Total de visualizações de página

sábado, 18 de março de 2017

Quem Ama Cumpre plenamente a Lei Divina - Lição nº. 12 – 19.03.17

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima PE.
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pr. Presid. Roberto José dos Santos – Superint.EBD: Pr Stivens Ribeiro -  1º Secret.Superint EBD: Pr. João Barbosa
Siga nosso Canal do Youtube:  Na Senda da Cruz – Pr. João Barbosa
Estude na ETEALDALPE

Lições EBD CPAD – Tema: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
Comentarista Pr Osiel Gomes
(IEAD Campo Tirirical – São Luis – MA)

Resenha tecida pelo Pr. João Barbosa e Mssa. Laudicéa Barboza (Comadalpe)
Texto Bíblico para Leitura em Classe: Romanos 12.8-14

1.        APRESENTAÇÃO: A lição em estudo tem como Objetivo Integratório mostrar que a amar a Deus é cumprir plenamente a lei divina.
2.      VERDADE PRÁTICA: Amar a Deus e ao próximo é cumprir plenamente a lei divina.
3.      PONTO CENTRAL: Quem ama a Deus ama o próximo e cumpre a lei.
4.     TEXTO ÁUREO: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”. Rm 13.8
5.      INTRODUÇÃO: Uma das características mais marcantes do crente é o amor. Deus é amor e quem não ama, não o conhece.
Quem ama a Deus ama também o próximo, cumprindo a lei divina.
6.      DESENVOLVIMENTO: O amor ensinado pelos filósofos era que não se devia estar ligado a ninguém nem a qualquer objetivo, nem esboçar qualquer sentimento de emoção, caso de fato uma pessoa quisesse ser feliz.
Desse modo o melhor era não se importar com nada. Ao contrário do que ensinou Jesus, quem ama de verdade sempre se preocupa com o seu próximo, pois esse é o maior cumprimento de toda a lei.
I – A singularidade do amor ágape – O amor ágape nos leva a amar o nosso próximo assim como Deus nos amou, pois, sendo nós pecadores, Deus nos tratou com sobriedade, por isso agora devemos seguir o que Jesus ensinou em Mt 7.12.
No amor ágape aprendemos a nos relacionar bem com os outros, porque é isso que se infere no relacionamento amoroso que se dá entre o Pai e o Filho (Jo 3.35; 14.31; 17.25; Cl 1.13).
I.1 – Amor, um aspecto do fruto – O amor é o primeiro aspecto do fruto que encontramos em Gç 5.22. Podemos afirmar que tal sentimento é o solo onde os demais aspectos do fruto devem ser cultivados.
Paulo relata a suprema excelência do amor em 1Co 13.
 I.2 – O amor ágape – Tal vocábulo significa amor abnegado e profundo. O amor de Deus é expresso do grego pela palavra ágape.
Um dos atributos do nosso Deus é o amor (1Jo 4.8). Seu amor por nós é impar.
Nós o amamos porque ele nos amou primeiro (1Jo 4.19). Nada fizemos para o merecer. Mas Ele nos amou quando éramos ingratos e maus e nos deu o seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar (Jo 3.16).
I.3 – O amor ágape derramado em nós – Quando recebemos, pela fé, o Senhor Jesus, nos tornamos uma nova criatura e a essência do Pai foi enxertada em nós.
O amor de Deus em nós nos proporciona paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança (Gl 5.22). 
II. – Amar a Deus e ao próximo – O cristão que deseja ter uma vida controlada que não quer se entregar aos mais baixos prazeres, a não perder o equilíbrio, mas que quer manter a boa disciplina, o autocontrole, deve ser dominado pelo fruto da temperança.
O crente que não tem o fruto do Espírito, do seu interior procede só o que é mau (Lc 6.45).
Precisamos ser comedidos em nossas palavras e atitudes, procurando ser cheios do Espírito Santo diariamente (Ef 5.18).
II.1 – Fugi da prostituição – Como novas criaturas, precisamos abster-nos da prostituição e de todo tipo de infidelidade conjugal. Não podemos nos conformar com uma sociedade que aceita e propaga um sexo antibíblico e profano.
Não podemos nos esquecer de que devemos ser sal e luz neste mundo (Mt 5.13-16; Rm 12.2).
II.2 – A disciplina em casos de prostituição – O pecado precisa de disciplina, pois, caso contrário, haverá a corrupção generalizada.
O propósito da disciplina não é humilhar ou ferir aquele que pecou, mas preservar a pureza moral na igreja. A palavra de Deus nos adverte a fugir da prostituição (1Co 6.18).
II.3– A glutonaria e seus males – Glutão é aquele que come em excesso e com verocidade.
Enquanto a prostituição é um pecado com o corpo, a glutonaria é um pecado contra o corpo.
Salomão adverte aos que comem em excesso (Pv 23.2).
Nosso corpo é o templo do Espírito Santo por isso, precisamos cuidar bem dele, tendo uma alimentação saudável e equilibrada (1Co 6.19).
III. – Vivendo em santificação e deixando os excessos – Precisamos viver em santidade, deixando os excessos, em todas as áreas de nossa vida de lado.
III.1 – Agradando a Deus em tudo – Como novas criaturas precisamos viver de modo a agradar ao Senhor. Seja santo na sua maneira de vestir, falar, comer, em seus relacionamentos, etc.
III.2 - Santificação – Quando falamos em pecado, em geral, as pessoas pensam logo em adultério, homossexualismo e roubo. Mas pecado significa tudo o que não agrada a Deus.
O Senhor deseja que tenhamos uma vida santa, produzindo o fruto do Espírito. Vida santa significa honrar o próprio corpo, evitando os pecados sexuais: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra” (1Ts 4.4).
III.3 - Deixando os excessos – Viver de maneira que agrada a Deus é difícil, mas é possível. O Espírito Santo que habita em nós, deseja nos ajudar a abandonar todo excesso e todo pecado. Ele nos ajuda a ter uma vida equilibrada, sadia e santa.
 CONCLUSÃO: A temperança como fruto do Espírito Santo, nos ajuda a ter uma vida disciplinada e feliz. Que venhamos ser cheios do Espírito, aprendendo com Ele a disciplina espiritual em todas as áreas da vida.

BIBLIOGRAFIA

·        Pr. Gomes Osiel (Comentarista) Lições Bíblicas EBD CPAD 1º Trimestre 2017
·        Pr. Gomes Osiel. AS Obras da Carne e o Fruto do Espírito.  Editora CPAD. 2017, Rio de Janeiro.
·        Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
·        Bíblia Palavra Chave CPAD
·        Bíblia de Estudo Despertar (NTLH).
·        NEE Watchaman. O Homem Espiritual – (Vs I, II, III1). Editora Betânia. 1ª. Edição – Belo Horizonte, 2001.
·        CAMPOSTRINI Hildomar. O Homem de Adão a Cristo – Distribuição Ebar Editora. Rio de Janeiro 1995.
·        ANDRADE, Claudionor de. Dicionário de Profecia Bíblica. Editora CPAD. Rio de Janeiro, 2006 – 8ª. Edição.

·        BARCLAY, William (V.II). As Obras da Carne e o Fruto Espírito. Editora Vida Nova, São Paulo, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário