Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de março de 2017

Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas – Lição nº. 10 - 05.03.17

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima PE.
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pr. Presid. Roberto José dos Santos – Superint.EBD: Pr Stivens Ribeiro -  1º Secret.Superint EBD: Pr. João Barbosa
Siga nosso Canal do Youtube:  Na Senda da Cruz – Pr. João Barbosa
Estude na ETEALDALPE

Lições EBD CPAD – Tema: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
Comentarista Pr Osiel Gomes
(IEAD Campo Tirirical – São Luis – MA)

Resenha tecida pelo Pr. João Barbosa e Mssa. Laudicéa Barboza (Comadalpe)
Texto Bíblico para Leitura em Classe: Efésios 4.1-7

1.        APRESENTAÇÃO: A lição em estudo tem como Objetivo Integratório mostrar que a mansidão, fruto do Espírito, torna o crente apto para evitar as pelejas.

2.      VERDADE PRÁTICA: A mansidão, como fruto do Espírito, torna o crente apto para evitar contendas, pelejas e dissensões.
3.      PONTO CENTRAL: Os mansos são bem-aventurados.

4.     TEXTO ÁUREO: “”[...] que andeis como é digno da vocação em que fostes chamados, com toda a humildade, suportando-vos uns aos outros em amor”. Ef 4.1,2

5.      INTRODUÇÃO: Muitos confundem mansidão com timidez, medo, covardia. Mas, ser manso, é ser corajoso, humilde e saber dominar o nosso temperamento em momentos de crise.
6.      DESENVOLVIMENTO: Para ser manso, o crente precisa ter outra virtude que é a humildade.
A arrogância, assim como as pelejas, são obras da carne e quem as pratica não pode agradar a Deus, pois Ele abomina o altivo de coração (Pv 16.5).

I – Mansidão, o oposto da arrogância – Ser manso é ser humilde, amável e cortez. A mansidão, como fruto do Espírito, é uma atitude interior que nos leva a agir com graça e amor, mesmo diante de situações difíceis.
I.1 – A mansidão não é covardia – A palavra mansidão, em grego, destaca uma pessoa que é gentil, humilde, cortês, amável, suave, tolerante (1Co 4.21; Gl 5.22,23; Ef 4.2; Cl 3.12; Tt 3.2).
No português, mansidão é definida como serenidade, tranquilidade, calma, índole ou procedimento manso, pacífico.
As duas definições expressam qualidades que um homem natural ou carnal não pode ter por si próprio, pois essa grande virtude é fruto do Espírito Santo de Deus.
I.2 – Ser manso é ser corajoso – A mansidão é vista também como um freio para o nosso corpo (Tg 3.3). A mansidão não é um autorrebaixamento ou fazer pouco de si mesmo. Pelo contrário, é uma humildade genuína que não se considera importante demais para realizar as tarefas humildes.
Não assume ares de grandeza ou imponência no sentido de deixar de ser cortês, atencioso e gentil com todas as pessoas.
É modesta, mas bem-disposta a dar sua contribuição quando algo precisa ser feito (HORTON, 1993, p.194).
I.3 – A mansidão, fruto do Espírito – Esse fruto é um dos mais difíceis de definir, principalmente porque é impossível traduzir mansidão por um único termo em nosso idioma.
Ser manso não tem conotação de ser desalentado, desanimado, mole, fraco ou destituído de energia ou força moral.
Mansidão é a combinação de força e suavidade.
II. – Evitando as pelejas e contendas – Muitas vezes em alguns momentos somos tentados a querer usar do espírito de soberba, de impor nossa vontade sobre os outros. Mas essa atitude infantil e carnal sempre nos colocará em sérios apuros.
Portanto, o melhor é ser dirigido pelo Espírito Santo, procedendo em tudo com mansidão, pois a Bíblia diz que os mansos é quem herdarão a terra (Mt 5.5).
II.1 – Pelejas e discórdias – Estas palavras que significam desavença e desarmonia, também é utilizada para descrever um mercenário, pessoa que luta por posição e glória.
Paulo exortou os crentes da Galacia mostrando que as inimizades, porfias, emulações, pelejas e dissensões são obras da carne (Gl 5.20).
II.2 – Ações do homem carnal – Os que não querem viver em mansidão serão fortemente repreendidos por estarem agindo no espírito da soberba.
Quando a mansidão domina a vida do crente, ele tem auto-controle, a força da natureza pecaminosa não se sobressai.
A mansidão nos ensina a tratar sem ferir, a discutir um determinado assunto sem detratar o próximo, a irar-se sem pecar. A mansidão ensina-nos a viver bem com nós mesmos e com o nosso irmão.
II.3– Um espírito aguerrido – Nós devemos ter o fruto da mansidão em nossa vida porque foi ele quem caracterizou grandemente a vida de Cristo. Jesus disse que devemos aprender dEle, pois era manso (Mt 11.29). Ao crente não convém qualquer tipo de peleja ou porfia (2Tm 2.24).
A única forma para combater a peleja é ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18).
III. – Bem-aventurados os mansos – Um dos princípios do mestre é a mansidão (Mt 5.5).
Aos judeus, Jesus mostrou que seu reino não era desse mundo, e felizes não eram os que se envolviam em pelejas e motins, mas os mansos e os pacificadores.
 III.1- O sermão da Montanha – Encontramos nos capítulos 5 a 7 do evangelho de Mateus e expressam todos os princípios estabelecidos para todos os que querem fazer parte do Reino dos Céus.
III.2- Estevão um homem manso – Estevão era cheio de fé e do Espírito Santo. Se Estevão fosse um homem carnal, com certeza desejaria vingança e agiria com ira diante daqueles que o apedrejaram ((At 7.60).
Somente cheios do espírito Santo podemos permanecer mansos e tranquilos diante daqueles que desejam e executam o mal contra nós.
III.3- A mansidão de Cristo – O Senhor Jesus sofreu as piores dores que um homem pode experimentar.
Suas dores foram físicas e emocionais. Mas em momento algum ele abriu a sua boca para reclamar contra o Pai e contra aqueles que o maltratavam.
7.      CONCLUSÃO: As pelejas na igreja produzem intrigas, brigas, politicagem e começa a formação de grupinhos, não por querer bem à obra de Deus, mas porque desejam também uma posição na igreja.
Para debelarmos de vez com o espírito de pelejas no meio da igreja, o caminho certo é vivermos debaixo do poder do Espírito Santo, sempre tendo Cristo como centro de tudo, pois assim nossos sentimentos e desejos serão sinceros e aprovados por Deus.

BIBLIOGRAFIA

·        Pr. Gomes Osiel (Comentarista) Lições Bíblicas EBD CPAD 1º Trimestre 2017
·        Pr. Gomes Osiel. AS Obras da Carne e o Fruto do Espírito.  Editora CPAD. 2017, Rio de Janeiro.
·        Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
·        Bíblia Palavra Chave CPAD
·        Bíblia de Estudo Despertar (NTLH).
·        NEE Watchaman. O Homem Espiritual – (Vs I, II, III1). Editora Betânia. 1ª. Edição – Belo Horizonte, 2001.
·        CAMPOSTRINI Hildomar. O Homem de Adão a Cristo – Distribuição Ebar Editora. Rio de Janeiro 1995.
·        ANDRADE, Claudionor de. Dicionário de Profecia Bíblica. Editora CPAD. Rio de Janeiro, 2006 – 8ª. Edição.

·        BARCLAY, William (V.II). As Obras da Carne e o Fruto Espírito. Editora Vida Nova, São Paulo, 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário