Abordagem de Conteúdos
Transversalizados com o Tema em Estudo
2º. Trimestre 2016
Romanos 12.1-12
Reflexão: A nova vida em Cristo consiste em viver fervorosamente a
vitória da cruz.
Acredita-se que talvez nenhum outro versículo bíblico
tenha sido mais frequentemente utilizado, na igreja cristã, nas questões de
santidade e de dedicação pessoal, do que este, usualmente em vinculação com
versículos seguintes;
Rm 12.1,2 é como João 3.16, visto que o viver para Cristo
era a razão consumidora de sua própria vida.
]
O apóstolo Paulo roga aos demais crentes, que levem a sério
como ele, a questão da doutrina cristã vinculada à conduta cristã diária. Esta
mesma fórmula, incluindo a palavra “pois”, nos trechos de Ef 4.1; 1Tm 2.1 e 1Co
4.16.
Este vocábulo “rogo”, em sua forma verbal, significa, “encorajar”,
“exortar”, “pleitear” insistentemente, o que tem o sentido de fazer um apelo sério
e ardoroso.
Em sua forma substantivada é usado para indicar uma “exortação”,
“um encorajamento”, “um apelo”, “uma solicitação”, e às vezes com o sentido de
conforto. A palavra grega para transformar significa mudar a forma, e tem o
mesmo sentido da palavra metamorfose da língua portuguesa.
No NT, esta palavra é usada para descrever uma renovação
dentro de nossa mente, através da qual nosso espírito interior é mudado para
que assuma a semelhança de Cristo. Paulo recomendou aos cristãos romanos o
seguinte:
Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (Rm
12.2).
A vida cristã deve estar sempre em progresso. A cada dia,
devemos viver uma vida segundo a vontade de Deus. A transformação não acontece
da noite para o dia.
Nossa regeneração é instantânea. Mas nossa transformação é
contínua.
Quanto mais tempo passamos em intimidade com Cristo, mas
somos transformados gradualmente à sua imagem (2Co 3.18).
A doutrina cristã deve conduzir à observação da ética
cristã. Em Rm 12.1,2 está o compromisso básico requerido do cristão, o qual
deve levar em conta tudo aquilo que Deus fez, a cada um.
Deus deu a cada cristão um ou mais dons espirituais que
podem ser usados ao seu serviço. Mas cada um saiba com temperança, conforme a
medida da fé.
A medida é uma alusão à soberania de Deus, que determina
os dons mencionados nos versículos 6-8.
Esses dons não são o resultado de uma oração ou
espiritualidade intensa. Pelo contrário, Deus simplesmente dá a cada um os dons
espirituais necessários para que cada cristão possa fazer a sua parte no reino
e a igreja seja fortalecida (1Co 12.11,18,28).
Assim como o corpo humano é uma unidade com muitos
membros, tendo cada membro uma função específica, assim é o corpo de Cristo.
A igreja é um corpo unido, que vive sob a autoridade de
Cristo, o cabeça, mas os membros têm diferentes funções (1Co 12.12-31).
Dons – A palavra grega “charisma” é uma referência às habilidades
determinadas por Deus, as quais devem ser utilizadas para edificar os membros
do corpo de Cristo.
Embora os dons de Deus não possam ser cancelados ou
mudados (Rm 11.29), podem ser administrados e desenvolvidos por aqueles que
recebem (1Pe 4.10).
Profecia – Essa palavra é usada aqui como uma referência geral a todos
os dons espirituais que envolvem o anúncio da Palavra de Deus. Por exemplo, 1Co
14.3, onde é dito que aquele que profetiza fala aos homens para edificação,
exortação e consolação.
O termo exortação é um dom relacionado à profecia. Em um
sentido mais restrito, profecia significa a revelação da vontade de Deus em uma
situação particular (At 13.1-3).
No NT há uma diferença entre a profecia como um dom
espiritual, exercitado por qualquer crente (1Co 14.12) e o ofício profético
reservado a alguns a quem Deus escolheu (Ef 4.11).
Nesse aspecto nem sempre quem profetiza é profeta,
enquanto todo profeta profetiza. Exemplo: Àgabo, um profeta que aparece no
Livro de Atos dos Apóstolos, e as filhas de Felipe o evangelista, que não possuíam
o ofício de profeta, mas profetizavam.
Observem que foi ao profeta Ágabo, e não as filhas de
Felipe que o Espírito Santo usou para falar com Paulo acerca da sua prisão (At
11.28; 21.8-11).
A profecia possui uma essência, uma mensagem principal,
sendo que os detalhes não a contradizem.
Vejamos no Livro de 2Re 9.1-10. Nesse texto, o profeta
Eliseu chama um dos filhos dos profetas e manda entregar uma profecia a Jeú,
comandante o exército de Israel.
Eliseu deu instruções detalhadas ao seu discípulo dizendo
que deveria levar um vaso de azeite, e, lá chegando, profetizar “Assim diz o
Senhor: Ungi-te rei sobre Israel, então, abre a porta, e foge, e não te
detenhas” (2Re 9.3).
Era só isso que o profeta mandou dizer. Mas vejamos os
detalhes que são acrescentados na entrega da profecia nos versículos de 6-10: “Então,
se levantou, e entrou na casa, e derramou o azeite sobre a cabeça.
E lhe disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Ungi-te
rei sobre o povo do Senhor, sobre Israel. E ferirás a casa de Acabe, teu
Senhor, para que eu vingue o sangue dos meus servos, os profetas, e o sangue de
todos os servos do Senhor da mão de Jezabel.
E toda a casa de Acabe perecerá; e destruirei de Acabe e todo
o varão, tanto o encerrado como o livre em Israel. Porque à casa de Acabe, hei
de fazer como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa,
filho de Aías.
E os cães comerão a Jezabel no pedaço de campo de Jizreel;
não haverá quem a enterre. Então abriu a porta e fugiu (2Re 9.6-10).
Como podemos ver, a profecia possui uma essência, uma
mensagem principal, sendo que os detalhes não a contradizem dependendo do
contexto em que o profeta recebe a mensagem e é usado pelo Espírito Santo.
Ministério ou Serviço – Esse é um dom que está em contraste com os dons
relacionados ao falar ou anunciar algo (1Pe.4.12).
A Bíblia lista cinco dons relacionados com a pregação:
Profecia, ensino, exortação, palavra da sabedoria, palavra do conhecimento.
Além disso, são nomeados sete dons de serviço: Socorro, fé,
discernimento de espíritos, liderança, administração e mordomia.
Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD
CPAD - 2º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.José Gonçalves.
GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça – O
Evangelho de Jesus revelado na Carta aos Romanos. CPAD. RJaneiro 2016
RADMACHER, Earl D. O
Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento com Recursos Adicionais. Editora
Central. RJaneiro, 2010
CHAMPLIN. R.N. O Novo
Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Editora Hagnus. SPaulo, 2002
CHAMPLIN R. N.
Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia.
GOPPELT. Leonhard – Teologia do Novo Testamento Vls 1 e 2 – Editora Sinodal
Vozes. R.Janeiro, 1982.
BARBAGLIO. Giuseppe. As Cartas de Paulo Vl 2. Edit. Loyola. São Paulo, 1991.
SOUZA Itamir Neves de. Atos dos Apóstolos – Uma história Singular. Edit.Descoberta.
Londrina 1999
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