos judeus exilados na Pérsia.

Mardoqueu descendia desses exilados judeus. Homem piedoso. Ele criara Hadassa que era Ester, filha de seu tio, a qual não tinha pai nem mãe. Mardoqueu a tomara por filha.

Ester entre as moças do palácio, alcançou graça diante do rei e foi constituída rainha da Pérsia, no lugar de Vasti.

Não imaginava ela que seu papel dentro do palácio real de Assuero seria o de salvar todo o seu povo do extermínio tramado por Hamã e conquistar espaço dentro do império para se defender e servir ao seu Deus.

A providência invisível de Deus – Uma trama contra o povo de Deus foi armada por Hamã, oficial da corte do rei Assuero. Mardoqueu, tendo notícias da trama, preparou Ester para ser o elo de Deus para salvação do seu povo, e disse-lhe: (Et 4.14).

A festa dos 180 dias de Assuero – Esse tempo datava o tempo do governo de Xerxes (Assuero) no Império Persa, nos anos 486 a 465 a.C. Seu pai foi Dario, o Grande, e sua mãe chamava-se Atosa, filha de Ciro. 

Assuero herdou um enorme império, mas não conseguiu estender suas fronteiras como objeto da vaidade dos reis daquela época.

A exibição imperial que provocou a saída da rainha Vasti do palácio – Aquela festa havia chegado a um ponto de total extravagância em comidas e bebidas, deixando todos aqueles homens da corte completamente irracionais.

Nesse contexto de exibicionismo e ostentação de Assuero, pelo ímpeto da vaidade e do exagero do vinho, o rei ordenou que se chamasse Vasti, a rainha, para apresenta-la aos seus convidados, como se fosse uma peça de decoração.

A rainha Vasti, contrariando a ordem do rei, recusou-se a comparecer diante dele e da corte, o que representou humilhação para o rei, causando a Vasti a severa punição.

Sentindo-se humilhado e não querendo perder a autoridade real, Assuero depôs a sua realeza.
Ao depor Vasti do palácio, queria que ficasse bem claro a todos os palacianos que nada, ninguém, nem a rainha, podia recusar uma ordem real sem sofrer consequências.

Esses fatos contribuíram para que o propósito de Deus fosse realizado na vida do seu povo cativo naquela terra.

Sob o desígnio de Deus, Ester entra no palácio de Assuero –Depois que os servos mais leais ao rei sugeriram que ele escolhesse uma das moças do seu harém no palácio para ocupar o lugar de Vasti, foram selecionadas 400 moças virgens como candidatas ao trono da rainha junto a Assuero (Et 2.12-17).

Naqueles dias, estando Mardoqueu sentado a porta do rei, dois eunucos dorei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres sobremodo se indignaram, e tramaram atentado contra o rei Assuero (Et 2.21-23).

A trama de Hamã – Ele era um  Agagita que odiava os judeus. Visto que Hamã tinha poderes políticos advindos do seu “status” de primeiro oficial do reino persa, por sua arrogância, ambição e astúcia resolveu destruir o provo judeu, principalmente, Mardoqueu.

Como Mardoqueu não se inclinava perante ele quando passava entre o povo, o seu ódio cresceu e, para tanto, tramou diabolicamente  a destruição de todos os judeus que viviam no império.

Para esse intento, Hamã persuadiu Assuero a fazer um decreto contra os judeus (Et 3.13-15). Mardoqueu percebendo que a tragédia viria e seu povo seria destruído, vestiu-se de saco de cilício e foi para a porta do palácio de Assuero (Et 4.1-6).

Ester toma conhecimento da trama – Apesar de Ester saber que não podia ir à presença do rei sem ser convidada, ela foi convencida de que era o meio pelo qual Deus haveria de agir, e Mardoqueu disse-lhe: “[....] quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Et 4.14).

Ela sabia que não poderia quebrar as regras do palácio, mesmo sendo a rainha. Por isso arriscou-se com graça e prudência, para entrar à presença de Assuero.

Ester avaliou bem toda a fala de Mardoqueu (Et 4.13,14), e preferiu correr o risco de entrar na presença do rei sem ser convidada. 

Entretanto como mulher temente a Deus, pediu que reunisse todos os judeus para que jejuassem por ela, sem comer nem beber, até que pudesse tomar a iniciativa e entrar na presença do rei.

Ester usa de estratégia inteligente para ter acesso ao rei – Sem precipitação e com prudência, Ester preparou-se para aquele momento, vestindo-se com vestidos reais e perfumando-se para o encontro.

Perguntou-lhe o rei “Que é que tens rainha Ester, ou qual é a tua petição?” (Et 5.1-5).  Ester o convida para um banquete e pede que Hamã esteja presente também.

Assim, ambos foram ao banquete preparado por Ester (Et 5.8). Visto que Hamã mantia o seu intento de matar e destruir Mardoqueu e todo o seu povo, após o banquete, sua mulher sugeriu que ele fizesse uma forca para enforcar Mardoqueu inimigo do rei e do império.

Hamã mandou preparar a forca para Mardoqueu e foi para a festa de Ester (Et 5.14; 6.4). Após o banquete, Hamã revelou ao rei sua insatisfação com Mardoqueu que não se inclinava para ele e nem o respeitava á porta do palácio.

De igual modo tomou para si o mérito da descoberta dos homens que tramavam o assassinato do rei, mas o mérito era de Mardoqueu, que informou a rainha Ester para que ela informasse ao rei em seu nome.

Naquela noite o rei não conseguiu dormir, porque o Espírito de Deus tocou em sua consciência, e por esta razão pediu para ver os livros das crônicas que traziam relatos dos fatos de cada dia no império.

Nessa leitura feita diante do rei, descobriu-se que foi Mardoqueu quem, de fato, salvou o rei da trama do assassinato que intentaram os dois eunucos, oficiais do palácio.

Mardoqueu e todo o povo judeu foram salvos graças ao papel persuasivo de Ester – Nos dois banquetes oferecidos por Ester, o rei estava tão feliz com sua rainha que estava disposto a conceder o que ela quisesse, quem sabe mais joias, outro palácio, ouro, prata e coisas semelhantes (Et 5.3).

O rei estava disposto a dar-lhe até metade do reino, mas não era isso que Ester queria da parte do rei. Neste segundo banquete ela revelou-lhe com lágrimas nos olhos e angústia no seu coração, o plano de Hamã que desejava a morte dela e de todo o seu povo.

O rei se enfureceu contra Hamã e, saindo para fora no pátio do palácio, o rei externava sua raiva contra aquela situação em que a própria rainha estava ameaçada de morte mediante o intento de Hamã.

Mesmo que a lei não pudesse ser revogada, também não poderia ser executada. Posteriormente, o rei deu um decreto de proteção aos judeus (Et 8.8-12).

A forca preparada para desonrar Mardoqueu e expor seu corpo publicamente foi utilizada para enforcar a Hamã (Et 7.9,10). Mardoqueu assumiu o lugar de Hamã, e o rei sabia que ele não o trairia.


Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro2010
http://teologiaegraca.blogspot.com.br/
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl 1.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

Bíblia de Estudo Almeida SBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário