Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A Família que Sobreviveu ao Dilúvio Lição 07 - EBD CPAD - 4º.Tri-15.11.2015

Abordagem de Conteúdos Transvers. com o Tema em Estudo
                                        Gênesis 6.1-8
Reflexão: Apesar da corrupção generalizada do mundo atual, é possível manter nossa família nos padrões da Palavra de Deus.’       ]

O “filho” que Eva recebeu alegremente com a ajuda do Senhor (Gn 4.1), tomou o seu lugar no grande conflito que o Senhor anunciara á mulher (Gn 3.15).
Caim, ao assassinar seu irmão Abel, expressou a inimizade e hostilidade da serpente, ou seja, de Satanás e sua semente contra a família real da qual desertou (Gn 4.5-16).

Um traidor da causa da vitória da semente da mulher. “Caim esmagou a cabeça” de seu irmão, matando-o (Gn 4.8), dando desta maneira, expressão concreta ao esforço satânico de reverter o pronunciamento do Senhor, ao esmagamento da cabeça da serpente – Satanás.

Rebelião e desafios caracterizam a atitude e as ações de Caim. Quando chamado a confessar, e recusa-se procura evitar a punição que merece (Gn 4.9-14). Ele cometeu várias dimensões do pecado que Adão tinha introduzido na família real estabelecida por Deus, embora, seus empreendimentos culturais, indiquem que certa porção do prestígio, das prerrogativas, e das propensões reais, permaneciam (Gn 4.16,17).

O Senhor humilhou-o, baniu-o, mas também o protegeu (Gn 4.11, 15). Afastando-se da presença do Senhor, Caim empreendeu dominar, cultivar e encher a terra (Gn 4.16,17). Caim buscou construir seu próprio reino, contrariando os princípios estabelecidos por Deus, do reino, da aliança e do mediador (Gn 2.15; 3.15).

Caim, seguiu o reino parasita de Satanás, que Jesus chamou de príncipe deste mundo (Jo 12.31; 14.30; 16,11), e que Paulo denominou deus deste século (2Co 4.4), e príncipe das potestades do ar e dominador deste mundo tenebroso (Ef 2.2); e que o próprio Satanás declarou a Jesus que lhe daria os reinos deste mundo, que é um reino parasita e usurpador (Mt 4.8,9), caso ele o adorasse.

A semente da serpente teve uma aparente vitória, em uma luta longa e amarga até o Calvário, com a morte e ressurreição de Jesus quando ele despojou Satanás de todo seu poder e aparente glória (Cl 2.14,15; Ef 1.20-22).

Mesmo assim, a vitória deste reino parasita que Caim seguiu está dentro da moldura da maldição e do banimento pronunciado pelo Senhor. O nascimento de Sete (Gn 4.25 – 5.3), marcou a continuação da semente da mulher. O texto evidencia que Sete prolongou a linha da realeza do reino, da aliança e do mediador.

Ele era à semelhança de Adão, “conforme a sua imagem”. As forças engajadas nesse combate mortal estavam assim dispostas: Realeza caída porém restaurada pela graça salvadora: Adão-Sete.

Contra a realeza banida, mas protegida pela graça comum-Caim. A primeira estava em comunhão com Deus, e invocava o seu nome (Gn 4.1, 25). A segunda tinha-se retirado da presença do Senhor (Gn 4.16).

As reconhecidas capacidades da realeza caída e banida pelo Senhor, são descritas a seguir: Caim construiu uma cidade para seu primogênito (Gn 4.17).

Ali as atividades culturais e tecnológicas floresceram quando séculos depois, um de seus descendentes teve três filhos, que se tornaram hábeis em fabricar tendas, em tocar harpa, e flauta, e em forjar bronze e ferro, e na criação de gado (Gn 4.20-22).

Enquanto isso, acelerava-se a desintegração social. Ao desposar duas mulheres, Lameque, um parente distante de Caim, violou a ordenança do matrimônio, e distorceu o núcleo da vida familiar e social.

E jactava-se de haver derramado o sangue de um homem por simplesmente o pisar, e outro, por lhe ferir (Gn 4.19,23). Ele desafiou Deus em sua jactância (Gn 4.23,24). Lameque seguiu á risca a desobediência da semente da serpente, contra a semente da mulher.

Vejamos agora as características e os desígnios pervertidos da humanidade decaída e banida da presença de Deus nos descendentes de Caim. Agora, misturada com a linhagem piedosa de Sete (Gn 6.1-3). Os homens esforçaram-se para estabelecer seus domínios.

Era o avanço do reino parasita, os que foram bem sucedidos nisto, fizeram por meio da violência, e do derramamento de sangue. Tomaram mulheres de todos os caminhos da vida e forçaram-na aos seus haréns.

Assim, geraram e nutriram seus próprios “filhos e filhas reais”. A frase viram os “filhos de Deus”, (Gn 6.2), deve ser entendida como à referir-se à descendência dos reis locais ou dominadores das cidades, ou dos chefes de clãs nômades.

Esses reis ou chefes locais, tendo usurpado a autoridade divina de reinar, visto serem eles descendentes da linhagem de Sete, eram ainda, por virtude de sua própria autoridade de governar, os representantes legais de Deus, o Soberano governador.

Os que entendem que, “filhos de Deus” se refere aos anjos, não levam em conta que anjos não procriam e que passagens como Salmos 58.1 e 82.1, onde governantes ou anjos são chamados “filhos de Deus”.

A frase filhas dos homens (Gn 6.2), refere-se à todas as mulheres, “filhas da humanidade”. Os filhos dos governantes tomaram esposas de ambas as linhas da semente de Caim e de Sete, e, como Lameque, destruíram os homens que se lhes opunham.

Por causa disso, a violência e o derramamento de sangue encheram a terra. Era nesse contexto, que Noé andava com Deus e vivia segundo a vontade de Deus, e procurava demonstrar isto aos demais homens.

Noé andava com Deus (Gn 6.9). Tinha comunhão com ele, e assim dava prova da sua natureza real e original, da humanidade, e de sua posição e papel. O pronunciamento do juízo sobre a humanidade e sobre todas as coisas vivas na terra, deve ser entendido como a declaração do Senhor, de como, naquela situação, ele executaria a maldição que pronunciara no Éden.

Uma resposta divina estava para vir mesmo, do coração pesaroso e entristecido de Deus (Gn 6.6). A intenção pervertida da semente real rebelde e à distorção e destruição que ela causava. O julgamento de Deus seria em duas dimensões.

Primeiro: O Senhor retiraria seu Espírito (Gn 6.3). Essa retirada da presença e da influência do Espírito de Deus, marcaria a descontinuidade do envolvimento pessoal e direto do Senhor com a humanidade rebelde, e a cessação de sua graça comum. Isso implicava em uma separação maior entre o Deus Soberano, e seu vice regente – O homem caído. Por sua vez, seria a confirmação da morte espiritual.

Segundo: O Senhor traria o Diluvio, que iria por fim à vida, aos planos e obras dos que visavam expressar sua própria soberania. O Dilúvio, traria uma trágica separação, pela qual, a vida seria retirada da humanidade, e as pessoas seria removidas do seu lugar de domínio.

Todas aquelas coisas, as quais eles desejavam ter domínio absoluto, seriam destruídas. Assim, a maldição abrandada, pronunciada sobre Adão e o cosmo, sobre o qual ele havia sido colocado como guardião real (Gn 2.15), tornar-se-ia maldição plenamente executada.

Justo e reto, Noé foi salvo da maldição (Gn 7.1-12; 1 Pe 3.20; 2Pe 2.5). De Noé, é dito, que ele era justo e irrepreensível entre seus contemporâneos, Noé andava com Deus (Gn 6.9). Somente Noé, marido e pai, foi dito que era justo (Ez 14.14-20). No entanto, toda a família foi poupada das águas julgadoras do dilúvio.
 Consultas: Lições Bíblicas EBD-CPAD - 4º. Trimestre 2015 – (Comentarista: Pr. Claudionor de Andrade).
 ANDRADE Claudionor. O Começo de Todas as Coisas. Rio de Janeiro, 2015 – CPAD
LOURENÇO Adauto. Gênesis 1 & 2 – A Mão de Deus na Criação. Editora Fiel. SPaulo, 2011
DOUGLAS J.D. O Novo Dicionário da Bíblia. Editora Vida Nova. SPaulo, 2006
KIDNER Derek. Gênesis – Introdução e Comentário. Edições Vida Nova. SPaulo, 1979
CAMPOS       , Heber Carlos de. O Habitat Humano – O Paraíso perdido – Estudos de Antropologia, Esditora Hagnus. São Paulo, 20’2.
GRONIGEN, Gerard Van. Criação e Consumação – O Reino a Aliança, e o Mediador. Editora Cultura Cristã. São Paulo, 2002
GRONIGEN, Gerard Van. Revelação Messiânica no Antigo Testamento: A Origem Divina do Conceito Messiânico e seu Desdobramento Progressivo. Editora Cultura Cristã. São Paulo, 2003.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado – Versículo por Versículo. Vl 1,  Editora  Hagnus. SPaulo, 2001 

Nenhum comentário:

Postar um comentário