Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Lição 08 - O Início do Governo Humano - EBD CPAD - 4º.Tri-22.11.2015

O Início do Governo Humano - EBD CPAD - 4º.Tri-22.11.2015
Abordagem de Conteúdos Transvers. com o Tema em Estudo
Gênesis 9.1-13
Reflexão: Deus instituiu autoridade e leis, a fim de preservar a sociedade humana de uma depravação total e irreversível.  Durante 1.656 anos do período antediluviano, o homem tornou-se cada vez mais pecador, aumentando em cada geração a iniquidade.

Expirado os 120 anos de provação (a pregação de Noé), Deus mandou o dilúvio (Gn 6.3; 8.14), o qual, durou 1 ano e dez dias, e destruiu todos os iníquos. Só Noé e sua família de 8 almas, se salvaram por meio da arca (2 Pe 2.5).

Deus administra os assuntos do mundo conforme sua vontade e em vários estágios, que são às vezes denominados de dispensações. Compreender a diferença entre estas dispensações ajuda a interpretar corretamente as revelações de Deus, para uma determinada época.

Agostinho de Hipona, no início de sua vida eclesiástica afirmava: ‘distingam as épocas, e as Escrituras se harmonizam”. A cada dispensação, Deus apresenta novas promessas e ordenanças, mas o seu plano para a redenção da humanidade permanece o mesmo ao longo da história.

Mas, o que é uma dispensação? O termo em português “dispensação” é uma tradução do grego oikonomia, não raro traduzido por “administração” nas traduções modernas.
Oikonomia é uma justaposição de oikos, que significa “casa” e nomos, que significa “lei”. Ela descreve o gerenciamento ou a administração dos assuntos de um lar.

Uma dispensação, inclui os seguintes elementos: Promessa de Deus; mandamento de Deus para testar a obediência humana; princípios para guardar a vida da humanidade; fracasso do gênero humano em cumprir as ordenanças de Deus. Uma revelação progressiva dos planos de Deus para a humanidade.

As sete dispensações: Algumas promessas, ordenanças e princípios passam de uma dispensação para outra, enquanto que outras são anuladas por novas revelações.
Deus revelou sete dispensações nas Escrituras. Inocência, consciência, governo humano, promessa, lei, graça ou igreja e reino ou milênio.

A aliança noaica e a dispensação do governo humano: – Durante a dispensação da consciência, o homem desfrutou de uma vida longa, mas não foi capaz de seguir sua consciência. A humanidade falhou no teste e demonstrou que não conseguiria o princípio geral de fazer o que é bom. “Era continuamente mau, todo desígnio de seu coração” (Gn 6.5), então arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra” (Gn 6.6). A dispensação da consciência terminou com o dilúvio.

Após o dilúvio varrer a sociedade do pó da terra, deixando apenas oito pessoas vivas, Deus apresentou uma novas aliança com uma nova promessa, a qual veio com uma nova dispensação e novos testes.

Os princípios das duas primeiras alianças, tiveram continuidade; as pessoas deveriam prover suas necessidades e viver de acordo com a sua consciência, mas o homem já não vivia como um indivíduo isolado, responsável apenas por si mesmo.

A aliança noaica incluiu a instituição do governo humano, a humanidade passaria a viver em um a sociedade corporativa. Antes disso, as pessoas, viviam em grandes famílias governadas por chefes tribais. Com o crescimento da sociedade, as pessoas passariam a organizar-se sob governos centrais.

Depois do dilúvio, Deus firmou uma aliança com Noé e concedeu o arco-íris como sinal: Este é o sinal do concerto que ponho “entre mim e vós” (Gn 8.12).
A aliança noaica deu início ao terceiro período de tempo; a dispensação do governo humano. A humanidade falhou em viver conforme a consciência individual, então Deus puniu a humanidade por meio do dilúvio mundial.
Na aliança do governo humano, Deus confirmou elementos das alianças anteriores: o homem devia subjugar a terra e prover suas necessidades (Gn 9.3).E as leis físicas do universo continuariam organizadas (Gn 8.22; 9.15). O teste da dispensação do governo humano, consistia em a humanidade se dividir em nações, sociedades e governo.

A Bíblia fala muito pouco sob esta dispensação e sobre como o homem vivenciou tal teste. A maior parte dos registros históricos traz as gerações dos filhos de Noé. Por este motivo, Gênesis capítulo 10, lança pouca luz sob este longo e misterioso período de tempo
.
O juízo que encerra, porém, é muito bem conhecido; o fracasso da humanidade neste período do governo humano fica evidente com o juízo na Torre de Babel (Gn 11.6-8). Embora a humanidade falhasse na dispensação do governo humano, Deus não anulou os princípio dados a Noé. Os princípios de governo e os princípios das duas primeiras alianças continuaram válidos.

A ordem de Deus para esta dispensação do governo humano, era, espalhar-se pela terra e formar governo. A falha desta dispensação está expressa no orgulho do homem pós diluviano na construção da Torre de Babel. Teologicamente, o governo humano é a autoridade que Deus entregou a Noé e a seus filhos, tendo como objetivo administrar a justiça, por ordem à sociedade e tornar sustentável a terra.

Embora o governo seja humano, a soberania é divina. Mesmo Deus tendo delegado o governo do mundo ao homem, continuou ele a comandar todas as coisas. Essa dispensação do governo humano durou 437 anos do dilúvio até a dispersão em Babel e a vocação de Abraão (Gn 8.15 – 11.19; 12.1-7).

Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Claudionor de Andrade).
 ANDRADE Claudionor. O Começo de Todas as Coisas. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
Olson. N. Lourence. O Plano Divino Através dos Séculos – Estudo das Dispensações. CPAD ,RJaneiro 1963
LAHAYE Tim. Enciclopédia Ppular de Profecia Bíblica. CPAD. RJaneiro 1910
DOUGLAS J.D. O Novo Dicionário da Bíblia. Editora Vida Nova. SPaulo, 2006
KIDNER Derek. Gênesis – Introdução e Comentário. Edições Vida Nova. SPaulo, 1979
GRONIGEN, Gerard Van. Revelação Messiânica no Antigo Testamento: A Origem Divina do Conceito Messiânico e seu Desdobramento Progressivo. Editora Cultura Cristã. São Paulo, 2003.

CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Versículo por Versículo. Vl 1,  Editora  Hagnus. SPaulo, 2001 

Nenhum comentário:

Postar um comentário