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sábado, 15 de outubro de 2016

Lição 03 – Abraão, a Esperança do Pai da Fé – 16.10.16 EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão 
Gênesis 12.1-10
Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                                
Introdução:
A fé que Abraão tinha em Deus fez com que ele vencesse todos os obstáculos em sua caminhada.

Abraão foi conduzido pela fé. Embora demonstrasse ter uma fé viva, ele teve que enfrentar muitos impedimentos em sua jornada até a Terra Prometida.

A provisão de Deus na vida de Abraão pode ser vista em cada fase de sua jornada. E as promessas de Deus para ele foram muitas, tendo todas elas o seu devido cumprimento.

Abraão ouviu a voz de Deus pela primeira vez quando ele estava em Ur dos Caldeus (At 7.1-4; Gn 15.7).

E fortalecido pelas promessas de Deus entrou em Canaã e pela primeira vez, Deus lhe apareceu na terra quando ele estava em Siquém e edificou um altar ao Senhor.

Depois, Abraão erigiu um outro altar em Betel e invocou o nome do Senhor (Gn 2.7,8).

Após seu sobrinho Ló ter se separado dele, Deus novamente veio a Abraão para consolar e lhe fortalecer a confiança.

E disse-lhe: Olha do lugar onde estás para a banda do Norte, do Sul, do Oriente e do Ocidente porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti e a tua semente para sempre.

Neste encontro de Deus com Abraão, o Senhor lhe disse que sua semente seria como o pó da terra, isto é, os seus descendentes naturais.

E disse a Abraão que percorresse a terra no seu cumprimento e na sua largura.

E Abraão armou suas tendas em Manre de Hebrom e edificou um altar ao Senhor (Gn 13.14-18).

Depois, Abraão foi confortado por Deus através do Sumo Sacerdote Melquizedeque, quando o abençoou (Gn 14.18-20).

Mas agora encontramos Abraão preocupado. Havia vencido uma batalha contra os reis da Mesopotâmia (Gn 14.9).

Estava duvidoso quanto ao seu futuro, visto que não tinha filhos, embora estivesse muito rico.

Então Deus veio novamente a Abraão e lhes falou não só da posteridade física (descendência), mas também da espiritual.

O Senhor ainda lhe disse: “Não temas, eu sou o teu escudo e o teu grandíssimo galardão” (Gn 15.1).

Então Deus disse a Abraão que Elieser não seria o seu herdeiro (Gn 15.2-4), mas sim, aquele que saísse de suas entranhas.

Ainda lhe falou dos filhos em sentido espiritual (Gn 15.5). Para que o pacto pudesse ser firmado Deus mandou que Abraão tomasse uma bezerra, uma cabra e um carneiro, todos de três anos, também uma rola e um pombinho (Gn 15.9-11).

Os descendentes de Abraão como pó da terra (Gn 13.16), são os judeus e os seus descendentes como as estrelas do céu são os crentes em Cristo, benditos no crente Abraão (Gl 3.7).

Então Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado como justiça (Gl 3.7-9).

Vimos que além da posteridade física há a dimensão espiritual. Em ti serão benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3; 18.18; 22.18; 26.4; 28.14).

Paulo reconhecia que essa posteridade prometida a Abraão era o mesmo evangelho que ele pregava (Gl 3.8).

A bênção veio através de Cristo, filho de Davi, filho de Abraão (Mt 1.1). Todos os que creem  em Cristo são filhos de Abraão, até mesmo os gentios (Gl 3.7-9).

São descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa (Gl 3.29).

Na realidade a fé em Cristo é mais importante do que a descendência física quando se trata determinar quais são realmente os filhos de Abraão (Mt 3.9; Jo 8.33).

As promessas de Deus a Abraão, a Isaque e a Jacó têm o seu cumprimento em Cristo (At 3.25,26).

Quando foi chamado a sair da Mesopotâmia Abraão obedeceu e partiu por uma terra sem saber para onde ia (Hb 11.8).

Mesmo após chegar em Canaã, a terra que Deus jurou lhe dar em possessão perpétua.

 Abraão continuou vivendo como estranho e forasteiro, e morreu na fé sem ver o cumprimento das promessas, porque viu nas promessas de Deus algo superior (Hb 11.9, 10).

Creu que Deus lhe daria um filho e que um dia sua descendência viria a ser numerosa como as estrelas do céu e como o pó da terra.

Com base nesta fé Deus lhe imputou isso como justiça (Gn 15.4-6; Rm 4.1-3; 18.19).

A fé inabalável de Abraão nas promessas de Deus permanece como desafio a todos àqueles que creem naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus nosso Senhor (Rm 4.20-24).

Um dia Deus disse a Abraão: “Agora sei que temes a Deus” (Gn 22.12).


Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro 2010
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vls 5 e 7.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
JONES, Timothy Paul. Guia Profético para o Fim dos Tempos. Editora CPAD, Rio de Janeiro, 2016
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

Bíblia de Estudo Almeida SBB

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Lição 02 - A Provisão de Deus em Tempos Difíceis – 09.10.16 EBD CPAD

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima Pernambuco
 Pr Presidente Roberto José do Santos
Subsídios Bibliológicos para o Tema: O Deus de Toda Provisão 
Exodo 16.1-15
                                          Por: Pr. João Barbosa e Prof. Laudicéa Barboza                                                                http://nasendadacruz.blogspot.com
Introdução:
Modernidade é uma palavra com sentido filosófico e entende-se como um sistema oriundo das forças de mudança que ocorre durante sua movimentação na vida da
humanidade.

É um sistema centrado na premissa de que “toda causa de cima para baixo”, principalmente aquela que reconhece a soberania de Deus e o Criador de todas as coisas do universo e de tudo que representa o sub natural deve ser substituídos por causas “de baixo para cima”.

É na verdade uma inversão de valores e de objetivos em que o sub natural é rejeitado e o natural ganha espaço na vida das pessoas.
Em síntese é uma declarada rejeição de Deus pelo homem moderno.

A imanência de Deus: - O Deus das Escrituras é um Deus imanente. Um Deus que se relaciona com a sua criação (Sl 19.1-4).

A Bíblia mostra a preocupação de Deus com o universo por Ele criado. Isto é imanência.

“Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja?” Diz o Senhor: Porventura, não encho eu os céus e a terra? Diz o Senhor.” (Jr 23.24).

O livro do Êxodo nos mostra que Deus viu a aflição do seu povo no Egito e desceu para os livrar (Ex 3.7,8).
Estes versos falam da preocupação de Deus com os seres humanos.

A transcendência de Deus: - A transcendência de Deus pode ser observada na grandeza de seus pensamentos, do seu poder e dos seus conhecimentos (Is 55.8,9).

Zofar disse a Jó: “Por ventura, desvendarás os arcanos de Deus ou penetrarás até a perfeição do Todo Poderoso?” (Jo 11.7).
Hodge diz: “Deus é absolutamente distinto de sua criação e de todas as outras pessoas”. Isso pode ser observado nas passagens bíblicas em que aparecem imanência e transcendência lado a lado (Is 6.1-5; Sl 113.5-7; Is 57.15).

Jesus Cristo deixa claro que há um grande abismo entre o que pertence à esfera das coisas criadas e o das coisas incriadas, entre as coisas temporais e as coisas eternas ao afirmar:

“Vós sois cá de baixo, eu, lá de cima; vós sois deste mundo, eu, deste mundo não sou” (Jo 8.23).

Contudo, o verbo divino cruzou o abismo que havia entre a esfera da eternidade e a do tempo tornando-se um de nós.

A provisão divina em um mundo caótico – 1. A provisão de Deus no deserto: “O Senhor teu Deus te abençoou em toda obra das tuas mãos.” Disse Moisés ao povo referindo-se a história de suas peregrinações.

Ele sabe que andas neste deserto: Estes quarenta anos o Senhor teu Deus esteve contigo, coisa alguma te faltou” (Dt 2.7).

O hino que os levitas entoaram nos dias de Neemias descreve vividamente o cuidado de Deus para com o seu povo, mesmo durante aqueles anos de banimento: “Tu, pela multidão das tuas misericórdias, os não deixastes no deserto.

A coluna de nuvens nunca deles se apartou de dia para os guiar pelo caminho, Nem a coluna de fogo, de noite, para os alumiar e mostrar por onde haviam de ir.

E deste o teu bom Espírito para os ensinar; e o teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes destes na sua sede, desse modo, os sustentastes quarenta anos no deserto; seus vestidos se não envelheceram e os seus pés se não incharam” (Ne 9.19-21).

2. A provisão de Deus para Elias em Querite: (1 Re 17.1-6).
Nos dias do ímpio rei Acabe e da sua abominável esposa Jezabel,  Deus mandou o profeta Elias entregar uma mensagem de juízo ao rei dizendo: Não haverá chuva por esses 42 meses.

E instruiu o profeta a se esconder junto ao ribeiro de Querite. Ali os corvos lhe levavam mantimento, e água, ele bebia do ribeiro.

3. A provisão de Deus para Elias em Serepta (1Re 17.8-16) – Ali uma viúva o sustentou. Ele multiplicou a farinha e o azeite da botija e a viúva e seu filho se alimentaram daquela comida até que Deus mandou chuvas sobre a terra.
Fugindo de Jezabel, o profeta Elias foi ao Monte Orebe, ou Sinai. Ali, nem corvo ou viúva o alimentou, mas anjos de Deus lhe traziam mantimentos por duas vezes: pão e água (1Re 19.3-8).

Um mundo caótico – 1. O mundo jaz no maligno: João, o apóstolo, declarou em sua epístola universal às igrejas: “Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno (1Jo 5.19).

Sabemos que este sistema satânico age invisivelmente sobre a humanidade na terra.

Por isso, no contexto espiritual, o mundo é mais que um globo geofísico. É um sistema invisível que procura dominar a vida humana infiltrando-se em todas as camadas sociais, políticas e religiosas, influenciando suas decisões.

É um sistema que invade nossos lares; que afeta e corrompe a mente de nossos filhos por meio da mídia falada, televisiva e por meio da informática.

Ora, se o mundo dos homens está sob a égide de Satanás, sabemos que esse sistema satânico tenta usurpar de Deus a sua soberania infiltrando-se na vida da humanidade, oferecendo-lhe um estilo de vida que a torne independente e rebelde contra o Criador.

2. O mundo globalizado: Globalização é a palavra moderna que representa o processo de integração econômica, social, cultural, política e militar, que visa ao intercâmbio de ideias entre as culturas das nações, tendo como limitação apenas a barreira linguística.

Utiliza-se da mídia e das facilidades de comunicação tecnológica que influenciam o modo de pensar em todos os campos da vida, da sociedade, em cada nação do planeta.

A ideia de globalização é a igualdade num plano que concorda com a “Nova Ordem Mundial” e que prega a integração entre todos os povos.

Houve a tentativa de criar uma língua universal chamada “Esperanto” que não conseguiu muito sucesso.

A ideia da Nova Ordem Mundial, objetiva, estabelecer princípios de relações entre os povos que afetem o comportamento social e que tenha na mídia televisiva e na imprensa o modo de influenciar a economia mundial, a educação e até a religiosidade dos povos.
3. Tempo de mudanças: Ao longo da história, a humanidade apresentou diferentes modelos de transformações que foram passando de uma época para a outra, com sinais de desenvolvimento tecnológico, científico e social.

Nesses períodos distintos, várias crises de ordem social, com os sistemas de governos e políticas diversificados, tragédia e destruição foram experimentadas.

Nas raízes do pós-modernismo, brotam as coisas que pressionam a vida atual e provocam a incredulidade e a rebeldia humana que rejeita a Deus e absorve o materialismo humanista.

Características do mundo atual – 1. Uma sociedade centrada no homem – Antropocentrismo: Perspectiva teológica-filosófica que coloca o homem como centro do universo, descartando, na prática a ideia de um Deus bom, justo e que se interessa pelos negócios humanos.

O antropocentrismo leva sempre em consideração o que declarou o filósofo grego Portágoras: O homem é a medida de todas as coisas.

2. Uma sociedade relativista - relativismo: Concepção filosófica segundo a qual nada é definitivamente certo, nem absoluto, por depender de contingências e condicionamentos.

Sob esta ótica, cai por terra os princípios éticos da verdade. O relativismo moral tem sido utilizado pelos ditadores para destruir os princípios da liberdade e da fé em Deus.

3. Uma sociedade secularizada – secularismo: Doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos.

O secularismo, ou materialismo, tem o homem e somente o homem, como a medida de todas as coisas. Pode ser considerado sinônimo de humanismo.


Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 4º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr. Elienai Cabral
CABRAL Elienai. O Deus de Toda Provisão. CPAD RJaneiro 2016
RADMACHER Earl D e outros. Editora Gospel RJaneiro 2010
O Novo Comentário Bíblico do Novo Testamento.
CHAMPLIN R. N. O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo Vls 5 e 7.
Editora Hagnus - São Paulo, 2001
JONES, Timothy Paul. Guia Profético para o Fim dos Tempos. Editora CPAD, Rio de Janeiro, 2016
Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD

Bíblia de Estudo Almeida SBB

Sou do Papai do Céu - Lição 02 Maternal

Receba as crianças agradecendo pela vinda delas e argumente: Que bom que você veio?





Você pertence ao Papai do Céu.


Objetivo: Que a criança compreenda que pertencemos ao Papai do Céu.
Peça que ela repita: Eu sou do Papai do Céu.
Vamos ouvir uma história?
Certa vez o Papai do Céu mandou um recado para a esposa de um homem chamado Manoá.



O recado era: Você vai ter um bebê!


A mulher ficou muito assustada e o seu marido também.
O anjo também disse para ela que aquele menino seria especial para o serviço do Senhor, por isso ele não cortaria o seu cabelo e nem beberia vinho.
Quando o menino nasceu ele foi chamado de Sansão.
Ele era um menino muito forte. Quando cresceu podia até carregar um portão pesado nas costas.
Para continuar forte assim, Sansão deveria somente continuar obedecendo ao Papai do Céu.


Nós também pertencemos ao Papai do Céu por isso devemos obedecer a Ele.
Lição 02 Maternal EBD CPAD 4.Trimestre
Comentarista: Luciana Gaby
Contextualização de: Prof. Laudicéa Barboza

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Na Casa do meu Amigo eu Louvo - Jardim Liçao 2

O QUE APRENDEMOS HOJE?
http://nasendadacruz.blogspot.com
                                               Hoje aprendemos que o rei








Salomão construiu um lindo templo para o Papai do Céu.

No dia da inauguração o rei ofereceu um sacrifício ao Senhor e Ele respondeu com fogo do Céu.



Todo o povo ficou feliz e reconheceu como o Papai do Céu é bom e por isso o louvaram.



A festa da inauguração durou muitos dias e todo o povo ficou ali adorando a Deus.







Aprendemos também que a Igreja é o lugar de adorar ao Papai do Céu porque Ele é bom.
Não podemos ficar na igreja conversando com os coleguinhas porque na Igreja é o lugar
de dizer para o Papai do Céu, através do nosso louvor,




                                    o quanto o amamos e reconhecemos que Ele nos ama.

Lição EBD CPAD 







Manual do Professor do Jardim de Infância – 4º. Trimestre 2016








Comentarista: Verônica de Oliveira