Subsídios
Teológicos e Bibliológicos para Estudo sobre:
Lição
06-QUEM DOMINA A SUA MENTE -10.02.19
Filipenses
4.4-9
Por: Pr. João Barbosa
O tema em apreço aborda o homem em seus
três aspectos: espírito, alma e corpo (1Ts 5.23). Ao mesmo tempo, sabemos que
tanto a alma quanto o espírito também têm três subdivisões.
A alma se divide em mente, vontade e
emoções. O espírito em consciência, comunhão e intuição. A mente do homem é a
sede do pensamento. É ela que nos dá condições de conhecer, pensar, imaginar,
lembrar e entender.
O intelecto, a sabedoria, a
inteligência e o raciocínio humano pertencem á mente. De modo geral a mente é uma
função da alma e está alojada no cérebro e exerce um importante papel na vida
humana porque o pensamento influencia a ação.
O Novo Testamento grego emprega o termo
“nous”, que tem um amplo significado, como “mente, entendimento, intelecto,
pensamento, sentido” (Rm 11.34; 1Co 2.16; 14.14; 2Co 11.13).
No contexto em estudo o sentido destas
palavras é de uma faculdade psicológica que envolve compreensão, raciocínio,
pensamento e decisão: “De maneira que eu,
de mim mesmo, com a mente sou escravo da lei de Deus, mas segundo a carne sou
escravo da lei do pecado” (Rm 7.25).
Nesse texto o apóstolo Paulo está se
referindo ao “eu” ou o nosso ego regenerado em contraste com a carne, sem o
controle do Espírito Santo. É com essa mente cristã que desejamos a lei de
Deus, isto é, “a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus”.
Para se entender melhor o que é a vida
espiritual precisamos fazer uma análise sobre o espírito e assimilar todas as
suas leis. E nos inteirarmos das suas diferentes funções.
Depois de nos familiarizarmos das suas
leis e entendermos suas diferentes funções é que podemos andar segundo o
Espírito. Quando dizemos que alguém é espiritual, significa que aquela pessoa
anda pelo Espírito.
Conhecendo as leis do Espírito e suas
funções, entenderemos o relacionamento do homem interior, nosso espírito, (2 Co
4.16) para com o homem exterior, “nosso corpo” que Paulo chama de corpo do
pecado (Rm 6.6).
Então, seremos capazes de identificar o
nosso espírito em nossa experiência ou em nosso viver diário.
Jesus demonstrou aos apóstolos um firme
propósito de ir a Jerusalém. E mandou alguns de seus discípulos irem adiante
para preparar-lhe uma pousada.
E eles entraram numa aldeia de
samaritanos, os quais não o quiseram receber porque o seu aspecto era como o de
quem ia á Jerusalém.
Tiago e João disseram ao Senhor: “Queres que digamos que desça fogo dos céus
e os consuma, como Elias também fez? A resposta de Jesus... vós não sabeis de
que espírito sois (LC 9.51-55).
O espírito é composto de três funções:
consciência, comunhão e intuição. Devemos entender que estas são funções do
espírito e não o espírito.
Porque o espírito é substancial,
pessoal, e invisível. E está além da nossa atual compreensão perceber a substância
do espírito.
A consciência é uma função do espírito
que tem a importante tarefa de corrigir e repreender e de nos inquietar quando
ficamos aquém daquilo que Deus exige de cada um de nós.
É na consciência do crente onde Deus
expressa sua santidade. Quando muitas vezes estamos pensando em tomar algum
caminho que desagrada o Espírito Santo, nossa consciência junto com a intuição
nos alerta quanto á decisão a ser tomada.
O apóstolo Paulo falava que sua
consciência dava testemunho0 no Espírito santo (Rm 9.1; 8.16). O salmo 34.18
fala de contrito de espírito, nós estamos contritos de espírito quando
percebemos que erramos. Isto é uma função da consciência (Dt 2.30).
Espírito endurecido é quando estamos
com a consciência cauterizada. Quando deixamos a vida de pecado o sangue de
Cristo purifica nossas consciências (Hb 10.2; 9.18).
Comunhão no espírito – Nos comunicamos com o mundo material através do
corpo e com o mundo espiritual através do espírito. A fim de cultuar a Deus e
ter comunhão com ele, o homem deve possuir uma natureza semelhante a dele (Jo
4.14).
O apóstolo Paulo afirma o seguinte em
relação a entendermos as coisas de Deus: “As
coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem penetraram ao
coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1Co 2.9).
Aqui o apóstolo fala de Deus e das
coisas de Deus. O que ele preparou não pode ser visto ou ouvido pelo homem
exterior, nem concebido por seu coração interior. O pensamento do homem não
pode conceber a obra de Deus, pois esta
transcende aquela.
Para ter comunhão com Deus não podemos
depender apenas de nosso pensamento. “Por
que qual dos homens conhece as coisas do homem senão o espírito do homem que
nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus senão o Espírito de Deus”
(1Co 2.11).
Antes do novo nascimento o espírito do
homem estava morto, tanto a comunhão de Deus com o homem e a adoração do homem
a Deus dependem de um espírito regenerado (Ef 2.1; Rm 8.9,10; Ef 1.17).
A comunhão com Deus é sempre no
espírito (Jo 4.24; Rm 1.9; 7.6; Ef 6.18; Lc 1.47; 1Co 6.17). Além de o homem
ter um espírito que o capacita a ter comunhão com Deus, possui também uma alma,
ou a consciência de si próprio. Ele tem consciência de sua existência através
da alma.
Ela é a sede de sua personalidade. Os
elementos que nos dão status de ser humano pertence à alma. O intelecto, a
mente, os ideais, o amor, a emoção, o discernimento, a capacidade de decisão
são experiências da alma.
Tanto o espírito quanto o corpo
acham-se amalgamados com a alma, que, por sua vez, é a sede da nossa
personalidade. É por isso que, às vezes, a Bíblia chama o homem de “alma” (Gn
46.27), como se ele tivesse apenas esse constituinte.
As quatro funções do coração: Mente, vontade, emoção e consciência. Nas
páginas da Bíblia tanto no Antigo como no NT, coração é o vocábulo mais completo
para indicar todas as faculdades humanas, como a mente, o intelecto (Rm 10.6,
8-10), a vontade (1Co 4.5), sentimentos ou emoções (Rm 9.2).
Assim é apontado o homem interior,
aquela porção da personalidade humana que possui os meios naturais através dos
quais todo homem deveria entender o Redentor.
Mas é justamente o coração que se torna
obscurecido. O coração pode ser a morada do Espírito Santo (Rm 5.5). Ou a
maldade pode fazer dele o seu habitar (Rm 1.24).
Jesus enumerou uma série de vícios que
podem proceder do coração (Mc 7.21-23; Mt 15.19; Gl 5.17-21). O coração
equivale ao homem interior (Ef 3.16,17). Assim temos o homem essencial –
espírito, o homem real – alma e o homem físico – corpo.
Deus fez uma promessa a Israel que um
dia poria as suas leis no interior dos filhos de Israel e escreveria suas
palavras no seu coração (Jr 31.33), mas em Hb 8.10 ele diz: “Porei minhas leis no seu entendimento e em
seu coração as escreverei”.
Paulo reconhece três dimensões no ser
humano – espírito, alma e corpo (1Ts 5.23). Hebreus 4.12 menciona o espírito e
a alma e o dividir dessas duas partes.
Para um melhor conhecimento das coisas
espirituais precisamos distinguir o espírito da alma (Lc 1.46,47). A alma e o
espírito dão distinguidos um do outro (Fp 1.27). O crente deve ser de um só
espírito e de uma só alma.
Em Mc 12.30 está escrito: “Amarás, o Senhor teu Deus de todo teu
coração, de toda a tua alma, de todo teu entendimento e de toda tua força”.
Consultas
no Trimestre: SOARES Ezequias. Comentarista da
Lição Bíblica EBD do 1º. Trimestre 2019 com o Tema: Batalha Espiritual.
SOARES
Ezequias. Batalha Espiritual. CPAD. Rio de Janeiro, 2018
PEARLMAN Myer. Conhecendo as
Doutrinas da Bíblia. Editora Dois irmãos Ltda. Rio de Janeiro, 1963
OLIVEIRA Miqueias. Batalha Espiritual
por Princípios Bíblicos. BV Films Editora Eireli, Rio de Janeiro, 2016
GIOIA, Egídio. A Harmonia dos
Evangelhos. Editora Juerpe. Rio de Janeiro, 1981
BARCLAY Willliam. As Obras da Carne e
o Fruto do Espírito Vol.2. Editora Vida Nova São Paulo, 2010
BUBECK Mark I. O Adversário. Edições
Vida Nova. São Paulo, 1993
LAHAYE Tim. Enciclopédia Popular de
Profecia Bíblica .CPAD. Rio de Janeiro, 2010
BUBECK Mark I. O Reavivamento
Satânico. Edições Vida Nova. São Paulo, 1993
DAMASCENO Fábio. A Cura Interior.
Editora Vinde. Rio de Janeiro, 1997
CHAFFER. Lewis Sperry Vol.1&2.Editora Hagnus. São Paulo, 2003
Bíblia King James – Atualizada
CAMOSTRINI, Hildomar – O Homem de
Adão a Cristo. Edição do Autor. Distribuição Ebar Editora. Rio de Janeiro, 1995
SILVA. Severino Pedro da. O Homem
Corpo Alma e Espírito. CPAD. Rio de Janeiro, 2001
LA HAYE, Tim. Temperamentos
Transformados . Editoras Mundo Cristão. São Paulo 2008
NEE, Watchman. KISTEMAKER, Simon.
Tiago e Epístolas de João – Comentário do Novo Testamento. Editora Cultura
Cristã. São Paulo, 2016
NEE Watchman. O Homem Espiritual –
Vol 1. Editora Betania. Belo Horizonte, 2002
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