Total de visualizações de página

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Os Dez Mandamentos do Senhor - Lição 07 – 1º. Tri EBD CPAD - 16.02.2014

Subsídios para o Ensino da Lição: Pr. João Barbosa
http://nasendadacruz.blogspot.com - pastorjoaobarbosa@gmail.com
  Texto da Lição: Êxodo 20.1-5, 7-10, 12-17     
  
I  - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

1. Conhecer os propósitos dos Dez Mandamentos.
2. Compreender o conceito de cada Mandamento.
3. Saber que os Dez Mandamentos referem-se relação do homem com Deus e o próximo. 

II  - CONTEXTUALIZAÇÃO
Muitos milagres tinham levado Israel até aquela parada prolongada, no Sinai. Naquele lugar, um novo pacto seria estabelecido que tornaria Israel a nação distintiva em que ela se tornou. A lei de Moisés era a constituição de Israel, a base do estado teocrático, sob Yahweh, o Deus único e verdadeiro.
No Sinai os israelitas permaneceram pelo período de onze meses e seis dias, desde o décimo quinto dia do terceiro mês de seu primeiro ano de jornada (Ex 12.2-6; 19.1), até o vigésimo dia do segundo mês do seu segundo ano de jornada (Nm 10.11).
Ao receber a lei de Moisés, o povo tornou-se uma teocracia ganhando assim a característica distintiva que fez deles o povo de Israel. Desse modo, o Pacto Abraâmico estava adquirindo novas dimensões. Israel era agora a nação consagrada à lei, porquanto, aquilo que o evangelho é para a Igreja, a lei o é para Israel (Gn 15.18).
Somente em Cristo o Pacto Abraâmico receberia ainda maiores dimensões e espiritualidade do que recebeu com Moisés (Gl 3.14). A redenção da servidão do Egito tinha sido completa.

 III – DESENVOLVIMENTO
1. O Decálogo: (Ex 20.13-17)Essa palavra vem do grego deka “dez” e logo, “palavra”, ou seja, “dez palavras”. Esse é o título usado para indicar os Dez Mandamentos.  Esses mandamentos, dados por Deus a Moisés, no monte Sinai, tornaram-se a base da legislação levítica, uma das mais duradouras legislações de todos os tempos.
A razão para o  número dez aparentemente é que isso facilitaria a memorização das exigências básicas da modalidade humana. Esses mandamentos tem sido usado por muitos séculos. A legislação levítica aborda detalhes, com grande complexidade de pormenores.
Os Dez Mandamentos passou a figurar como a revelação mais distintiva dentro do Pacto Mosaico e tinha os seguintes propósitos ou objetivos;
  • Tornar Israel uma nação distinta;
  • Fazer avançar a causa espiritual em todo Israel provendo um padrão de justiça e moralidade (Dt 4.7,8; Rm 7.12);
  • Codificar os princípios espirituais e a lei nos mandamentos, julgamentos e ordenanças;
  • Trazer um estágio novo, mas não final, de conhecimento e crescimento espiritual e revelar a santidade de Deus (Lv 19.1,2);
  • Ampliar o acesso a Deus, mas não fornecer um estágio final de acesso;
  • Suprir revelações em um período crítico da história do povo de Deus ao identificar e expor a malignidade do pecado para que a ofensa pudesse ser devidamente conhecida ((Rm 5.20; 3.20; 7.7);
  • Dar uma idéia melhor da conduta humana ideal para com Deus, para com a sociedade e para com o seu semelhante.
Os Dez Mandamentos foram o maior elemento do pacto, mas também não representavam uma declaração final. Com os avanços do Novo Testamento Cristo foi o Segundo Legislador, o novo Moisés (Mt 5.7).
O pacto de Cristo fez avançar o conhecimento espiritual e transferiu a base da lei para a graça (Ef 2.8,9). Em Cristo, o homem é regenerado, passando a compartilhar da natureza divina, algo que não é previsto no Pacto Mosaico (Jo 6.57; 1Jo 3.2; Cl 2.9,10).
2. Os Dez Mandamentos (Ex 20.1-17) – Os Dez Mandamentos são recomendados para todos os homens como expressão clara do bem (Dt 4.6; Ec 12.13). O Decálogo é a moldura, não o retrato final. A moldura em si é vazia, mas ela firma o retrato que carrega. Podemos dizer que o decálogo é o alicerce. O alicerce serve como base sólida sobre o qual um edifício pode ser construído (1Co 3.11).
Primeiro Mandamento:Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3; Dt 5.7)  – Representa a singularidade o testemunho da singularidade e exclusividade de Deus, ou seja, revela o Senhor em seu caráter, seu Ser e sua ação. O primeiro mandamento atinge diretamente a idolatria. Quando Deus fez essa proibição, seu povo estava envolvido com o bezerro de ouro (Ex 32.19-24).
Segundo Mandamento:Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra...”. (Ex 20.4; Dt 5.8) – Este mandamento fala de nossa perspectiva de Deus. No diálogo de Jesus com a mulher samaritana, ele ensinou àquela mulher que Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.24).
Quem está adorando a Deus não pode ter diante de si nenhuma representação da divindade porque Deus é Espírito (1Co 2.10,11). Esta severa advertência do segundo mandamento foi dada depois que Israel fez a imagem do bezerro de ouro e Deus renovou a Aliança com o seu povo escolhido.
Terceiro Mandamento:Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão ” (Ex 20.7; Dt 5.11) – No AT o castigo para o mau uso do nome de Deus era severo: apedrejamento (Lv 24.16).
Este mandamento não menciona nem proíbe o uso do nome de Deus de forma ponderada, mas o uso de forma abusiva em juramentos levianos, cerimônias ocultas ou maldições (Dt 18.10,11). Podemos invocar o nome de Deus nas angústias. Também invocar o seu nome clamando por socorro e salvação. A Palavra de Deus encoraja-nos a invocá-lO (Sl 50.15).
Quarto Mandamento:Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”. (Ex 20.8-11; Dt 5.12-15) – O sábado originou-se com o término da obra da criação (Gn 2.2,3). Na promulgação da lei em Ex 20, ele foi parte de um sistema de lei com sábados extras, um ano sabático e um ano de jubileu. Assim podemos citar: (Ex 16.29,30: Sábado semanal), (Ex 23.10,11: Ano sabático), (Lv 25.8-22: Ano do jubileu).
3. A continuação dos mandamentos divinos (Ex 20.1-17):
Quinto Mandamento:Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Ex 20.12; Dt 5.16) – Os primeiros quatro mandamentos tratam da relação entre o homem e Deus. A partir do quinto mandamento iniciam-se as leis a respeito do relacionamento entre os homens. O estudo desse mandamento é de suma importância em nossos dias, devido ao aumento de vida média do ser humano, fazendo com que haja uma porcentagem cada vez maior de idosos.
A pirâmide etária entre 1940 e 1980 mostra que percentualmente a faixa dos idosos (acima de 60 anos) havia crescido mais do que a população jovem. Portanto, o teor do quinto mandamento é reverência, obediência e reconhecimento em relação a todos os pais: pais políticos, (magistratura), pais anciãos (os idosos em geral), pais espirituais, pais educacionais (professores), pais de criação e pais naturais (Rm 13.1-3; Ef 6.1-3).
Sexto Mandamento:Não matarás”. (Ex 20.13; Dt 5.17) – Jesus Cristo, o Deus vivo, é o autor e doador da vida (Gn 1.27-30; Jo 1.3,4) e ele deseja que o homem a tenha em abundância (Jo 10.10) Na moral tradicional três são as razões que apòiam o valor da vida. Primeiro – A vida é um dom de Deus (Jó 1.21; 33.4; Sl 31.15). Segundo: A vida é um bem pessoal inalienável.
Tirar a vida própria ou alheia é ofender a Deus e depreciar o Criador. Terceiro: A vida é um bem da comunidade – Atentar contra a vida do próximo é uma ofensa à comunidade cujo núcleo é a família. Por isso, preservar, proteger e valorizar a vida humana numa convivência pacífica são os equivalentes positivos do sexto mandamento.
Sétimo Mandamento:Não adulterarás”. (Ex 20.14; Dt 5.18) – O teor do sétimo mandamento é a proteção e santificação do matrimônio instituído por Deus. Em termos bem mais amplos e específicos este mandamento condena qualquer tipo de envolvimento sexual a não ser através do matrimônio e entre um homem e uma mulher. (Lv 20.10-21). Tiago aprendeu que nossas tentações têm origem na própria cobiça, que atrai e seduz o homem.
A cobiça, por sua vez, dá a luz ao pecado, e o pecado gera a morte (Tg 1.14,15). A impureza sexual começa nos pensamentos, evolui nas palavras e culmina em ações erradas (pecado), que geram a morte. Para reverter este ciclo é preciso vigiar para manter puro os pensamentos. É evidente que na medida em que nos inclinarmos para a carne cogitaremos da carne, e na medida em que nos inclinarmos para o Espírito cogitaremos das coisas do espírito (Rm 8.5).
Oitavo Mandamento:Não furtarás” (Ex 20.15; Dt 5.19; Lv 19.11) – Este mandamento apresenta nossa obrigação moral para com o próximo no tocante ao dinheiro e à propriedade. “Não furtar” significa não possuir coisa alguma que não tenha sido obtida por meios lícitos e honestos.
Existem muitas modalidades de furto: uso de violência para adquirir bens alheios, fraude comercial, medidas comerciais indevidas, exploração de preços e impostos, adulteração de produtos e preços, suborno, desvio de verbas públicas, ágio e qualquer forma de desonestidade pessoal, comercial ou governamental.
Nono Mandamento:Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”. (Ex 20.16; 23.1; Dt 5.20; Lv 19.11,16) – A Bíblia coloca a verdade entre os valores humanos mais elevados. Satanás é visto como o grande mentiroso, o pai da mentira, que jamais se firmou na verdade (Jo 8.44). É o apóstolo João quem especifica que o mentiroso não fica impune e não escapa (Ap 21.8).
O AT condena a mentira na medida em que ela contradiz e destrói a comunhão baseada na fidelidade que o homem deve a Deus e a seus semelhantes. A proteção da honra humana é fundamental para a convivência social de qualquer comunidade ou nação. Nenhum homem deseja que sua reputação ou o bom nome de sua família sejam atingidos. A honra talvez seja a parte mais sensível do ser humano. O nono mandamento trata da proteção desta área pessoal.
Décimo Mandamento:Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo”. (Ex 20.17; Dt 5.21) – Este mandamento inibe a cobiça em geral. Jesus advertiu repetidas vezes contra a cobiça, haja vista que o homem não vive só de bens materiais (Mt 5.28; 16.25; Mc 7.22; Lc 12.15).
A palavra hebraica que traduzimos por cobiça compreende o ato de possuir no coração uma intenção oculta que mais tarde se manifesta em situações concretas de furto e roubo. Refere-se também aos desejos íntimos que se revelam como intrigas para se apoderar dos bens do próximo. (2Sm 11.1; 1Re 21.1-7; Dt 7.25).
 
IV – CONCLUSÃO
A observância do decálogo abre o caminho para a vida abundante. Ele mesmo contém a promessa de bênção: ”... faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos” (Ex 20.6; Dt 5.10). O decálogo não é apenas um modelo para o exercício de boas obras e um meio para a vida abundante, é também um modelo exemplar para a transformação da sociedade.

Na época de Moisés (1400 a.C.) Deus já havia afirmado que Seus mandamentos seria um catalisador de transformação reconhecido pelos gentios (Dt 4.6). A obediência simples ao decálogo transforma as atitudes do homem para com seu próximo.

Em vez de assassinar um inimigo pessoal, ele o abençoa; em vez de furtar, trabalha e ajuda ao necessitado; em vez de dizer falso testemunho, pratica e diz a verdade; em vez de roubar a mulher do próximo, vive na pureza sexual e apóia o matrimônio monogâmico; em vez de cobiçar, faz atos de misericórdia.

Em vez de guardar para si a fé e a experiência do senhorio de Cristo, brilha como luz e penetra como sol neste mundo (Mt 5.14-16); não conserva este mundo na situação em que se encontra, mas transforma-o com a paz e a esperança de Deus.

É um exemplo de devoção e fidelidade a Cristo em seu lar, no trato com seus vizinhos,  no exercício de boas obras, na profissão e nos deveres e responsabilidades civis, para que o reino do Senhor venha e Sua vontade seja feita tanto nos céus como na terra. Almeja glorificar a Deus em suas palavras, pensamentos e ações para que o mundo creia  em Cristo Jesus.





Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 1º. Trimestre 2014 – (Comentarista: Pr. Antônio Gilberto).
REIFLER, Hans Ulrick. A Ética dos Dez Mandamentos. São Paulo, 1992. Sociedade Religiosa Edições Vida Nova.
COELHO, Alexandre e DANIEL, Silas Moisés, o Êxodo e o Caminho à Terra Prometida. Rio de Janeiro, 2013. Editora CPAD.
GEISLER. Norman L. Ética cristã – Opções e Questões Contemporâneas. São Paulo, 2010. Edit. vida Nova
CHAFER. Lewis Sperry. Teologia Sistemática – Vl 7 e 8. São Paulo,2003. Editora Hagnus
BROADMAN. Comentário Bíblico –Vol.1 Gênesis-Êxodo. Rio de Janeiro, 1986 – 2ª.Edição. JUERP
SOARES, Antonio Ribeiro. A Santa Ceia. São Paulo, 2005 – 1ª. dição - Editora SOCEP
O Catecismo Maior de Westminster. São Paulo, 2002 – 12ª. Edição – Editora Cultura Cristã
VOS, Geehardus. Teologia Bíblica do Antigo e Novo Testamentos. – São Paulo 2010. Editora Cultura Cristã.
READMACHER. Early D. O Novo Comentário do Antigo Testamento. Rio de Janeiro, 2010. 1ª. Edição
DAVIS, John. Novo Dicionário da Bíblia – Ampliado e Atualizado. São Paulo 2005 – 1ª Edição. Editora Hagnos.

CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Vol.1 Editora Hagnus

Nenhum comentário:

Postar um comentário