Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Felicidade, Firmes na Fé - Lição nº. 09 –26.02.17

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima PE.
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais (Comadalpe)
Pr. Presid. Roberto José dos Santos – Superint.EBD: Pr Stivens Ribeiro -  1º Secret.Superint EBD: Pr. João Barbosa
Siga nosso Canal do Youtube:  Na Senda da Cruz – Pr. João Barbosa
Estude na ETEALDALPE

Lições EBD CPAD – Tema: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito
Comentarista Pr Osiel Gomes
(IEAD Campo Tirirical – São Luis – MA)

Resenha tecida pelo Pr. João Barbosa e Mssa. Laudicéa Barboza 
Texto Bíblico para Leitura em Classe: Efésios 2.11-37

1.        APRESENTAÇÃO: A lição em estudo tem como Objetivo Integratório mostrar que o fruto do Espírito nos ajuda a permanecermos firmes na fé até a Segunda Vinda de Cristo.

2.      VERDADE PRÁTICA: A fidelidade, como fruto do Espírito, ajuda o crente a permanecer firme na fé em Cristo.

3.      PONTO CENTRAL: A fidelidade nos ajuda a permanecermos firmes na fé.

4.     TEXTO ÁUREO: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”. 2Tm 2.13

5.      INTRODUÇÃO: Como novas criaturas, precisamos crer e confiar em Deus de todo o coração, pois a nossa fé vai nos ajudar a permanecer fiéis até o dia em que nos encontraremos com o Senhor.
Aquele que realmente crê no Pai e no Filho não se deixa levar por qualquer sorte de doutrina, pois está sempre vigilante e atento à voz do Senhor.

6.      DESENVOLVIMENTO: Com o passar dos anos, diante das muitas dificuldades muitos crentes vão esmorecendo na fé e comprometendo a sua fidelidade para com o Senhor.
Não podemos nos esquecer de que precisamos permanecer fiéis até o fim (Ap. 2.10).
É preciso perseverar! Vivemos tempos difíceis e somente um coração fiel a Deus e a sua Palavra pode nos livrar das heresias e da apostasia.
A idolatria e as heresias como obras da carne e como oposições, são contrárias a fidelidade.
Embora muitas pessoas ao ouvirem a palavra idolatria pensem logo em imagens de escultura, trata-se aqui de idolatria como tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nosso coração.
A fidelidade, fruto do Espírito nos ajuda a banir de nossas vidas todo e qualquer ídolo.

I – O significado de fidelidade – Ter fidelidade é uma expressão usada para nominar aquilo        que tem constância.  Ex. a fidelidade de um cliente, a fidelidade de um amigo, etc.
Fidelidade é também uma observância rigorosa da verdade, ou seja, da exatidão na reprodução de um texto, de uma entrevista ou de uma narração.
Fidelidade é uma das características de Deus, e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele.
I.1 – Definição – Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem, é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume.
É uma característica com aquilo que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.

I.2 – A fidelidade como fruto do Espírito – Como fruto do Espírito a fidelidade é desenvolvida em nós pela ação do Espírito Santo (Gl 5.22).
Quando o cristão tem uma fé verdadeira, não se perde pelo caminho da vida, nem é iludido pelas coisas deste mundo, e nunca anda para trás, só para frente.
A fé do cristão faz esperar em Deus, depender dEle em tudo, mesmo que as circunstâncias sejam contrárias.
A fé que o cristão tem é uma fé que acredita no poder de Deus que é capaz de criar tudo outra vez, não importa o cenário que se apresente.

I.3 – A fidelidade de Deus – A fidelidade é um dos atributos de Deus. Ele é fiel em sua natureza (2Ts 3.3).
Deus é fiel e é maravilhoso saber que servimos a um Deus fiel, digno de confiança imutável (Mt 3.6).
Nas muitas cartas de Paulo, ele destacou com maestria o quanto Deus é fiel, santo, justo, verdadeiro, que cumpre o que promete e jamais abre mão de sua fidelidade (1Co 1.9; 1Ts 5.24; 2Ts 3.3; 2.13).
Precisamos confiar em Deus a todo momento, pois Ele jamais abandona os seus (Hb 10.22).
Ainda que tudo pareça contrário a nós, devemos sempre colocar nEle a nossa esperança, sempre com paciência, pois Ele ouvirá o nosso clamor (Sl 40.1).
A nossa fidelidade ao Senhor nos ajuda a resistir a idolatria e às heresias que tão de perto nos rodeiam.
É importante ressaltar que idolatria não é somente adorar imagens de escultura, mas é tudo que toma o lugar de Deus em nossos corações, sejam pessoas, sejam objetos. Que Deus ocupe sempre o primeiro lugar em nossas vidas.

II. – Idolatria e heresia : um perigo à fidelidade – Todo homem é sujeito à idolatria – seu dinheiro pode se tornar um deus, sua posição, e isso  é idolatria.
Por isso precisa da orientação da Palavra e da ajuda do Espírito Santo para vencer essa tentação, que se manifesta de diversas formas (Cl 3.5).
O grande mal da idolatria é que ela desvia o homem do verdadeiro Deus, pois, cego pelo pecado, ele adora qualquer coisa ou objeto como se fosse o Deus verdadeiro (Rm 1.21,25).
Quanto à heresia, o grande mal da heresia, conforme Paulo e Pedro mencionam, como obra da carne, é quando ela dá origem a partidos dentro da igreja, destruindo sua unidade, harmonia, gerando uma má conduta  entre os membros.
A heresia é uma obra perigosa da carne, pois seu propósito é dividir, estragar a unidade que foi formada por Jesus Cristo (Jo 17.21).
A essência do verdadeiro cristianismo não é a formação de grupinhos, não eleva um e rebaixa outro.

II.1 – O que é idolatria? - O vocábulo em estudo é uma transliteração da palavra grega “idolatria”, cujo significado entendemos ser a adoração a ídolos’; a adoração a imagens como divinas e sagradas.
A palavra idolatria fala de se prestar culto a um ídolo, essa definição pode ser tirada da própria formação da palavra no grego eidolon, é ídolo, atreuein é adorar, mas, de modo geral, idolatria é tudo aquilo que usurpa o lugar de Deus.

II.2 – A idolatria no Novo Testamento – Na Roma antiga adorar aos imperadores era uma forma de lealdade e devoção. Por isso, os primeiros cristãos foram severamente perseguidos e mortos, pois eles não aceitavam que o homem ocupasse o lugar de Deus.
Além dos imperadores, os romanos (e também os gregos) tinham uma variedade muito grande de ídolos.
Na cidade de Listra Paulo foi confundido com o deus Mercúrio e Barnabé com o deus Júpter (At 14.11-13).
Contudo, tanto no Novo quanto no Antigo Testamento a idolatria é condenada (Ex 20.3; Lv 26.1; Cl 3.5; Ap 22.15).
Qualquer pessoa ou objeto a que nos dedicamos com extremada atenção, e que não podemos viver sem os quais, podem se tornar um ídolo.
A idolatria é a quebra da nossa fidelidade ao verdadeiro Deus.

II.3– O que significa heresia? – Hairesis fala de escolha, é tomar algo para si.
No seu aspecto negativo fala de pessoas que tomam uma doutrina errada, então tal grupo passa a ser denominado de seita.
A palavra ‘Heresiologia” deriva-se do vocábulo grego “hairesia”, que significa opinião escolhida, seleção, preferência e “logia” – tratado ou estudo.
Assim a palavra exprime: Estudo sobre opinião escolhida, em oposição a uma disciplina aceita, acatada. É, pois, uma doutrina falsa.
Um crente que não tem base bíblica, estrutura, deixa-se facilmente se dominar por heresias, mas Deus pesará a sua mão contra os falsos mestres (2Pe 2.1).

III. – Sejamos fiéis até o fim – Crê-se que as cartas pastorais foram escritas foram escritas para combaterem os ensinos errados, as heresias (2Tm 2.23; 3.1), as quais eram ensinadas e espalhadas pelos falsos mestres.

A fidelidade, fruto do Espírito, nos ajuda a nos mantermos fiéis até o fim.
III.1- Olhando para o passado – É uma solicitação do apóstolo Paulo com  o propósito de que os crentes não esquecessem das bênção que já haviam recebido da parte de Deus e dos muitos combates e aflições que enfrentaram e saíram vitoriosos (Hb 10.32).

III.2- A fé que nos ajuda a permanecermos fiéis – À medida que buscamos ter mais comunhão com Deus, desenvolvemos a fé como fruto do Espírito, poios, já fomos justificados perante Deus pela nossa fé em Jesus (Rm 3.21,22).
Esta é a chamada fé salvífica que vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17).
III.3- Seja fiel – Se quisermos permanecer fiéis não podemos descuidar da nossa comunhão com Deus. Precisamos busca-lo enquanto é tempo, enquanto podemos acha-lo (Is 55.6).
Ele deseja nos ajudar a sermos fiéis em toda nossa maneira de viver neste mundo tenebroso e mau que jaz no maligno (1Jo 5.19).

7.      CONCLUSÃO: A fidelidade como fruto do Espírito tem muito a ver com a moral e ética cristã.
Esse fruto abençoado coloca o padrão cristão no nível de responsabilidade em palavras e ação.
A fidelidade como fruto do Espírito nos torna leais a Deus, leais a nossos companheiros, amigos, colegas de trabalho, empregados e empregadores.
Que Deus nos ajude a permanecer fiéis até o fim (Ap 2.10).
A infidelidade ao Senhor tem feito com que alguns ensinem heresias, levando muitos a apostatarem da fé.
A fidelidade como fruto do Espírito, nos ajuda a não abrir mão das nossas convicções cristãs.
Que em nossa caminhada de fé possamos dizer como Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7).

BIBLIOGRAFIA

·        Pr. Gomes Osiel (Comentarista) Lições Bíblicas EBD CPAD 1º Trimestre 2017
·        Pr. Gomes Osiel. AS Obras da Carne e o Fruto do Espírito.  Editora CPAD. 2017, Rio de Janeiro.
·        Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
·        Bíblia Palavra Chave CPAD
·        Bíblia de Estudo Despertar (NTLH).
·        NEE Watchaman. O Homem Espiritual – (Vs I, II, III1). Editora Betânia. 1ª. Edição – Belo Horizonte, 2001.
·        CAMPOSTRINI Hildomar. O Homem de Adão a Cristo – Distribuição Ebar Editora. Rio de Janeiro 1995.
·        ANDRADE, Claudionor de. Dicionário de Profecia Bíblica. Editora CPAD. Rio de Janeiro, 2006 – 8ª. Edição.
·        BARCLAY, William (V.II). As Obras da Carne e o Fruto Espírito. Editora Vida Nova, São Paulo, 2000

http://pibpassos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário