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quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Casamento Bíblico - Lição 02 - 2º. Tri. 2013 - EBD CPAD – 14.04.2013


Esboço: Escrito por Pr. João Barbosa da Silva
            http://nasendadacruz.blogspot.com
 Texto da Lição: Gn 1.27,31; 2.18,20-24                      
I   - 
          OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:                                                                                                 
  1. Analisar os princípios da monogamia.
  2. Explicar os princípios da heterossexualidade.
  3. Conscientizar-se da indissolubilidade do casamento.

II  - INTRODUÇÃO: O casamento é a união legítima entre um homem e uma mulher. O casamento é uma instituição divina, sendo constituído pela união indissolúvel de um homem e uma mulher, monogâmico e heterossexual conforme Gn 2.24 -“Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24).  

III – DESENVOLVIMENTO
1. O PRINCÍPIO DA MONOGAMIA:
1. 1 – Monogamia x Bigamia – A palavra monogamia significa um único homem para uma única mulher. Podemos vê-la desde o Gênesis como o modelo de Deus arquitetado para o casamento e a família: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). Encontramos também no Gênesis o primeiro registro de bigamia, com Lameque filho de Metusalém, cujo, por razões não explicadas, teve mais de uma esposa (Gn 4.19). Podemos citar ainda o caso de Esau (Gn 26.24-35) e de Elcana (1Sm 1.2-8).

1. 2 – A poligamia torna-se comum – Abraão, por aconselhamento de Sara sua esposa que era estéril, uniu-se a Agar sua serva (Gn 16). Dessa relação nasceu Ismael causando àquela família, inevitáveis transtornos de ordem social e espiritual. Isaque, filho da promessa, preferiu viver um casamento monogâmico ao lado de Rebeca, esposa escolhida por seu pai – Abraão. 

1. 3 – Em o Novo Testamento a poligamia é condenada por Jesus e pelo apóstolo Paulo – O questionamento feito pelos fariseus nos dias de Jesus, era se era lícito ao homem deixar a mulher por qualquer motivo. Note-se que a pergunta não foi simplesmente deixar a mulher (Mt 19.3). Em Mt 19.5,6 encontramos a resposta de Jesus  remontando às origens do casamento e da própria criação (Gn 2.24).
Tanto Jesus como o apóstolo Paulo (1Co 7.1,2), tratam do casamento fortalecendo o perfil de uma esposa e um marido, bem como da harmonia conjugal ensinando às  mulheres à submissão aos maridos; e aos maridos exorta a amarem suas esposas como Cristo amou a igreja, sacrificando-se por ela (Ef 5.25; Cl 3.19). Quanto aos líderes cristãos, a monogamia era exortada (1Tm 3.2, 12; 4.12).

2. O PRINCÍPIO DA HETEROSSEXUALIDADE:
2.1 – Macho e fêmea os criou – Deus criou o homem – um ser masculino (Gn 1.26,27) e também fez a mulher – um ser feminino, e uniu um homem com uma mulher, demonstrando assim, a natureza e o padrão divino da heterossexualidade.  
2.2 – E se unirá à sua mulher – Após realizar o primeiro casamento, o Criador disse: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gn 2.24). 

3. A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO:
 3.1 – Uma só carne – A fim de proporcionar uma vida conjugal estável, harmoniosa e duradoura, o Criador planejou uma união indissolúvel e permanente (Gn 2.24). O matrimônio entre um homem e uma mulher seria para sempre, conforme afirmou Jesus em Mt. 19.6 – “O que Deus ajuntou não separe o homem”. Infeliz e tristemente, veio o pecado corroendo o plano divino da continuidade do casamento trazendo o divórcio e separando as famílias.

3.2 – A porta de entrada para o divórcio – Há situações em que a falta de união e de amor no casamento, talvez motivado pela desobediência a Deus, pelo orgulho e pela falta de perdão, faz a convivência do casal, tornar-se uma grande fachada. Por conveniência o casal apresenta-se em seu convívio social aparentemente bem, quando na verdade a intimidade do casal já é um verdadeiro tormento de intolerância. 

  IV – CONCLUSÃO
O casamento heterossexual nunca foi tão atacado como no presente tempo. Mediante todos os pressupostos em relação aos atentados  à Lei de Deus, a Igreja do Senhor deve permanecer como coluna e firmeza da verdade, posicionando-se como verdadeiros guardiões dos princípios bíblicos, cristãos e morais, denunciando o pecado e acalentando os corações feridos. Assim, defendendo o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel, cujo, deve ser honrado, incentivado e apoiado nas esferas públicas de relacionamento.

Consultas:
Lições Bíblicas EBD-CPAD - 2º. Trimestre 2013 – (Comentarista: Elinaldo Renovato).
Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007        
LIMA, Elinaldo Renovato de. A Família Cristã e os Ataques do Inimigo. Rio de Janeiro 2013. 1ª. Edição. CPAD
VEITE Jr. Gene Edwuard.  Tempos Pós-Modernos – Uma avaliação do pensamento cristão e da cultura de nossa época. São Paulo 1999. 1ª. Edição  Editora Cristã.
KOSTENBERGER, Andréas J. Deus, Casamento e Família – Reconstruindo o fundamento bíblico. São Paulo 2011 – Editora Vida Nova
CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Editora Hagnos.
CHAMPLIN. R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vl-1. Editora Hagnos.

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