Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Lição 07 - A Vida Segundo o Espírito - 15.05.16 - EBD CPAD

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
2º. Trimestre 2016
Romanos 8.1-17
Reflexão: Viver segundo o Espírito Santo significa estar sob o seu domínio e seguir suas orientações.

Neste estudo vemos Romanos 8 em nítido contraste com Romanos 7. Em Romanos 7, vemos a escravidão da lei em nossa carne em Romanos 8, vemos a liberdade do Espírito em nosso espírito. Quando chegamos ao capítulo 8, vamos da escravidão na carne para a liberdade no Espírito.

No fim de Romanos 7, Paulo exclamou: “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? (V.24). Paulo iniciou o capítulo 8 dizendo: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (v.1).

No livro de Romanos existem dois tipos de condenação: a exterior, objetiva, e a interior, subjetiva. A condenação exterior vem de Deus, e a condenação interior vem de nós mesmos.

Vemos a condenação objetiva de Deus nos primeiros capítulos de Romanos como por exemplo em 3.19 que diz: “Para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus”.

A condenação em Romanos 7 é a de uma pessoa fora de Cristo, embora seja experimentada por muitos cristãos que após serem salvos, esforçam-se para cumprir a lei. Essa condenação não procede de Deus.

Após sua exclamação de miserável, no fim do capítulo 7, Paulo declarou de maneira vitoriosa: “Agora pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Isso significa que o que ele havia experimentado em Romanos 7, era de uma experiência que ainda não conhecia Cristo.

Sem Cristo, ou fora de Cristo, ele lutou segundo a lei em seu entendimento, a fim de guardar a lei de Deus para que pudesse agradar a Deus, mas foi totalmente derrotado pela lei do pecado. Isso ocorreu quando ele estava sem Cristo.

Romano 8.3 diz: “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do
pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne” (ARC).

Esse versículo diz que há uma impossibilidade associada à lei de Deus, porque essa lei é fraca por meio da carne. A carne é o fator da fraqueza, produzindo a impossibilidade mencionada em 8.3.

O sujeito de 8.3 é Deus. Deus enviando o Seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado, condenou o pecado na carne. Esse versículo, o versículo mais profundo em Romanos 8, é muito difícil de ser entendido.

Que é a “carne do pecado”? A carne do pecado é o nosso corpo. Em 8.3 a carne do pecado corresponde à frase “O corpo do pecado” em 6.6, onde nos é dito; “Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado”.

Porque o nosso corpo é chamado de “corpo do pecado” e de “carne do pecado”?
Porque como vimos em Romanos 7, o pecado habita em nosso corpo. Uma vez que o nosso corpo é o lugar da habitação do pecado, ele é chamado de “corpo do pecado”.

Uma vez que o nosso corpo tornou-se caído, é também chamado de “a carne” isto é, de a “carne do pecado”. Nossa fraqueza em guardar a lei de Deus está em nosso corpo do pecado. No que se refere a guardar a lei de Deus, nosso corpo é fraco ao máximo.

Embora nossa mente queira guardar a lei de Deus, nosso corpo não tem a força para fazê-lo. Ele é enfraquecido e paralisado pelo pecado. O pecado é como a poliomielite que paralisa e invalida o corpo das crianças. Da mesma forma, os corpos humanos foram paralisados pelo pecado.

Esse corpo do pecado é o fator básico da fraqueza no guardar a lei de Deus. Romanos 8.3 diz: O que era impossível à lei, visto como estava enfermo pela carne, Deus, enviando o seu filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.

Por que a lei se tornou fraca? Por causa da carne. A lei de Deus faz suas exigências, mas o corpo dos pecadores não pode cumpri-las, porque dentro do corpo está o pecado como o fator enfraquecedor.

Como Ele fez isso? Deus o fez de maneira maravilhosa, de uma maneira cuja explicação adequada está além das palavras humanas. Deus solucionou o problema enviando Seu próprio Filho “em semelhança da carne do pecado”.

A Bíblia diz que Jesus, o Filho de Deus, tornou-se carne (Jo 1.14). Contudo isto não significa que Jesus tornou-se a carne com a natureza do pecado, porque 8.3, diz que Ele foi enviado “em semelhança da carne do pecado”, indicando assim, que Jesus assumiu somente a “semelhança da carne do pecado”, não a natureza pecaminosa da carne.

Além disso, 2Coríntios 5.21 diz “Àquele que não conheceu o pecado, o fez pecado por nós, para que, nele, fossemos feito justiça de Deus.” Apesar desse versículo dizer claramente que Cristo foi feito pecado, não significa que Ele era pecaminoso em natureza. Ele somente foi feito “em semelhança da carne de pecado”.

João 12.31 diz: “Agora, é o juízo deste mundo; agora, será expulso o príncipe deste mundo”. Quando o Senhor Jesus proferiu essas palavras, estava falando acerca de sua morte vindoura na cruz.

O Senhor estava dizendo que a hora de Sua crucificação seria a hora do julgamento do príncipe deste mundo, cujo julgamento foi anunciado em João 12.31.
Jesus foi Aquele que foi crucificado na cruz do Calvário, mas, aos olhos de Deus, Satanás ali foi julgado.

Portanto Hebreus 2.14,15 diz que pela morte, Cristo aniquilou o que tinha o império da morte, isto é, o diabo, e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

Romanos 8.3 não diz apenas que Deus enviou seu Filho “em semelhança da carne do pecado” mas também que Ele O enviou “no tocante ao pecado”.
Algumas versões traduzem “no tocante ao pecado” em “como uma oferta pelo pecado”, tomando aqui a palavra pecado como sendo uma referência á oferta pelo pecado.

Apesar dessa interpretação não estar errada, ela não transmite a ideia completamente. O conceito de Paulo é que Deus enviou seu Filho, não apenas “em semelhança da carne do pecado”, mas também “no tocante ao pecado”, isto é, para tudo relacionado ao pecado, para que condenasse o pecado e tudo relacionado a ele.

Todas as coisas associadas ao pecado foram condenadas na carne de Cristo na cruz. Romanos 8.4 diz: “Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito” (ARC).
O fato de 8.3 acabar com um ponto-e-vírgula indica que o que foi cumprido naquele versículo destina-se ao versículo seguinte.

Deus condenou o pecado na carne a fim de que a exigência justa da lei se cumprisse em nós. Havia uma impossibilidade relacionada á lei de Deus devido à carne. Portanto Deus enviou Seu Filho “em semelhança da carne do pecado” e condenou o pecado na carne, resolvendo o problema duplo do pecado e da carne, para que a exigência justa da lei se cumprisse em nós.
“Nós”, refere-se àqueles “que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. O escrito de Paulo é maravilhoso. Em 8.2 ele menciona o Espírito Santo e em 8.4 não se refere somente ao Espírito Santo, mas até mesmo ao espírito humano.

O Espírito Santo é o Espírito de vida, e o espírito humano habitado pelo Espírito Santo e amalgamado com o Espírito Santo é o Espírito segundo o qual devemos andar; o Espírito Santo que está em nosso espírito humano.

Se andarmos segundo este Espírito amalgamado, todas as exigências justas da lei serão espontaneamente cumpridas. Não há necessidade de guardarmos a lei. As exigências da lei são espontaneamente cumpridas pela lei do Espírito de vida.
Como podemos ver nos versículos em apreciação, a graça de Deus é realmente surpreendente.

Pois, transformou ímpios em santos e nos colocou em um nível de relacionamento com Deus jamais imaginado pelo seu antigo povo, a graça de ter o Espírito Santo habitando em nosso interior e o privilégio de ser guiados por Ele.
E além do mais temos o privilégio não somente de sermos herdeiros de Deus, mas também coerdeiros com seu Filho Jesus Cristo. E tudo isso, se chama “graça”.

Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 2º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.José Gonçalves.
 GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça – O Evangelho de Jesus revelado na Carta aos Romanos. CPAD. RJaneiro 2016
RADMACHER, Earl D. O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento com Recursos Adicionais. Editora Central. RJaneiro, 2010
CHAMPLIN. R.N. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Editora Hagnus. SPaulo, 2002
DYKE, Fred Van, e outros.A Criação Redimida – A base Bíblica para a Mordomia Ecológica. Edit. Cultura Cristã. Spaulo 1999
ERICKSON, Millard J. Teologia Sistemática. Edições Vida Nova. SPaulo, 2015
CHAFER, Lewis Sperry – Teologia Sistemática. Vl 7 & 8. Editora Hagnos. SPaulo, 2003
GOPPELT. Leonhard – Teologia do Novo Testamento Vls 1 e 2 – Editora Sinodal Vozes. R.Janeiro, 1982.
NEE Watchman. O homem Espiritual. Vls 1,2,3. Editora BetâniaBelo Horizonte, 2002
SILVA, Severino Pedro da. O Homem – Corpo, Alma e Espírito: A natureza humana explicada pela Bíblia. CPAD. RJaneiro, 2001
WOLF. Hans Walter. Antropologia do Antigo Testamento. EditoraHhagnos. SPaulo 2007
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. CPAD. RJaneiro 2012
GRUDEM Wayne. Teologia Sistemática. Atual e Exaustiva. Editora Vida Nova. SPaulo 1999
DOUGLAS. J. D. O Novo dicionário da Bíblia. Editora Vida Nova. SPaulo 2006
RICHARDS. Lawrence. Comentário Bíblico do Professor. Editora Vida. SPaulo 2004

BARBAGLIO. Giuseppe. As Cartas de Paulo Vl 2. Edit. Loyola. São Paulo, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário