Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Impiedoso Mundo de Lameque - Lição 06 -EBD CPAD - 4º.Tri-08.11.2015

Abordagem de Conteúdos Transvers. com o Tema em Estudo
                                                  Gênesis 6.1-8
Reflexão: O mundo de Lameque em nada diferia do nosso; resistindo à graça de Deus, entregaram-se à devassidão, à violência e à resistência ao Espírito Santo.

Gn 4.15-24 – É notável observar a misericórdia que o Senhor teve pela vida de Caim; apesar deste ter assassinado o próprio irmão, o Senhor não o matou nem permitiu que alguém o fizesse.
O Senhor o protegeu colocando nele uma marca, como proteção.
Mesmo em sua ira Deus demonstra misericórdia. Alguns teólogos pensam que o Senhor queria dar tempo a Caim para que este se arrependesse.

A terra de Node, foi um lugar por onde Caim peregrinou. A palavra Node, significa “vagueação”, exílio”, “vagabundagem”. Caim, provavelmente, encontrou uma esposa entre suas irmãs. O nome Enoque, significa dedicado.
Este foi o mesmo nome dado ao descendente de Sete que andou com Deus e foi transladado para não ver a morte (Gn 5.21-24).

Caim fundou uma cidade e deu a ela o nome do filho descendente de Sete – Enoque (Gn 4.14-17). Aquela cidade se tornou o berço do nascimento da civilização, das ocupações específicas, das polis e das artes (Gn 4.20-22).
Aqui encontramos a história de Lameque, o mais conhecido dos descendentes de Caim, e não o Lameque filho de Matusalém (Gn 5.28-31).

Este Lameque, filho de Caim, representa a habilidade e a força, assim como a arrogância e o sentimento de vingança. Ele tinha duas mulheres em uma atitude deliberada de subverter o padrão familiar estabelecido por Deus (Gn 4.23,24; Mt 19.4-6).

Tubalcaim, foi a oitava geração dos descendentes de Adão pela linhagem de Caim. Ele foi o artífice de todo instrumento cortante de ferro e de bronze (Gn 4.22).
O processo de produção de ferro desde a extração até a obtenção do produto final, é altamente tecnológico. Se fizermos uma comparação com os descendentes de Sete, encontraremos Matusalém como a oitava geração dos descendentes de Adão por Sete.

Matusalém nasceu quando Adão tinha 687 anos de sua criação. Podemos concluir que, 700 anos após Adão ser criado e 800 anos antes do dilúvio ocorrer, já havia uma civilização com alto grau de conhecimento tecnológico.

Em Gênesis capítulo 4, percebemos algumas das características tecnológicas dessa civilização. Haviam cidades (Gn 4,17), havia agropecuária (Gn 4.20), haviam entretenimentos em forma de instrumentos (Gn 4.21), tecnologia em forma de mineração, siderurgia, metalurgia e processo manufaturados (Gn 4.22).

Assim, os avanços tecnológicos que ocorreram nos 1.656 anos entre a criação de Adão e o dilúvio, foi algo impressionante. Todo o conhecimento daquela geração se perdeu no dilúvio. Apenas Noé e sua família sobreviveram ao grande cataclisma.
Deles vieram todas as civilizações antigas. Noé e seus filhos não detinham todo aquele conhecimento das gerações cainita antediluviana, todo aquele conhecimento se perdeu nas águas julgadoras do dilúvio.

Toda civilização pré-diluviana desenvolveu-se numa sociedade violenta (Gn 4.23,24), corrompida e má (Gn 6.5). A tal ponto de não ser encontrado nela, nenhum justo que andasse com Deus, a não ser Noé (Gn 6.8,9).

Noé nasceu apenas 126 anos após a morte de Adão, o primeiro homem criado por Deus. Hoje, nossa civilização corre o mesmo risco dos antediluvianos (Mt 24.37,38; Lc 17.26).
A geração de Lameque também usufruía de vinda longa e próspera, mas viviam de forma imoral e irracionalmente. Sua lógica era o pecado. Se já caminhavam na iniquidade por quase 17 séculos, por que mudar agora?

Por isso, o Senhor resolve colocar um limite biológico à vida humana (Gn 6.3). Doravante, 
os filhos de Adão e Eva, não passariam de 120 anos.
A geração antediluviana contava seus século de vida; a geração pós dilúvio passaram a contar suas vidas em décadas. Matusalém viveu 969 anos (Gn 5.27), Terá, pai de Abraão viveu 205 anos (Gn 11.32).

Quando chegamos ao fim do Gênesis, a fronteira da vida humana tinha sido fixada em 110 anos (Gn 50.26). Mais tarde, Moisés lamenta: “Nossa vida é de 70 anos, e os que passarem disso e chegarem aos 80 é canseira e enfado” (Sl 90.10).

Havia harmonia ecológica até ao dilúvio; convivência harmônica entre o reino animal, vegetal e humano. As feras se comportavam como se fossem animais domésticos.
No pós dilúvio, tudo mudou. Pavor e medo recaíram nos homens, sobre os animais, pois estes adquiriram depois do dilúvio, naturezas bravias (Gn 9.2; Rm 8.22).

Ao invés de agradecer ao Criador por tudo, os filhos de Adão aproveitaram tais favores para depravarem-se mais e mais. Adão foi o responsável pela introdução do pecado, no mundo (Rm 5.12); mas historicamente, o pecado se alastrou no mundo e adquiriu várias de suas formas, hoje conhecidas, a partir de Lameque, filho de Metusael (Gn 4.18).

Lameque foi o primeiro pecador confesso, e não arrependido, da história da humanidade. De uma única vez admitiu, haver cometido duas transgressões contra Deus. Nunca se arrependeu; e de forma indireta, declara ser um bígamo e duplamente homicida (Gn 4.23).

Lameque propagou a iniquidade por todo o planeta. Ele estabeleceu as formas de como ser um criminoso. Hoje temos assassinatos, homicídios, genocídios e crimes contra a humanidade. Haja vista os extermínios de judeus, armênios, e o que dizer de monstros como Nero, Stalim, Hitler, Maotisé-tung e Polpot.

Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Claudionor de Andrade).
 ANDRADE Claudionor. O Começo de Todas as Coisas. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
LOURENÇO Adauto. Gênesis 1 & 2 – A Mão de Deus na Criação. Editora Fiel. SPaulo, 2011
WHITE  Ellen G. Patriarcas e Profetas. Casa Publicadora Brasileira. SPaulo, 1976
DOUGLAS J.D. O Novo Dicionário da Bíblia. Editora Vida Nova. SPaulo, 2006
LOURENÇO, Adauto. Gênesis 1 & 2 – A Mão de Deus na Criação.Editora Fiel. SPaulo, 2011
KIDNER Derek. Gênesis - Introdução e Comentário - Edições Vida Nova. SPaulo, 1979
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Versículo por Versículo. Vl 1,  Editora Hagnus. SPaulo, 2001

Bíblia de Estudo Scofield

Nenhum comentário:

Postar um comentário