Total de visualizações de página

domingo, 31 de janeiro de 2016

Lição 06 - O Tribunal de Cristo e os Galardões - 07.02.16 – EBD CPAD

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
1º. Trimestre 2016
1Coríntios 3.11-15
Reflexão: Todos os crentes deverão comparecer diante do Tribunal de Cristo para que cada um receba a sua recompensa.

Entre todos os juramentos a serem considerados temos um de importância específica para os crentes, quando diante do Tribunal de Cristo, serão julgados com relação ao serviço que prestaram quanto a sua caminhada nesta vida.

As Escrituras nos ensinam que desde os tempos antigos, todos os membros da raça humana são responsáveis perante Deus por todos os seus atos.
Eu o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações” (Jr 17.10).
Grande em conselho e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos para todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras” (Jr 32.19).

“[...] Tudo que o homem semear isto também ceifará” (Gl 6.7). Mas os julgamentos dos homens serão diferentes. Os salvos comparecerão ante o tribunal de Cristo logo após o arrebatamento da igreja (2Co 5.10; Rm 14.9,10; Cl 3.24,25; 1Co 3.11-15). Enquanto os ímpios serão julgados depois do Milênio diante do Grande Trono Branco que é o Juízo Final, onde ninguém será absorvido de seus pecados, visto terem recusado todas as oportunidades que lhes foram concedidas. E dali irão para o fogo eterno (Ap 20.11-15).

A Bíblia nos fala de muitos julgamentos e os principais são estes:
1.            O Julgamento de Cristo na Cruz – onde ele pagou a dívida do pecado por todos os homens que o aceitaram como Senhor e Salvador (Jo 1.29; At 20.28; Rm 3.23-26; 5.9; 1Co 15.3; 2Co 5.15,21; Gl 1.4; Tt 2.17).
2.             
3.            O Julgamento Contemporâneo dos pecados dos crentes cometidos aqui nesta vida (1Co 11.29-32; Hb 12.5,6; 1Pe 4.14,15; 1Jo 1.9).
4.            O Julgamento do Tribunal de Cristo (Rm 14.9-12; 1Co 3.11-15; 9.24-27; 2Co 5.10; Ef 6.8).
5.            O Julgamento de Israel (Ez 20.33-38; Mt 24.42-51; 25.1-30).
6.            O Julgamento das nações (Mt 25.31-46; Ap 18.1-24; 19.17-19,21; 10.7-9).
7.             
8.            O Julgamento de Satanás e dos anjos caídos (Mt 25.41; Jo 16.11; 2Pe 2.4; Jd 6; Ap 12.7-9; 20.1-3, 7-10).
9.            O Julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20.11-15), quando os ímpios de todas as eras desde a queda até aquele momento serão julgados e lançados no lago de fogo e de enxofre onde sofrerão os tormentos por toda a eternidade.
De todos os Julgamentos, o mais importante é o Julgamento do Tribunal de Cristo, que Paulo se refere a ele como o bema (2Co 5.10). O bema era uma plataforma, ou estrado utilizado por oradores (púlpitos).

Mas quando utilizado por atletas (pódio). Os bemas históricos eram plataformas elevadas em que governantes ou juízes se sentavam para fazer discursos (At 12.21) ou julgar casos (At 18.12-17).
Nos jogos ístimicos, precursor dos jogos olímpicos, os árbitros dirigiam o evento a partir de uma tribuna chamada bema (tribunal).

Dali ele tanto assistia aos jogos como premiava os vencedores. Paulo se utilizou de várias metáforas extraídas tanto do judiciário como do atletismo para descrever o Tribunal de Cristo.
O bema de Cristo, que suplanta qualquer outro Tribunal não é de um julgamento que determina salvação. Pois, apenas crentes em Cristo, serão chamados a prestar contas diante do Juiz Onisciente, Onipotente e Onipresente – o Senhor Jesus Cristo, a quem todas as coisas estão nuas e patentes diante de seus olhos.

Este evento deve ser distinguido do juízo do Grande Trono Branco perante o qual apenas os incrédulos de todas as eras serão condenados (Ap 20.11-15).
Os dois julgamentos têm uma semelhança onde é exigida, a presença de todos, e os fatos da vida de cada um serão levados em consideração; assim, todos os participantes concordarão que Deus age com sabedoria, justiça e equidade.

No Tribunal de Cristo, aquele que morreu para salvar se levantará para julgar-nos. Os tempos destes julgamentos estão detalhados em 1Co 3.9-15, indicando que diante do Tribunal de Cristo “a obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberto” (1Co 3.13).

Depois, de forma bem didática e explícita: para que cada um receba o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (2Co 5.10,11).
O Senhor não fará vistas grossas ás nossas desobediências. Alguns teólogos pensam, que o julgamento, poderá resultar em perda de alguns galardões potenciais, mas não fará distinção entre os fiéis e os infiéis, visto que todos os cristão são vencedores.

Mas não devemos esquecer o que o apóstolo afirma: a obra de cada um se manifestará; na verdade, o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberto”. Se a obra que alguns edificou nesta parte, permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo como pelo fogo.

A salvação eterna de um cristão já está determinada. Mas a recompensa futura é uma questão ainda pendente.
Essa recompensa é decidida pela maneira como alguém edifica sobre o fundamento do Senhor Jesus Cristo.

No Tribunal de Cristo, o bema, onde os salvos receberão os galardões, aqueles cujas obras permanecerem de acordo com o que fala o apóstolo Paulo, ouro, prata e pedras, são obras que têm valor eterno.
Todos os que edificaram cujos valores são passageiros e não eternos como madeira feno e palha.
Estes sofrerão perdas, mas serão salvos como pelo fogo. O apóstolo Paulo ainda se refere a cinco coroas que são os galardões dos vencedores.
1. Coroa incorruptível – esta é a coroa do vencedor (1Co 9.25). 2. 2. 3. 2 2. Coroa da vida – Esta é a coroa daqueles que dão a vida pela obra (Ap 2.10).
3. Coroa de glória – que também é chamada por alguns teólogos de coroa do presbítero, que é aquele ministro que milita na igreja local e sofre com aqueles crentes que ali se congregam (1Pe 5.2-4).
4. Coroa de justiça – que será dada a todos aqueles que amam a Vinda do Senhor (2Tm 4.8).
5. Coroa de exultação – Essa coroa é dada aos ganhadores de almas (1Ts 2.19,20).
Obs – Aos crentes em todos os lugares e a todos os que lerem essa mensagem que é uma humilde palavra quanto ao Julgamento do Tribunal de Cristo. É como uma gota de água no oceano. Este assunto é muito mais sério do que podemos pensar, pois, trata-se de recompensa. Não podemos ser daqueles que sofrerão perdas diante do Tribunal de Cristo. Aconselho o leitor a fazer uma exegese séria do cap 18 do Evangelho de Mateus.
Bibliografia:
Lições Bíblicas EBD CPAD - 1º. Trimestre 2016. Comentarista: Pr.Elinaldo Renovato
RENOVATO Elinaldo. O Final de Todas as Coisas – Esperança e Glórias para os Salvos. CPAD. RJaneiro 2015
HOEKEMA. A. Anthony. A Bíblia e o Futuro – Escatologia Futura e Escatologia Realizada – 3ª. Edição. Editora Cultura Cristã. SPaulo,2012.
GILBERTO, Antonio e ANDRADE Claudionor....ZIBORDI, Ciro Sanches. Teologia Sistemática Pentecostal. Edit. CPAD. RJaneiro, 2015
GIOIA, Egídio. A Harmonia dos Evangelhos. Edit Juerpe. RJaneiro, 1981
PENTECOST. J. Dwight. Manual de Escatologia – Uma análise detalhada dos eventos futuros. 8ª. Edição. Edit. Vida. São Paulo, 2010.
WALVOORD John F. Todas as Profecias da Bíblia. Edit. Vida, SPaulo, 2012
OLSON N. Lawrence. O Plano Divino Através dos Séculos. CPAD. RJaneiro, 1979.
ERICSON. Millard J. Teologia Sistemática. 1ª. Edição. Editora Vida Nova. São Paulo, 2015.

HAYE. Tim. Bíblia de Estudo Profética. Editora Hagnus. São Paulo, 2005.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

PAPAI – PRESENTE DO PAPAI DO CÉU – 5.4

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo 
Com Apoio Pedagógico da Miss. Laudicéa Barboza 
(Pós Graduada em Literatura Infanto-Juvenil)
 Da Vovó Laudicéa do Brasil para 









JOANA e GABRIELE em Portugal.






Aniversário do Círculo de Oração Infantil em Casa Caiada - Olinda Pe.
Também para todas as Crianças que precisam aprender o caminho por onde deve andar, caminhando pelos
 caminhos deste mundo àfora.
A Bíblia Sagrada, através de seu rico 
acervo literário infantil, juvenil e
 adultos de todas as idades,
dispõe de histórias, parábolas e estilos de vida e vivências
 para entreter,  ensinar, corrigir e fazer crescer como verdadeiros cidadãos do Céu - a nossa verdadeira Pátria.

OBJETIVO:



Que a Criança perceba que o Papai ensina aos filhos as coisas de Deus.

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
 “Olhe para o céu e conte as estrelas” (Gênesis 15.5).
(Ao contar esta história aproveite o próprio espaço do céu estrelado, ou utilize-se de um quadro ou uma revista que ofereça um cenário de estrelas, tornando propícia a aprendizagem).

HISTÓRIA BÍBLICA:
Adaptada do Manual - Berçário.5 – CPAD
 (Comentarista Marta Doreto)
Exodo 2.1-10

O Papai do Céu falou para Abraão: Conte as estrelas.
Abraão começou a contar: Uma estrela, duas estrelas, três estrelas..... Vamos contar também? (Conte com as crianças apontando para as estrelas: Uma estrela, até.....5, 10 estrêlas).



Que bom!!! Abraão ficou muito contente porque o papai do Céu vai lhe dar muitos filhos, tantos quanto as estrelinhas.
E Deus deu um bebê ao papai Abraão e a mamãe Sara.
Que bom!!! Abraão e Sara ficam muito felizes e dão risadas. Há-há-há-há!!!! (Vamos rir com eles?
Abraão é um bom papai para o seu bebê Isaque. 


Ensina-lhe as coisas de Deus, conta-lhe as histórias da Bíblia, ora com ele, e brinca muito também, com o seu filhinho Isaque. 
O Papai do Céu deu de presente um pai para a Joana e Gabriele.
 O Papai da Joana é muiiiiiito bom!
Joana e Gabriele amam muito o seu Papai.  





O Papai do Céu deu de presente um pai para a Maria Vitória.
 O Papai de Maria Vitória é muiiiiiito bom!

Maria Vitória ama muito o seu Papai. 
O Papai do Céu deu de presente um pai para Matheus e Thiago.
 O Papai de Matheus e Thiago é muiiiiiito bom!

Matheus e Thiago amam muito o seu Papai. 
(Foque cada criança e repita: O papai de .........é muito bom!
 O Papai de ................. ama muito ...............)


IRMÃOS – PRESENTE DO PAPAI DO CÉU – 5.5

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo adaptado do Manual
Com Apoio Pedagógico da Miss. Laudicéa Barboza 
(Pós Graduada em Literatura Infanto-Juvenil)

Da Vovó Laudicéa do Brasil para JOANA e GABRIELE em Portugal.

Também para todas as Crianças que precisam aprender o caminho por onde deve andar, caminhando pelos caminhos deste mundo àfora.



A Bíblia Sagrada, através de seu rico 
acervo literário infantil, juvenil e
 adultos de todas as idades,
dispõe de histórias, parábolas e estilos de vida e vivências
 para entreter,  ensinar, corrigir e fazer crescer como verdadeiros cidadãos do Céu - a nossa verdadeira Pátria.

OBJETIVO:  Despertar na Criança o amor pelos irmãos
 e o desejo de viverem unidos.
PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
 “Como é bom viverem unidos os irmãos” (Salmos 133.1).




Os irmãos brincam juntos e não brigam. É tão bom, ter irmãos!
Os irmãos são presentes do Papai do Céu!




Viver unidos é ficar juntos sem brigar. O Papai do Céu gosta quando os irmãos ficam juntos, comem juntos, conversam, brincam e dividem os brinquedos sem brigar.






É tão bom ter irmãos e viver unidos!
Os irmãos são presentes do Papai do Céu para nós.

HISTÓRIA BÍBLICA
1 Samuel 17.12-20
Davi tem vários irmãos.
Davi gosta de brincar com os seus irmãozinhos. 
Ele também gosta de ajudar seus irmãos. 
É muito bom ter irmão, ter irmã!!!.








Gabriele E Joana são irmãs.
Joana e Gabriele gostam de comer e de brincar juntas. 
Joana gosta muito de ler histórias. Ela diz que ama ouvir histórias.



O papai de Davi mandou que ele fosse levar comida para os seus irmãos.

Davi levou um lanchinho para os seus irmãos que estavam trabalhando. 
O que será que ele levou? Eu penso que ele pode ter levado pão com queijo.
 Há!!! Que delícia!
Os irmãos comem o lanchinho juntos e conversam com Davi. 
Os irmãos são um presente do Papai do Céu.

O Papai do Céu quer que os irmãos fiquem juntos sem brigar.
MAMÃE – PRESENTE DO PAPAI DO CÉU – 5.3
Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo
Com Apoio Pedagógico da Miss. Laudicéa Barboza
(Pós Graduada em Literatura Infanto-Juvenil)

OBJETIVOQue a Criança perceba no amor e no cuidado da mamãe, o amor e a proteção de Deus

Da Vovó Laudicéa do Brasil para JOANA e GABRIELE em Portugal.
 Também para todas as Crianças que precisam aprender o caminho por onde deve andar, caminhando pelos
 caminhos deste mundo àfora.
A Bíblia Sagrada, através de seu rico 
acervo literário infantil, juvenil e
 adultos de todas as idades,
dispõe de histórias, parábolas e estilos de vida e vivências
 para entreter,  ensinar, corrigir e fazer crescer como verdadeiros cidadãos do Céu - a nossa verdadeira Pátria.

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:
 “Nunca os deixarei e jamais os abandonarei” (Hebreus 2.5).
O Papai do Céu ama, protege e cuida da Joana e da Gabriele.




O papai do Céu deu a Mamãe para cuidar da Joana e da Gabriele.
A Mamãe ama muiiiito, a Joana e a Gabriele!!!
A Mamãe é um presente do Papai do Céu para Joana e Gabriele.
(Ao contar a história, adapte os nomes de cada criança ao texto)



HISTÓRIA BÍBLICA:
Adaptada do Manual - Berçário.5 – CPAD
 (Comentarista Marta Doreto)
Exodo 2.1-10
A Mamãe Joquebede ama o seu filhinho Moisés.
O bebê Moisés é muito bonitinho!
A Mamãe Joquebede cuida do bebê Moisés. Ela dá de mamar e dá papinha para ele. 
A Mamãe é tão boa! Ela ama o bebê.



A mamãe Joquebede colocou o bebê Moisés no cestinho para protegê-lo do rei malvado.
O Papai do Céu ama o bebê e o protege.







Por isso, deu a mamãe para cuidar do bebê.
O Papai do Céu também deu a Mamãe de Joana para cuidar da Joana e de sua irmãzinha Gabriele.









                                    A mamãe ama e cuida
da Joana 










e da Gabriele.










O Papai do Céu também deu 
a Mamãe de Vitória para cuidar dela


A mamãe de Matheus e Thiago para cuidar deles.
(Substitua o nome focando cada criança para quem está sendo contada a história).

O Papai do Céu cuida e protege cada criancinha para que ninguém possa fazer mal às criancinhas.  



A Bíblia nos assegura que o anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o amam. E ele, o Papai do Céu os livra de todo mal (Sl 34.7).

FILHOS – PRESENTE DO PAPAI DO CÉU – 5.2

Abordagem de Conteúdos Transversalizados com o Tema em Estudo 
Com Apoio Pedagógico da Miss. Laudicéa Barboza 
(Pós Graduada em Literatura Infanto-Juvenil)

Da Vovó Laudicéa do Brasil para JOANA e GABRIELE em Portugal.

 Também para todas as Crianças que precisam aprender o caminho por onde deve andar, caminhando pelos
 caminhos deste mundo àfora.
A Bíblia Sagrada, através de seu rico 
acervo literário infantil, juvenil e
 adultos de todas as idades,
dispõe de histórias, parábolas e estilos de vida e vivências
 para entreter,  ensinar, corrigir e fazer crescer como verdadeiros cidadãos do Céu - a nossa verdadeira Pátria.

OBJETIVO:
Levar a Criança a sentir-se amada e desejada, como um presente do Papai do Céu aos pais.

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO:


 “Eu pedi esta criança a Deus, o Senhor, e ele me deu o que eu pedi (1Samuel 1.27).
HISTÓRIA BÍBLICA:
Adaptada do Manual - Berçário.5 – CPAD
 (Comentarista Marta Doreto)
1 Samuel 1.1-20
Esta é Ana. Ela está chorando. Diga para ela: Não chore, Ana!
Ana está chorando porque ela quer ser mamãe de um bebê.
 Ana quer ter um filhinho para cuidar e brincar com ele.









Ana pediu um bebê ao Papai do Céu, e ele lhe deu um bebê de presente.


A Mamãe Ana ficou contente com o presente que ganhou do Papai do Céu.
 (Foque cada irmãozinho (a) e fale que eles são presentes do Papai do Céu para a Mamãe e o Papai).

Então, o Papai do Céu deu um lindo bebezinho de presente para Ana. 
O nome dele é Samuel.
Ana está pulando de alegria com o presente que o Papai do Céu lhe deu.



                                      Vamos pular como Ana?
A Joana e a Gabriele são um presente que o Papai do Céu deu para a Mamãe e o Papai.






A Mamãe e o Papai estão muito contentes com o presente que o Papai do Céu lhes deu.